Representações de violência reveladas por crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco social : histórias e caminhos de resiliência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Precoma, Eliane Cleonice Alves
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616732
Resumo: Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
id UNICAMP-30_5d6f263f5d41af50c7b1881e7f376b3b
oai_identifier_str oai::840161
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Representações de violência reveladas por crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco social : histórias e caminhos de resiliênciaRepresentations of violence revealed by children, adolescents and their families at social risk : stories of resilience and pathsCrianças e violênciaAdolescentes e violênciaResiliênciaViolenceChildrenAdolescentResilienceOrientador: Orly Zucatto Mantovani de AssisTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa investigou as representações de violência reveladas por crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco social. A investigação foi realizada com crianças e adolescentes abrigados na Chácara Meninos de 4 Pinheiros, organização nãogovernamental, localizada em Mandirituba, região metropolitana de Curitiba - Paraná - Brasil, e que abriga oitenta meninos que viveram situações de vulnerabilidade social. O protocolo de pesquisa, elaborado especialmente para esta investigação, é composto por sete histórias sobre violência, com vistas a caracterizar o ciclo de violências sofrido por crianças e adolescentes em situação de risco e de vulnerabilidade social. As histórias apresentam enredos sobre violência na família - violência psicológica, abuso físico e sexual; violência na rua - violência policial, consumo de drogas e violência cometida por turista; violência na escola e ato infracional cometido por adolescente. Para a coleta de dados foi utilizado o referido protocolo, aplicado de acordo com as orientações do método clínico crítico (PIAGET, 1978; 1994; 2002; DELVAL, 2001; 2002; ASSIS, 2002; 2005), as histórias foram apresentadas para crianças, adolescentes e membros de suas famílias, visando compreender "o quê e como" eles pensam sobre as histórias a violência, investigando os porquês de suas respostas. O problema que orientou esta investigação: "a partir do julgamento de histórias de violência, quais são as representações reveladas por crianças e adolescentes em situação de risco social? E quais são as representações reveladas por suas famílias?". Os seguintes objetivos direcionaram a investigação: 1) Identificar e analisar as representações de violência em crianças e adolescentes que sofreram violências, assim como investigar tais representações em suas famílias; 2) Identificar, por meio de entrevistas com coordenador da instituição e com educadores-aprendizes, a história de vida de crianças e adolescentes abrigados, e respectivamente a história de vida de suas famílias, assim como os tipos de violências sofridas por eles; 3) Inferir implicações pedagógico-sociais relacionadas com a prevenção da violência, que envolvam as representações reveladas por crianças, adolescentes e suas famílias. Na análise de dados obtidos nas dezessete entrevistas clínicas, as representações reveladas pelos sujeitos entrevistados foram classificadas em dois grupos, o primeiro grupo composto por representações associadas aos fatores de risco, que interferem e comprometem o desenvolvimento integral da criança e do adolescente; e o segundo grupo, composto por representações associadas aos fatores de proteção que potencializam o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. A análise do conjunto de representações possibilitou a definição de categorias que são explicativas e constitutivas do par dialético: violência/resiliência, que fundamenta a elaboração da tese deste trabalho, pautada na defesa de que ao investigar violência, foi possível identificar também os fatores de proteção e as histórias de resiliência. As histórias de vida de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco social são caracterizadas e relacionadas às representações reveladas pelos sujeitos. O processo de análise das representações de violência possibilitou inferir nove implicações pedagógico-sociais, que denotam suas perspectivas, educativa e preventiva, relacionadas ao planejamento, desenvolvimento e avaliação de ações, projetos, programas e políticas públicas de prevenção da violência, visando potencializar a resiliência de crianças, adolescentes e suas famílias.Abstract: The present research had investigated the representations of violence revealed by children, adolescents and their families in social risk. The study was conducted with children and adolescents sheltered at Chácara Meninos de 4 Pinheiros, a non-governmental organization, located in Mandirituba, metropolitan region of Curitiba - Paraná - Brasil, which houses shelter eighty children who have experienced situations of social vulnerability. The research protocol, especially designed for this investigation, consists on seven stories about violence, in order to characterize the cycle of violence suffered by children and adolescents in risk and social vulnerability. The stories feature plots about family violence - psychological, physical and sexual abuse, street violence - police violence, drug use and violence committed by tourists, school violence and misdemeanors committed by adolescents. The research methodology is guided by critical clinical method (PIAGET, 1978, 1994, 2002; DELVAL, 2001, 2002; ASSIS, 2002, 2005), in this sense, the stories were presented to children, adolescents and members of their families to understand "what and how" they think about the stories of violence, investigating the whys of their responses. The problem that guided this investigation: "from the judgment of violence history, which are the representations revealed by children and adolescents in social risk? And what are the representations revealed by their families? ". The following objectives guided the research: 1) Identify and analyze the representations of violence in children and adolescents who have suffered violence, as well as investigate any such representations in their families, 2) Identify, through interviews with the coordinator of the institution-learners and educators, the life story of sheltered children and adolescents, respectively, and the life history of their families, as well as the types of violence suffered by them, 3) Infer implications pedagogical and social issues related to violence prevention, involving representations revealed of children, adolescents and their families. In the analysis of data obtained with these seventeen clinical interviews, the representations revealed were classified into two groups, the first group of representations was associated with risk factors, which interfere and hamper the development of the child and adolescent, and the second group was composed by representations associated with protective factors that enhance the overall development of children and adolescents. The analysis of all possible representations have turned possible the definition of categories, that are explanatory and constitutive dialectical pair: violence/resilience, that underlies the development of the thesis of this work, based on the defense that when violence were investigated, it was also possible to identify protective factors and stories of resilience. The life stories of children, adolescents and their families in