Em busca de melhoria da qualidade do ensino de ciencias e matematica : ações e revelações...

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1995
Autor(a) principal: Gurgel, Celia Margutti do Amaral
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583016
Resumo: Orientador: Rosalia M. R. de Aragão
id UNICAMP-30_43eb5a79727d5277f5a7d5b4a3afec2c
oai_identifier_str oai::99303
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Em busca de melhoria da qualidade do ensino de ciencias e matematica : ações e revelações...Ciência - Estudo e ensinoMatemática - Estudo e ensinoOrientador: Rosalia M. R. de AragãoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O problema a ser discutido no estudo em questão é, em síntese, a melhoria da qualidade do ensino de Ciências e Matemática nas escolas de 10 e 20 qraus. Tomando como parâmetros de análise quinze projetos da 1º fase do Subproqrama Educação para a Ciência (SPEC-PADCT-CAPES/período 1983-1988), a pesquisa buscou verificar em que medida as propostas subj acentes aos projetos procuraram, ao nível do processo ensino-aprendizagem, contemplar a construção do conhecimento do aluno, em termos de sua formação científica básica, crítico e autônomo, capaz de auxiliá-lo na compreensão das relações dos conceitos das Ciências e dos problemas atinentes à Ciência, Tecnologia e Sociedade. A análise dos dados empíricos não relativizou os pressupostos históricos e contextuais dos projetos e, evidenciou, as seguintes ações/revelações das práticas: o enfoque experimental no ensino de Ciências e Matemática deve ser precedido de reconhecimento prévio dos conceitos dos alunos e abordagem de situações-problemas do cotidiano; é fundamental a interatção Universidade-Escolas de 10 e 2 o graus no processo de formação de professores (inicial e continuada) para uma educação permanente, apoiada em Núcleos de Estudos e Pesquisas há dificuldade e má formação no conhecimento especifico e geral do professor em termos filosóficos, históricos e sociológicos para a configuração de estudos interdisciplinares e de enfoque construti vista em Ciências e Matemática: dificuldades com más condições de infra-estrutura, autonomia das escolas ao nivel financeiro e administrativo, assessoria cientifica externaAbstract: The problem discussed in this research is concerned with the improvement of the teaching quality in Sciences and Mathematics for primary and secondary schools. Fifteen first-stage projects of the Education Subprogram for Sciences (SPEC-PADCT-CAPES within the period from 1983 to 1988) were taken for the corpus of analisys. The research tried to check the degree to which the underlying proposition of the projects were actually concerned with the building-up of the pupil knowledge on the leveI of his basic scientific background so that he will be able to evaluate issues by himself and he will be able to understand concepts of Science and problems concerning Sciences, Technology and Society. The analisys of the empirical data did not reduce the historical and structural pressupositions of the projects and brought to light the following actions/findings concerning the experiences: · The experimental focus for the teaching of Sciences and .Mathematics should be preceded by the previous examination of pupil' s concepts and by the aproach to daily problem situations. It's of prime importance the interaction between University and primary/secondary schools concerning the process of forming teachers (in earlier and continued levels) aiming at continued education based on Research and Study centers; It was found that the teachers lack specific and general Knowledge concerning the philosophical, historical and sociological levels. Consequently, they'll have dificults/troubles due to their weak previous studies when they program interdisciplinary studies based on a constructive aproach in Science and Mathematics; There are troubles towards bad substructure conditions; the schools lack autonomy at the adrninistrative and financia levels and concerning the external scientific advisory bodyDoutoradoMetodologia do EnsinoDoutor em Educação[s.n.]Aragão, Rosália Maria Ribeiro de, 1940-2019Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGurgel, Celia Margutti do Amaral19951995-11-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf314 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583016GURGEL, Celia Margutti do Amaral. Em busca de melhoria da qualidade do ensino de ciencias e matematica: ações e revelações... 1995. 314 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583016. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/99303porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:23:01Zoai::99303Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:23:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Em busca de melhoria da qualidade do ensino de ciencias e matematica : ações e revelações...
title Em busca de melhoria da qualidade do ensino de ciencias e matematica : ações e revelações...
spellingShingle Em busca de melhoria da qualidade do ensino de ciencias e matematica : ações e revelações...
Gurgel, Celia Margutti do Amaral
Ciência - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
title_short Em busca de melhoria da qualidade do ensino de ciencias e matematica : ações e revelações...
title_full Em busca de melhoria da qualidade do ensino de ciencias e matematica : ações e revelações...
title_fullStr Em busca de melhoria da qualidade do ensino de ciencias e matematica : ações e revelações...
title_full_unstemmed Em busca de melhoria da qualidade do ensino de ciencias e matematica : ações e revelações...
title_sort Em busca de melhoria da qualidade do ensino de ciencias e matematica : ações e revelações...
author Gurgel, Celia Margutti do Amaral
author_facet Gurgel, Celia Margutti do Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aragão, Rosália Maria Ribeiro de, 1940-2019
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gurgel, Celia Margutti do Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
topic Ciência - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
description Orientador: Rosalia M. R. de Aragão
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1995-11-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583016
GURGEL, Celia Margutti do Amaral. Em busca de melhoria da qualidade do ensino de ciencias e matematica: ações e revelações... 1995. 314 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583016. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
GURGEL, Celia Margutti do Amaral. Em busca de melhoria da qualidade do ensino de ciencias e matematica: ações e revelações... 1995. 314 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583016. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/99303
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
314 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139746637676544