Territórios de (re)existência e educação : práticas afrodiaspóricas e processos de subjetivação
Ano de defesa: | 2023 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
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Resumo: | Orientador: Norma Silvia Trindade de Lima |
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Territórios de (re)existência e educação : práticas afrodiaspóricas e processos de subjetivaçãoTerritories of (re)existence and education : afrodiasporic practices and processes of subjectivationCapoeiraCandombléFormaçãoDecolonizaçãoNarrativasEducationDecolonizationNarrativesOrientador: Norma Silvia Trindade de LimaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa aborda os atravessamentos das práticas desenvolvidas em comunidades das capoeiras e dos candomblés nos processos de subjetivação e experiência de pertencimento de seus integrantes. O objetivo central é compreender e discutir a participação de tais práticas, de cunhos cultural e religioso e de matriz afrodiaspórica, como percursos educativos, na constituição subjetiva de seus integrantes. A relevância e a originalidade da pesquisa residem no direcionamento de seu foco para a implicação dos processos de formação educacional de jovens em territórios negros em articulação com os processos de subjetivação, memória e práticas realizadas em comunidades de tradição afro-brasileira. Os referenciais teóricos estão ancorados em estudos pós-coloniais, culturais e decoloniais. Trata-se de uma pesquisaformação, com opção pela investigação narrativa (auto)biográfica. Ou seja, relatos orais acerca das experiências de vida se configuraram como dispositivos privilegiados, sendo produzidos em encontros narrativos que possibilitaram a mobilização da memória dos participantes da pesquisa, sendo estes adultos negros e negras líderes de comunidades afrodiaspóricas e jovens negros e negras integrantes desses territórios. Essas narrativas somam-se às narrativas de minhas próprias experiências como mulher negra e de terreiro e professora. As fontes narrativas foram compreendidas pela perspectiva hermenêutica, interpretação que nos leva a um outro modo de compreensão e reflexão sobre o conhecimento científico, construído nas experiências cotidianas do vivido e na composição desse experienciar. As práticas desenvolvidas nos territórios-terreiros são muito mais que professar uma religião ou participar de uma prática cultural. Tais espaços-tempos são modos de vida que, a partir da ancestralidade negra e da memória coletiva, produzem subjetividades. Com a iniciação na e pela comunidade e das diferentes experiências vividas no dia a dia dos terreiros, processos educativos e formativos vão sendo construídos. Esses processos fortalecem a autoestima, ampliam a percepção do mundo e dão sentido para a vida de sujeitos subalternizados por uma sociedade que, apesar do fim do colonialismo, ainda respira colonialidade. São processos de subjetivação que produzem orgulho de ser quem se é. O estudo também destaca a importância do protagonismo das matriarcas na base da vida das lideranças, sublinhando como as mulheres nas comunidades de terreiro são referências para entendermos a noção de resistência. As práticas de matriz africana são partes importantes da nossa história e integram a memória coletiva do Brasil. Os saberes e conhecimentos transmitidos nesses territórios são legados afrodiaspóricos que podem contribuir com os conteúdos dos curriculares escolares, por resgatarem e revitalizarem uma memória coletiva de um grupo de pessoas silenciadas e excluídasAbstract: This study addresses the crossings of practices developed in capoeira and candomblé communities in the processes of subjectivation and experience of belonging of its members. The main objective is to understand and discuss the participation of such cultural, religious and Afrodiasporic practices, as educational paths, in the subjective constitution of its members. The relevance and originality of the study resides in the direction of its focus for the implication of the processes of educational training of young people in black territories in articulation with the processes of subjectivation, memory and practices carried out in communities of Afro-Brazilian tradition. The theoretical references are anchored in postcolonial, cultural and decolonial studies. It is a research-training, with option for narrative (auto)biographical investigation. That is, oral reports about life experiences were configured as privileged devices, being produced in narrative meetings that enabled the mobilization of the memory of research participants, namely: black men and women that are leaders of Afrodiasporic communities and black boys and girls are part of these territories. These narratives add to the narratives of my own experiences as a black woman who attends a terreiro and is a teacher. The narrative sources were analyzed from the hermeneutic perspective, an interpretation that leads us to another way of understanding and reflection on scientific knowledge, built in the daily experiences of what was lived and in the composition of this experience. The practices developed in the territories-terreiros are much more than professing a religion or participating in a cultural practice. These spaces-times are ways of life that, from black ancestry and collective memory, produce subjectivities. With the initiation in and by the community and the different experiences lived in the daily life of the terreiros, educational and training processes are being built. These processes strengthen self-esteem, expand the perception of the world, and give meaning to the life of individuals that were subalternized by a society that, despite the end of colonialism, still breathes coloniality. They are processes of subjectivation that produce pride in being who you are. The study also highlights the importance of the role of matriarchs in the basis of the life of leaders, underlining how women in terreiro communities are references to understand the notion of resistance. African-based practices are important parts of our history and are part of Brazil’s collective memory. The knowledge transmitted in these territories are Afrodiasporic legacies that can contribute to the contents of school curriculum, for rescuing and revitalizing a collective memory of a group of silenced and excluded peopleAbertoDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Lima, Norma Silvia Trindade de, 1960-Bragança, Inês Ferreira de SouzaSpigolon, Nima ImaculadaFrança, Evanilson Tavares deMoraes, Marcelo José DerziUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima, Mariana Semião de, 1975-20232023-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (153 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/15807LIMA, Mariana Semião de. Territórios de (re)existência e educação: práticas afrodiaspóricas e processos de subjetivação. 2023. 1 recurso online (153 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15807. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1375858porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T12:53:52Zoai::1375858Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-03-06T12:53:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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