O professor enquanto estudante : suas estrategias de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Santos, Osmar Jose Ximenes dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606576
Resumo: Orientador: Evely Boruchovitch
id UNICAMP-30_3cdbe94484222ee136714d6540d934be
oai_identifier_str oai::420397
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O professor enquanto estudante : suas estrategias de aprendizagemThe teacher as a student : his learning strategiesEstratégias de aprendizagemFormação de professoresEnsino fundamentalProcessamento da informaçãoProfessores em exercícioLearning strategiesTeacher formationElementary schoolInformation processingEducators at workOrientador: Evely BoruchovitchDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Há um número considerável de pesquisas na área educacional que contemplam diversos aspectos do processo educativo, tais como: o professor, o aluno, a instituição escolar ou ainda o fracasso escolar e as dificuldades de aprendizagem. Mas, de modo geral, são escassos os trabalhos que tenham como enfoque o professor enquanto aquele que aprende ou, mais precisamente, o docente numa reflexão com a sua própria aprendizagem. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo conhecer o professor enquanto estudante, seu conhecimento e uso de estratégias de aprendizagem. Participaram deste estudo 35 professoras do Ensino Fundamental, de 1ª a 4ª série, de três escolas da rede estadual de Campinas. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista estruturada composta de três partes: dados de identificação do professor, questões relativas às estratégias de aprendizagem e uma escala de avaliação das mesmas. Foi realizada uma análise categorial das respostas abertas. Já as questões fechadas e as da escala de avaliação de estratégias de aprendizagem foram estudadas por meio da estatística descritiva. Os resultados revelaram que muitas professoras confundiram o conceito de estratégias de aprendizagem com estratégias de ensino. A concepção de aprender a aprender também se apresentou equivocada. Os dados obtidos pela Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem parecem indicar que as professoras fazem bom uso de estratégias de aprendizagem em situações de estudo. Observou-se ainda que, dentre as estratégias relatadas com maior freqüência, as cognitivas e metacognitivas se apresentaram percentualmente próximas. É possível que muitas docentes encontrem dificuldade de se colocar no papel de aluno. Os dados apontam para o desconhecimento das professoras da amostra no que concerne aos achados da Psicologia Cognitiva, de modo particular, aquela baseada na teoria do Processamento da Informação e são discutidos em termos de suas implicações educacionaisAbstract: There is a considerable number of researches in the education area that cover several aspects of the educational process, such as: the teacher, the student, the school institution or, still, the school failure and the learning difficulties. But, in general, the works that have as main approach the teacher as the one who learns or, more precisely, the educator in a reflection with his/her own learning are very scarce. Therefore, this research has as objective to know the teacher as a student, his/her knowledge and use of learning strategies. A sample of thirty-five teachers of the Elementary School, from 1st to 4th grades, of three of Campinas public schools took part in this study. The data were collected through a structured interview composed of three parts: teacher's identification data, issues related to learning strategies and a scale of evaluation of them all. A categorical analysis of the open answers was accomplished. On the other hand, as for the closed answers and those of the learning strategies scale of evaluation, they were studied through descriptive statistics. The results disclosed that a lot of teachers misunderstood the concept of learning strategies with teaching strategies. The conception of learning to learn was also mistaken. The data obtained by the Learning Strategies Scale of Evaluation seem to indicate that the teachers make good use of learning strategies in study situations. Moreover, it has been observed that among the strategies more frequently reported, the cognitive and metacognitive came closer in percentage. It is possible that many educators have difficulty of keeping themselves in the student's role. The data point out to the little knowledge of the teachers of the sample regarding the findings of the Cognitive Psychology, specifically the one based on the theory of the Information Processing. The data are discussed in terms of their educational implicationsMestradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Boruchovitch, Evely, 1961-Brenelli, Rosely PalermoBariani, Isabel Cristina DibUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Osmar Jose Ximenes dos20082008-02-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf143 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606576SANTOS, Osmar Jose Ximenes dos. O professor enquanto estudante: suas estrategias de aprendizagem. 2008. 143 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606576. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/420397porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:06:45Zoai::420397Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:06:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor enquanto estudante : suas estrategias de aprendizagem
The teacher as a student : his learning strategies
title O professor enquanto estudante : suas estrategias de aprendizagem
spellingShingle O professor enquanto estudante : suas estrategias de aprendizagem
Santos, Osmar Jose Ximenes dos
Estratégias de aprendizagem
Formação de professores
Ensino fundamental
Processamento da informação
Professores em exercício
Learning strategies
Teacher formation
Elementary school
Information processing
Educators at work
title_short O professor enquanto estudante : suas estrategias de aprendizagem
title_full O professor enquanto estudante : suas estrategias de aprendizagem
title_fullStr O professor enquanto estudante : suas estrategias de aprendizagem
title_full_unstemmed O professor enquanto estudante : suas estrategias de aprendizagem
title_sort O professor enquanto estudante : suas estrategias de aprendizagem
author Santos, Osmar Jose Ximenes dos
author_facet Santos, Osmar Jose Ximenes dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boruchovitch, Evely, 1961-
Brenelli, Rosely Palermo
Bariani, Isabel Cristina Dib
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Osmar Jose Ximenes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de aprendizagem
Formação de professores
Ensino fundamental
Processamento da informação
Professores em exercício
Learning strategies
Teacher formation
Elementary school
Information processing
Educators at work
topic Estratégias de aprendizagem
Formação de professores
Ensino fundamental
Processamento da informação
Professores em exercício
Learning strategies
Teacher formation
Elementary school
Information processing
Educators at work
description Orientador: Evely Boruchovitch
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606576
SANTOS, Osmar Jose Ximenes dos. O professor enquanto estudante: suas estrategias de aprendizagem. 2008. 143 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606576. Acesso em: 15 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SANTOS, Osmar Jose Ximenes dos. O professor enquanto estudante: suas estrategias de aprendizagem. 2008. 143 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606576. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/420397
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
143 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139869762519040