Etnias e educação : trajetorias de formação de professores frente a complexidade das relações etnicas no cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: Ribeiro, Rosa Maria Barros
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591671
Resumo: Orientador : Corinta Maria Grisolia Geraldi
id UNICAMP-30_394d4f8da35d8741045516c3668cc740
oai_identifier_str oai::227740
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Etnias e educação : trajetorias de formação de professores frente a complexidade das relações etnicas no cotidiano escolarEducaçãoRelações étnicasProfessores - FormaçãoOrientador : Corinta Maria Grisolia GeraldiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O trabalho trata da novela de formação de professores a partir do lugar do cotidiano, diante da complexidade das relações étnicas. A pesquisa tem como objetivo o resgate do processo de formação de professores, centrada em estudos que objetivam a construção de novos olhares e novas posturas acerca das relações étnicas no contexto educacional. Está informada por uma opção política identificada com a diversidade étnica e cultural e baseada nos conceitos de cultura, etnocentrismo, identidade e representação social, particularidade, historicidade e comprometimento, tendo como referência teórica o pensamento de Muniz Sodré, Guerreiro Ramos, M. Bakhtin e J. Larrosa. As práticas pedagógicas desenvolvidas deparam-se com preconceitos e resistências resultantes da naturalização do racismo presente no cotidiano social. Contudo, os resultados evidenciam que as mudanças são possíveis e que podemos interferir na formação étnica e cultural dos/das professores/as. A pesquisa explícita rupturas e continuidades que vão gerando novos saberes e novas atitudes. Esta pesquisa integra o projeto de pesquisa do GEPEC ¿Tramas Peculiares no Cotidiano da Escola Pública¿. Financiamento Bolsa CAPESAbstract: The uork tratts of the novel of Professors formation fron the point of their daily lives in front of the ethinic relationships complexity, The research has as object of study the rescue of Professors formation process, which is centered in studies that aim at the construction of new views and nev; postures arouund the ethnic relationships in the educational context. The v;ork is guided by, a political optin identified na ethnic and cultural diversity and it is based on the concepts of culture, ethnocentrism, social identity and representation, particularity, historicity and envolviment, having as theoretical references thoughts by Muniz Sodre, Guerreiro Ramos, m. Bakhtin and J. Larrosa. The pedagogical practices devoleped face prejudices and present in the daily, social life. However naturalization present that changes are possible and that v;e can interfer in the Professors ethnic andcultural formation. The resseach shows ruptures and continuities that produce nev; knawledges and nev: attitudes. This research is part of a research project from GEPEC called ¿Tramas Peculiares no Cotidiano da Escola Publica¿. Finance: CAPES ScholarshiDoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutor em Educação[s.n.]Geraldi, Corinta Maria Grisolia, 1952-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRibeiro, Rosa Maria Barros20012001-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf191 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591671RIBEIRO, Rosa Maria Barros. Etnias e educação: trajetorias de formação de professores frente a complexidade das relações etnicas no cotidiano escolar. 2001. 191 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591671. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/227740porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T22:34:17Zoai::227740Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T22:34:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Etnias e educação : trajetorias de formação de professores frente a complexidade das relações etnicas no cotidiano escolar
title Etnias e educação : trajetorias de formação de professores frente a complexidade das relações etnicas no cotidiano escolar
spellingShingle Etnias e educação : trajetorias de formação de professores frente a complexidade das relações etnicas no cotidiano escolar
Ribeiro, Rosa Maria Barros
Educação
Relações étnicas
Professores - Formação
title_short Etnias e educação : trajetorias de formação de professores frente a complexidade das relações etnicas no cotidiano escolar
title_full Etnias e educação : trajetorias de formação de professores frente a complexidade das relações etnicas no cotidiano escolar
title_fullStr Etnias e educação : trajetorias de formação de professores frente a complexidade das relações etnicas no cotidiano escolar
title_full_unstemmed Etnias e educação : trajetorias de formação de professores frente a complexidade das relações etnicas no cotidiano escolar
title_sort Etnias e educação : trajetorias de formação de professores frente a complexidade das relações etnicas no cotidiano escolar
author Ribeiro, Rosa Maria Barros
author_facet Ribeiro, Rosa Maria Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Geraldi, Corinta Maria Grisolia, 1952-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Rosa Maria Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Relações étnicas
Professores - Formação
topic Educação
Relações étnicas
Professores - Formação
description Orientador : Corinta Maria Grisolia Geraldi
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001-12-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591671
RIBEIRO, Rosa Maria Barros. Etnias e educação: trajetorias de formação de professores frente a complexidade das relações etnicas no cotidiano escolar. 2001. 191 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591671. Acesso em: 25 abr. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
RIBEIRO, Rosa Maria Barros. Etnias e educação: trajetorias de formação de professores frente a complexidade das relações etnicas no cotidiano escolar. 2001. 191 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591671. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/227740
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
191 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405329678401536