O trabalho como princípio educativo na Escola Latino Americana de Agroecologia : limites e potencialidades

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Silva, Elenara Ribeiro da, 1969-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14706
Resumo: Orientadores: Marcia de Paula Leite, Luciano Pereira
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spelling O trabalho como princípio educativo na Escola Latino Americana de Agroecologia : limites e potencialidadesWork as an educational principle at the Latin American School of Agroecology : limites and possibilitiesEcologia agrícolaDivisão sexual do trabalhoEducação para o trabalhoMovimentos sociaisLatin American School of AgroecologyAgroecologySexual division of laborEducation for workSocial movementsEscola Latino Americana de AgroecologiaOrientadores: Marcia de Paula Leite, Luciano PereiraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa objetivou compreender como o caráter educativo do trabalho se apresentava no cotidiano da Escola Latino Americana de Agroecologia (ELAA), que faz parte da rede de Institutos Agroecológicos da Via Campesina e Coordenadoria Latino Americana de Organizações do Campo (CLOC). A Via Campesina e a CLOC são associações internacionais que buscam defender os direitos dos povos do campo, da floresta e das águas. Enfrentam, por isso, os interesses dos Impérios Alimentares que integram globalmente vários setores da sociedade. Em seu propósito, os Institutos de Agroecologia como a ELAA, constituem-se em espaços para formação política, técnica e científica dos(as) camponeses(as) com intuito de fortalecer a soberania alimentar. Nesse sentido, a agroecologia nas suas dimensões sociais, políticas, econômicas, técnicas e éticas tem um papel fundamental na formação realizada na ELAA, que adota vários princípios pedagógicos, entre eles, o trabalho. O caráter pedagógico do trabalho vincula-se à concepção marxista que considera o trabalho como necessário para a reprodução material e imaterial dos homens e das mulheres e se diferencia substancialmente do trabalho assalariado, pois é entendido como uma objetivação dos seres humanos necessária para a sua humanização e não como mercadoria que se aliena. As categorias de análise utilizadas foram a auto-organização e a explicação científica do trabalho. A auto-organização baseia-se na participação dos sujeitos nos processos de decisão da escola e propicia o aprendizado das habilidades democráticas, além de inibir a separação entre trabalho intelectual e trabalho manual, bem como de desencorajar o surgimento de grupos diferenciados nos quais uns decidam e outros apenas executem. A explicação científica do trabalho permite integrar a prática e a teoria buscando o aprofundamento da compreensão sobre a realidade, aportando os conhecimentos científicos e procurando elaborar novos conhecimentos. Essa interação entre teoria e prática potencializa o caráter formativo do trabalho, evitando, com isso, o tarefismo. Metodologicamente foram realizadas além da pesquisa bibliográfica, 12 entrevistas, com cinco educadores(as) da Brigada Chico Mendes da ELAA; cinco estudantes e dois educadores(as) do IFPR e observação participante, feita em quatro visitas de campo. Na ELAA, existe um tempo para a realização dos trabalhos necessários para a manutenção dos espaços como também das atividades de manejo agroecológico. A partir dessas práticas surgem questionamentos que podem ser trabalhados nas discussões teóricas, tanto nas reuniões das instâncias como nas aulas e nos estudos. Porém, para tornar o processo de diálogo entre teoria e prática mais profícuo seria necessário aprimorar estratégias que permitissem uma interação mais sistemática e contínua entre as atividades práticas e as atividades teóricas, como por exemplo o registro das tarefas e o aperfeiçoamento do planejamento interdisciplinar realizado pela Brigada Chico Mendes conjuntamente com a equipe de educadores(as) do IFPA. Por fim, vale destacar que durante esta pesquisa a divisão sexual do trabalho apresentou-se como um tema relevante dentro das discussões e das reflexões manifestadas na ELAA, a partir das contradições e conflitos que afloram do fato de que todas as pessoas, sem distinção de gênero, deve participar das atividades práticas de autosserviço, socialmente atribuídas às mulheresAbstract: This research aimed to understand how the educational character of work was present in the daily life of the Latin American School of Agroecology (ELAA), which is part of the network of Agroecological Institutes of Via Campesina and Latin American Coordination of Rural Organizations (CLOC). Via Campesina and CLOC are international associations that seek to defend the rights of rural, forest and water peoples. They confront, therefore, the interests of the global Food Empires that influence various sectors of society. As part of their mission, the Agroecology Institutes, such as the ELAA, constitute spaces for the political, technical and scientific training of peasants with the aim of strengthening food autonomy. In this sense, agroecology in its social, political, economic, technical and ethical dimensions plays a fundamental role in the training carried out at ELAA, which adopts several pedagogical principles, including work. The pedagogical character of work is linked to the Marxist concept that considers work as necessary for the material and immaterial production of men and women and differs substantially from salaried work, as work as a pedagogical principle is understood a necessary for the development of one’s humanity, and not as a commodity that is alienated. The categories used in the analysis were self-organization and scientific explanation of the work. Self-organization is based on the participation of subjects in school decision-making processes and promotes the learning of democratic skills, in addition to inhibiting the separation between intellectual work and manual work, as well as discouraging the emergence of differentiated groups in which some decide and others just execute. The scientific explanation of the work allows the integration of practice and theory, seeking to deepen understanding of reality, by providing scientific knowledge and seeking to develop new knowledge. This interaction between theory and practice enhances the formative nature of the work, thus avoiding taskism. Methodologically, in addition to bibliographical research, 12 interviews were carried out with five educators from the Chico Mendes Brigade of ELAA; five students and two educators from IFPR; in addition, participant observations were carried out on four field visits. At ELAA, time is set aside to carry out the work necessary to maintain the spaces as well as agroecological management activities. From these practices, questions arise that can be worked on in theoretical discussions, both in meetings and in classes and studies. However, to make the process of dialogue between theory and practice more fruitful, it would be necessary to improve strategies that allow a more systematic and continuous interaction between practical activities and theoretical activities, such as the recording of tasks and the improvement of interdisciplinary planning carried out by the Brigada Chico Mendes together with the IFPA team of educators. Finally, it is worth highlighting that during this research the sexual division of labor presented itself as a relevant topic within the discussions and reflections expressed in the ELAA, based on the contradictions and conflicts that arise from the fact that all people, without distinction of gender, must participate in practical self-service activities, traditionally attributed to women by societyDoutoradoEducaçãoDoutora em EducaçãoCAPES001[s.n.]Leite, Márcia de Paula, 1948-Pereira, Luciano, 1973-Ferretti, Celso JoãoSouza, Liliane Bordignon deVaz Pupo, MarceloSouza-Esquerdo, Vanilde Ferreira deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Elenara Ribeiro da, 1969-20232023-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (229 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/14706SILVA, Elenara Ribeiro da. O trabalho como princípio educativo na Escola Latino Americana de Agroecologia: limites e potencialidades. 2023. 1 recurso online (229 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14706. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372033porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-15T16:36:09Zoai::1372033Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-01-15T16:36:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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