social risk are characterized and related to representations revealed by the subjects. The process of analysis the violence representations infer to nine possible social-teaching implications, which denote their educational and preventive perspectives, related to planning, development and evaluation of actions, projects, programs and policies to prevent violence in order to enhance the resilience of children, adolescents and their families.Résumé: Cette recherche étudie les représentations de la violence révélées par les enfants, lesadolescents et leurs familles en situation de risque social. L'étude a été realisée auprès desenfants et des adolescents qui sont hébergés dans la petite ferme "Meninos de 4 Pinheiros", organisation non-gouvernementale, située à Mandirituba, région métropolitaine de Curitiba- Paraná - Brésil, qui acceuille quatre-vingts enfants qui ont vécu des situations de vulnérabilité sociale. Le protocole de recherche, spécialement développé pour cette enquête, se compose de sept histoires sur la violence, afin de caractériser le cycle de la violence subie par les enfants ET les adolescents à risque et la vulnérabilité sociale. Les histoires portent sur la violence familiale - psychologique, les abus physiques et sexuels; la violence de rue - la violence policière, laconsommation de drogues et la violence commise par les touristes; la violence à l?école ET l'acte infractionnel d?adolescent. Pour le recueil des données nous avons utilisé le protocole, appliqué em conformité avec les directives de la méthode clinique-critique (PIAGET, 1978, 1994, 2002; DELVAL, 2001, 2002; ASSIS, 2002, 2005), en ce sens, les histoires ont été présentées aux participants pour comprendre "ce qui et comment" ils pensent des histoires sur la violence et d'enquêter sur le pourquoi de leurs réponses. Le problème qui a guidé cette recherche: "à partir du jugement des histoires de violence, qui sont les représentations révélées par les enfants et les adolescents dans la situation de risque social? Et quelles sont lês représentations révélées par leurs familles?". Les objectifs de cette recherche: 1) Identifier ET analyser les représentations de la violence chez les enfants et les adolescents qui ont subi dês violences, ainsi que d'enquêter de telles représentations dans leurs familles; 2) Identifier l'histoire de la vie des enfants et des adolescents et l'histoire de vie de leurs familles, ainsi que les types de violence qu'ils subissent; 3) Déduire les implications pédagogiques-sociales liées à la prévention des violences. Dans l'analyse des données obtenues dans les dix-sept entretienscliniques, les représentations révélées par les personnes interrogées ont été classées en deux groupes, le premier groupe de représentations facteurs de risque associés, qui interfèrent ET entravent le développement de l'enfant et de l'adolescent; et le second groupe composé de représentations associées à des facteurs de protection qui favorisent le développement global des enfants et des adolescents. L'analyse de toutes les représentations a permis la définition de catégories qui sont explicatives et constitutives de la paire dialectique: violence/résilience, qui soutient le développement de la thèse de ce travail, basé sur le fait qu'en investigant la violence il est également possible d'identifier les facteurs de protection et les histoires de résilience. Le processus d'analyse des représentations de violence a permis de déduire neuf implications pédagogique-sociales, qui dénotent leurs perspectives éducatives et préventives, relatives àla planification, au développement et à l'évaluation des actions, projets, programmes et politiques publiques pour prévenir la violence, avec l?intention de développer la résilience des enfants, des adolescents et de leurs familles.DoutoradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-Luz, Araci Asinelli daRoselli-Cruz, AmadeuArantes, Valério JoséMantoan, Maria Teresa EglérUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPrecoma, Eliane Cleonice Alves2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf269 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616732PRECOMA, Eliane Cleonice Alves. Representações de violência reveladas por crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco social: histórias e caminhos de resiliência. 2011. 269 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616732. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/840161porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:28:17Zoai::840161Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:28:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações de violência reveladas por crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco social : histórias e caminhos de resiliência
Representations of violence revealed by children, adolescents and their families at social risk : stories of resilience and paths
title Representações de violência reveladas por crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco social : histórias e caminhos de resiliência
spellingShingle Representações de violência reveladas por crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco social : histórias e caminhos de resiliência
Precoma, Eliane Cleonice Alves
Crianças e violência
Adolescentes e violência
Resiliência
Violence
Children
Adolescent
Resilience
title_short Representações de violência reveladas por crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco social : histórias e caminhos de resiliência
title_full Representações de violência reveladas por crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco social : histórias e caminhos de resiliência
title_fullStr Representações de violência reveladas por crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco social : histórias e caminhos de resiliência
title_full_unstemmed Representações de violência reveladas por crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco social : histórias e caminhos de resiliência
title_sort Representações de violência reveladas por crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco social : histórias e caminhos de resiliência
author Precoma, Eliane Cleonice Alves
author_facet Precoma, Eliane Cleonice Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-
Luz, Araci Asinelli da
Roselli-Cruz, Amadeu
Arantes, Valério José
Mantoan, Maria Teresa Eglér
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Precoma, Eliane Cleonice Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças e violência
Adolescentes e violência
Resiliência
Violence
Children
Adolescent
Resilience
topic Crianças e violência
Adolescentes e violência
Resiliência
Violence
Children
Adolescent
Resilience
description Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616732
PRECOMA, Eliane Cleonice Alves. Representações de violência reveladas por crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco social: histórias e caminhos de resiliência. 2011. 269 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616732. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616732
identifier_str_mv PRECOMA, Eliane Cleonice Alves. Representações de violência reveladas por crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco social: histórias e caminhos de resiliência. 2011. 269 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616732. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/840161
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
269 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405458150981632