Desenvolvimento do raciocínio lógico : uma abordagem pelo estudo de grupos e pela resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Alarcon, Daniel, 1992-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633621
Resumo: Orientador: Claudina Izepe Rodrigues
id UNICAMP-30_4d3d525ca99ffd232f51ad5e1bfd8430
oai_identifier_str oai::1005482
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento do raciocínio lógico : uma abordagem pelo estudo de grupos e pela resolução de problemas de Olimpíadas de MatemáticaDevelopment of the logical reasoning : an approach by the study of groups and the solution of problems from math olympiadsRaciocínioMatemática - CompetiçõesAprendizagem baseada em problemasTeoria dos gruposSequência didáticaEducação matemáticaReasoningMathematics - CompetitionsProblem-based learningGroups theoryDidactic sequencesMathematics educationOrientador: Claudina Izepe RodriguesDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação CientíficaResumo: Este estudo se propôs a responder o seguinte problema: "Como auxiliar os alunos a desenvolver o raciocínio lógico em Matemática?". A pesquisa envolveu alunos das redes pública e particular de ensino e adotou como estratégias a "aprendizagem baseada em problemas" e a aplicação de sequências didáticas de temática definida, no caso, o recorte do estudo de Grupos, propriedades e operações. Foram aplicadas atividades na Educação Básica relacionadas ao desenvolvimento do raciocínio lógico, às relações entre a língua materna e a linguagem Matemática, às resoluções de problemas olímpicos e ao estudo de Grupos. Tais atividades permitiram responder à problemática levantada e também auxiliaram a compreender melhor o processo de ensino e aprendizagem de Matemática com base no contexto escolar, especialmente o da escola públicaAbstract: This research intended to study the following problem: "How can we help the students develop the logic reasoning in math?". This study involved students from public and private schools and adopted as a learning strategy the "problem-based learning" and the application of teaching sequences with a specific theme, in this case, the study of groups, properties and math operations. Activities in the Basic Education were applied about the development of logical reasoning, relations between the mother language and the mathematics language, problem solving and study of groups. These activities helped us respond the original problem and have a better understanding of the teaching and learning process in mathematics based on the school context, especially the public oneMestradoMatemática em Rede NacionalMestreCAPES[s.n.]Rodrigues, Claudina Izepe, 1953-Patrocinio, Antonio Carlos doMarques, Emilia de Mendonça RosaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlarcon, Daniel, 1992-20182018-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (167 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633621ALARCON, Daniel. Desenvolvimento do raciocínio lógico: uma abordagem pelo estudo de grupos e pela resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática. 2018. 1 recurso online (167 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633621. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1005482Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-08T16:05:30Zoai::1005482Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-06-08T16:05:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento do raciocínio lógico : uma abordagem pelo estudo de grupos e pela resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática
Development of the logical reasoning : an approach by the study of groups and the solution of problems from math olympiads
title Desenvolvimento do raciocínio lógico : uma abordagem pelo estudo de grupos e pela resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática
spellingShingle Desenvolvimento do raciocínio lógico : uma abordagem pelo estudo de grupos e pela resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática
Alarcon, Daniel, 1992-
Raciocínio
Matemática - Competições
Aprendizagem baseada em problemas
Teoria dos grupos
Sequência didática
Educação matemática
Reasoning
Mathematics - Competitions
Problem-based learning
Groups theory
Didactic sequences
Mathematics education
title_short Desenvolvimento do raciocínio lógico : uma abordagem pelo estudo de grupos e pela resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática
title_full Desenvolvimento do raciocínio lógico : uma abordagem pelo estudo de grupos e pela resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática
title_fullStr Desenvolvimento do raciocínio lógico : uma abordagem pelo estudo de grupos e pela resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática
title_full_unstemmed Desenvolvimento do raciocínio lógico : uma abordagem pelo estudo de grupos e pela resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática
title_sort Desenvolvimento do raciocínio lógico : uma abordagem pelo estudo de grupos e pela resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática
author Alarcon, Daniel, 1992-
author_facet Alarcon, Daniel, 1992-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Claudina Izepe, 1953-
Patrocinio, Antonio Carlos do
Marques, Emilia de Mendonça Rosa
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Alarcon, Daniel, 1992-
dc.subject.por.fl_str_mv Raciocínio
Matemática - Competições
Aprendizagem baseada em problemas
Teoria dos grupos
Sequência didática
Educação matemática
Reasoning
Mathematics - Competitions
Problem-based learning
Groups theory
Didactic sequences
Mathematics education
topic Raciocínio
Matemática - Competições
Aprendizagem baseada em problemas
Teoria dos grupos
Sequência didática
Educação matemática
Reasoning
Mathematics - Competitions
Problem-based learning
Groups theory
Didactic sequences
Mathematics education
description Orientador: Claudina Izepe Rodrigues
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633621
ALARCON, Daniel. Desenvolvimento do raciocínio lógico: uma abordagem pelo estudo de grupos e pela resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática. 2018. 1 recurso online (167 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633621. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633621
identifier_str_mv ALARCON, Daniel. Desenvolvimento do raciocínio lógico: uma abordagem pelo estudo de grupos e pela resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática. 2018. 1 recurso online (167 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633621. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1005482
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (167 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189888729284608