Ser(tão) em retirâncias : entre imagens, migrações estudantis e (re)existências
Ano de defesa: | 2023 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Resumo: | Orientador: Norma Silvia Trindade de Lima |
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Ser(tão) em retirâncias : entre imagens, migrações estudantis e (re)existênciasSertão's migration : portraits and educational migrations on a new lightEducaçãoArteImagensMobilidade estudantilRetirantesBrasil, NordesteEducationArtPicturesStudent mobilityBrazil, NortheastRetreatantsOrientador: Norma Silvia Trindade de LimaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta tese, escrita com os pés descalços – por se conectar, sentir e vibrar com/por tudo que é vivo, e tensionar a lógica vertical e hegemônica de produção da vida e do conhecimento – objetiva tratar o seguinte problema: como elaborar uma noção-conceito de Retirância a partir das narrativas de universitárias(os) que experienciam a migração para estudar na Universidade Federal do Piauí (UFPI)? A pesquisa pensa e sente com/sobre o chão da região Nordeste do Brasil, contexto propositivo da investigação. São tecidos questionamentos e reflexões sobre/com/a partir de imagens hegemônicas de retirantes nordestinas(os) que, perpassadas pela narrativa única e cristalizada da dor, do sofrimento e da necessidade de migrar para garantir a sobrevivência, subalternizam e generalizam a variedade de motivações para a experiência migratória das(os) nordestinas(os). Tais imagens são tensionadas a partir de narrativas de migração estudantil – saída de casa para acessar o território colonial da universidade. Da palavra "retirante", penso em Retirância (retirante + experiência), palavra inventiva, noção-conceito-prática, que não implica em determinismo, mas em abertura e movimento, para compreender como as experiências migratórias nos afetam e atravessam, e de como podem ser pontes para dizer sobre as nossas existências, e reivindicar contravisualidades. Combino dois métodos para potencializar as reflexões: a Pesquisaformação Narrativa (Auto)biográfica e o método das Oralimagens, prática educativa em arte que visa acionar narrativas orais por meio de narrativas visuais ou imagéticas (e vice-versa) que geram escritas de si, que vão tensionar histórias únicas e preconceitos. No processo de produção de dados foram organizadas e executadas duas oficinas intituladas: Eu-Nós Carcará – migração estudantil na/da/para Universidade Federal do Piauí. As oficinas foram cadastradas como Eventos de Extensão, aconteceram presencialmente na UFPI, no ano de 2022, contaram com 14 participantes-confluentes, em sua maioria estudantes oriundas(os) da região Nordeste; são acompanhadas(os) pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC-UFPI) por receberem "Auxílio Residência", benefício de permanência estudantil. As reflexões da pesquisa são fundamentadas na perspectiva teórica (des)colonial, que representa o descalçar – tirar o sapato – como (des)aprendizagem e possibilidade de confrontar a colonialidade desde o contexto em que estamos envolvidas(os), no cotidiano. Como resultados da pesquisa, compreendo que Retirância é noção-conceito-prática que nasce de dentro das nossas experiências. Representa as táticas de (re)existências, que (re)inventam e (re)criam cotidianamente a vida. São criações de existências na lógica que produz inexistências. Retirâncias dizem respeito aos nossos sonhos. Sonhamos com percursos diferentes dos que a sociedade há muito tem delineado como norma. Migramos a fim de desmantelar a figurabilidade da(o) retirante nordestina(o), curar e borrar essa imagem hegemônica com as nossas histórias. Migrar sim, mas para acessar, estudar e fissurar a universidade, para quebrar o ciclo da pobreza, para perceber, reaver e fortalecer a nossa dignidade. A pesquisa dispõe, ainda, de resultados artísticos em que desenvolvo, por meio da técnica da colagem digital, contravisualidades, Imagens (des)colonizadoras em Retirâncias que, criadas com/a partir das narrativas das(os) participantes-confluentes, contestam as imagens cristalizadas de retirantes e reivindicam representações outras às(aos) nordestinas(os) que migramAbstract: This work – written in a vulnerable state, for deeply connecting with what is alive, and challenging the vertical and hegemonic logic of producing life and knowledge – aims at creating a definition of "Retirância" through the narratives of university students that experience migration to study at UFPI (Federal University of Piauí). This work resonates with the Northeast of Brazil, which is the object of the study of this research, and brings out questions and reflections concerning stereotypical portraits. These are fraught with the unique and crystallized pain, suffering, and the needs of Northeast Brazil immigrants that leave their home to reach the unknown colonial territory that is the university. These immigrants, in order to survive, represent, and at times neutralize, the varied motivations for the migratory experience to this region. "Retirância" (Retirante – Immigrant + "Experiência" - Experience) is a neologism, which also refers to a notion, a concept or an inventive word or attitude, which is nondeterministic and represents opening and internal movement. It helps us understand how the migratory experiences influence us and, as bridges, can provide access to the core of our existences, accounting for the resistance against the hegemonic portraits. For this reason, this investigation integrates two methods to potentialize reflections: the (auto)biographical narrative research called "Pesquisaformação", and the Oralimagens method, an educational practice used in arts aiming at bringing forth oral narratives through visual or imagetic narratives, which are capable of bringing forth new and unique perspectives and questioning prejudices and biases. While generating data, I have organized two workshops entitled "I-We Carcará: student migration at/from/towards the Federal University of Piauí". The workshops were registered as Extension events, which were conducted in person at UFPI in 2022 with 14 participants, mostly students from other cities/states from Northeast Brazil. The participants were supported by the Dean of Student Services and Community Affairs at UFPI (PRAEC-UFPI) and earned the "Housing Support fund", which benefits those in need of financial expenses for accommodation. The reflections from this research are grounded in theoretical perspectives detached from or are against colonial views, which configure the possibility of entering a vulnerable state to explore coloniality from within the context we live in. As a result, "Retirância" is a notion, concept or practice that comes from within our own experiences and aspirations, representing the way we strategize to keep existing and reinventing ourselves at every opportunity. Simultaneously, we always cease to exist to be reborn in a new light. "Retirâncias" concerns our dreams, detached from the norms of society, which have always tried to constrict us. We migrate to erase the stereotype of the Northeast Brazil immigrant and to access new knowledge and explore profoundly the university, breaking the cycle of poverty and achieving our dreams by perceiving, regaining, and strengthening our dignity. This research also presents artistic results, developed by the digital collage technique, which represents resistance against portraits – Portraits of (de)colonization in Retirâncias – that are created based on the narratives of the participants. These portraits, though, challenge the crystallized portraits of the immigrants and claim inventive representations of these individualsAbertoDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Lima, Norma Silvia Trindade de, 1960-Silva, Francilene Brito daRodrigues, Manoela dos Anjos AfonsoSpigolon, Nima ImaculadaZan, Dirce Djanira Pacheco eUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDias, Leyllane Dharc Carvalho dos Santos, 1989-20232023-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (234 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/15696DIAS, Leyllane Dharc Carvalho dos Santos. Ser(tão) em retirâncias: entre imagens, migrações estudantis e (re)existências. 2023. 1 recurso online (234 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15696. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1375361porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-04T13:20:03Zoai::1375361Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-03-04T13:20:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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