Sugestões de rotas para veículos de propulsão humana no contexto da coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Vitória Rodrigues, 1998-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4465
Resumo: Orientador: Islene Calciolari Garcia
id UNICAMP-30_502846786c9f6406b007ec13f37b04b8
oai_identifier_str oai::1243332
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Sugestões de rotas para veículos de propulsão humana no contexto da coleta seletiva de resíduos sólidos urbanosRoute suggestions for human propulsion vehicles in the context of selective collection of urban solid wasteAlgoritmos heurísticosGestão integrada de resíduos sólidosHeuristic algorithmsIntegrated solid waste managementOrientador: Islene Calciolari GarciaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ComputaçãoResumo: Os catadores-carrinheiros coletam materiais recicláveis e reutilizáveis em pontos de parada utilizando veículos de tração humana. Esse trabalho é essencial para o gerenciamento dos Resíduos Sólidos Urbanos. No entanto, as rotas de coleta podem ser cansativas, demoradas e muito longas para esses trabalhadores, dependendo do trajeto escolhido. Sendo assim, este trabalho propõe um algoritmo de sugestão de rotas personalizáveis chamado CATAção De resíduOs Recicláveis otimizadA (CATADORA), que emprega três políticas de otimização: Política de Menor Trabalho (PMT), Política de Menor Impedância (PMI) e Política de Menor Distância (PMD). Além disso, as rotas são geradas a partir das estratégias de busca Dijkstra Bidirecional, Shortest Path Faster Algorithm e A-star. Os pontos de parada são ordenados de acordo com as heurísticas Vizinho mais Próximo, Inserção do mais Próximo e Inserção do mais Distante. As rotas geradas conforme a combinação das estratégias de busca, heurísticas e políticas são avaliadas de acordo com a potência empregada para empurrar o veículo nos trajetos, a distância, o tempo de percurso e o tempo de processamento do algoritmo. Utilizou-se a ferramenta livre Networkx na construção do grafo para ordenação dos pontos de parada. A ferramenta OSMnx foi implementada para desenvolvimento da rede geográfica, a partir da obtenção de dados geográficos do Open Street Map e dados de elevação do Banco de Dados Geomorfométricos do Brasil. Ademais, realizou-se a validação da proposta por meio de simulações computacionais utilizando o Simulation of Urban MObility (SUMO). Os resultados obtidos nas simulações demonstraram que o algoritmo proposto pode minimizar a potência aplicada no veículo utilizando as políticas PMT e PMI. A distância e o tempo de percurso podem ser otimizados empregando a PMD. A combinação da estratégia de busca Dijkstra bidirecional, a heurística do Vizinho mais Próximo e a PMD proporcionou o melhor desempenho do algoritmoAbstract: "Catadores-carrinheiros" collect recyclable and reusable materials at stopping points using human-powered vehicles. Their work is essential for managing Urban Solid Waste (USW). However, the collection routes could be tiring, time-consuming, and very long for these workers, depending on the chosen path. Therefore, this work proposes a customizable route suggestion algorithm called Optimized Recyclable Waste Collection (CATAção De resíduOs Recicláveis otimizadA - CATADORA) that employs three optimization policies: Less Work Policy (LWP), Less Impedance Policy (LIP), and Shortest Distance Policy (SDP). Besides, routes are generated from the bidirectional Dijkstra, Shortest Path Faster Algorithm (SPFA), and A-star search strategies. The collect points are sorted according to the Nearest Neighbor, Nearest Insertion, and Farthest Insertion heuristics. The routes generated according to the combination of search strategies, heuristics, and policies are evaluated according to the power used to push the vehicle along the paths, the distance, the travel time, and the algorithm processing time. The free tool Networkx was used to construct the graph to order the stopping points. The OSMnx tool was implemented to develop the geographic network, from obtaining geographic data from the Open Street Map and elevation data from the Brazilian Geomorphometric Database. Also, the proposal was validated through computational simulations using the Simulation of Urban Mobility (SUMO). The results obtained by the simulations showed that the proposed algorithm could minimize the power applied to the vehicle on the route using PMT and PMI policies. The route distance and time could be optimized using PMD. The combination of the bidirectional Dijkstra search strategy, the Nearest Neighbor heuristic, and the PMD provided the best performance of the algorithmMestradoCiência da ComputaçãoMestra em Ciência da ComputaçãoCNPQ154997/2019-6[s.n.]Garcia, Islene Calciolari, 1971-Rodrigues, Joel José Puga CoelhoBorin, Juliana FreitagUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Maria Vitória Rodrigues, 1998-20222022-04-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (85 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/4465OLIVEIRA, Maria Vitória Rodrigues. Sugestões de rotas para veículos de propulsão humana no contexto da coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos. 2022. 1 recurso online (85 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4465. Acesso em: 26 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1243332Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-10T15:47:33Zoai::1243332Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-06-10T15:47:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sugestões de rotas para veículos de propulsão humana no contexto da coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos
Route suggestions for human propulsion vehicles in the context of selective collection of urban solid waste
title Sugestões de rotas para veículos de propulsão humana no contexto da coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos
spellingShingle Sugestões de rotas para veículos de propulsão humana no contexto da coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos
Oliveira, Maria Vitória Rodrigues, 1998-
Algoritmos heurísticos
Gestão integrada de resíduos sólidos
Heuristic algorithms
Integrated solid waste management
title_short Sugestões de rotas para veículos de propulsão humana no contexto da coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos
title_full Sugestões de rotas para veículos de propulsão humana no contexto da coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos
title_fullStr Sugestões de rotas para veículos de propulsão humana no contexto da coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos
title_full_unstemmed Sugestões de rotas para veículos de propulsão humana no contexto da coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos
title_sort Sugestões de rotas para veículos de propulsão humana no contexto da coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos
author Oliveira, Maria Vitória Rodrigues, 1998-
author_facet Oliveira, Maria Vitória Rodrigues, 1998-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Islene Calciolari, 1971-
Rodrigues, Joel José Puga Coelho
Borin, Juliana Freitag
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Computação
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Vitória Rodrigues, 1998-
dc.subject.por.fl_str_mv Algoritmos heurísticos
Gestão integrada de resíduos sólidos
Heuristic algorithms
Integrated solid waste management
topic Algoritmos heurísticos
Gestão integrada de resíduos sólidos
Heuristic algorithms
Integrated solid waste management
description Orientador: Islene Calciolari Garcia
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-04-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/4465
OLIVEIRA, Maria Vitória Rodrigues. Sugestões de rotas para veículos de propulsão humana no contexto da coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos. 2022. 1 recurso online (85 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4465. Acesso em: 26 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/4465
identifier_str_mv OLIVEIRA, Maria Vitória Rodrigues. Sugestões de rotas para veículos de propulsão humana no contexto da coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos. 2022. 1 recurso online (85 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4465. Acesso em: 26 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1243332
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (85 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405543274381312