Um processo de ensino/aprendizagem de equações vivido por alunos jovens e adultos em sala de aula : transitando por registros de representação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Azevedo, Patricia Maria Almeida Sader
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594036
Resumo: Orientador: Dione Lucchesi de Carvalho
id UNICAMP-30_5dc6f21497eedd5a1027a530a1763e95
oai_identifier_str oai::282012
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Um processo de ensino/aprendizagem de equações vivido por alunos jovens e adultos em sala de aula : transitando por registros de representaçãoEducação do adolescenteEducação de adultosÁlgebraAprendizagemEnsinoOrientador: Dione Lucchesi de CarvalhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal a investigação e a análise do processo de ensino/aprendizagem de equações por alunos jovens e adultos transitando por diferentes registros de representação propostos pelo professor em sala de aula. Para desenvolver a pesquisa, foi realizado um trabalho de campo numa classe composta por alunos jovens e adultos estudando equações. As aulas foram registradas em diário de campo e a maioria delas foi gravada em áudio. O desenvolvimento do trabalho inclui a caracterização da escola, pecialmente de sua perspectiva pedagógica. Em seguida, apresenta-se uma narrativa sobre a classe a dinâmica das aulas, bem como a participação do professor, dos alunos e da pesquisadora. Esta narrativa possibilitou uma análise inicial e perceber a emergência de duas categorias que denominamos ¿o sinal de igual¿ e ¿a incógnita¿. Utilizando como principal referencial teórico o conceito de representação semiótica desenvolvido por Duval, foi possível perceber que o trânsito nos registros de reprentação instigado pelo professor favoreceu o processo de aprendizagem de equações no que se refere ao sinal de igual enquanto relacional, mas não foi suficiente para superar o sentido de incógnita como valor desconhecido. Espera se que os resultados dessa pesquisa sejam relevantes para o aprimoramento da prática pedagógica dos profissionais dedicados ao ensino de Matemática para jovens e adultos, pois traz reflexões sobre uma abordagem significativa de Álgebra elementar, não se restringindo exclusivamente à manipulação algébrica por ela mesmaAbstract: The main goal of this research is the investigation and analysis of the equation learning process by adult students when they pass by different representation records proposed by the teacher in the classroom. In order to develop the study, a field research was conducted in a classroom of adult students being introduced to equations. The lessons were recorded in a field diary and the majority of them were audio recorded. This text includes the characterization of the school and of its pedagogic proposal. A narrative about the lessons, the teacher, the students and the researcher participation is presented in the sequence. This narrative enabled the initial analysis, where two main categories were relevant: the ¿equals sign¿ and the ¿incognita¿. The main theoretic reference used is the concept of semiotic representation posed by Duval. The researcher was enabled to realize that the action of passing by different representation records, instigated by the teacher, favored the equation learning process concerning the equals sign as a relation, although it was not enough to surpass the incognita sense as the unknown value. It is expected that the results of this research may help to improve the pedagogic practices of Mathematics teachers working with adults. It proposes a reasonable approach for elemental Algebra that does not restrict itself exclusively to Algebra manipulation per seMestradoEducação MatemáticaMestre em Educação[s.n.]Carvalho, Dione Lucchesi de, 1946-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAzevedo, Patricia Maria Almeida Sader2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf93f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594036AZEVEDO, Patricia Maria Almeida Sader. Um processo de ensino/aprendizagem de equações vivido por alunos jovens e adultos em sala de aula: transitando por registros de representação. 2002. 93f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594036. Acesso em: 8 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/282012porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T04:39:25Zoai::282012Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T04:39:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um processo de ensino/aprendizagem de equações vivido por alunos jovens e adultos em sala de aula : transitando por registros de representação
title Um processo de ensino/aprendizagem de equações vivido por alunos jovens e adultos em sala de aula : transitando por registros de representação
spellingShingle Um processo de ensino/aprendizagem de equações vivido por alunos jovens e adultos em sala de aula : transitando por registros de representação
Azevedo, Patricia Maria Almeida Sader
Educação do adolescente
Educação de adultos
Álgebra
Aprendizagem
Ensino
title_short Um processo de ensino/aprendizagem de equações vivido por alunos jovens e adultos em sala de aula : transitando por registros de representação
title_full Um processo de ensino/aprendizagem de equações vivido por alunos jovens e adultos em sala de aula : transitando por registros de representação
title_fullStr Um processo de ensino/aprendizagem de equações vivido por alunos jovens e adultos em sala de aula : transitando por registros de representação
title_full_unstemmed Um processo de ensino/aprendizagem de equações vivido por alunos jovens e adultos em sala de aula : transitando por registros de representação
title_sort Um processo de ensino/aprendizagem de equações vivido por alunos jovens e adultos em sala de aula : transitando por registros de representação
author Azevedo, Patricia Maria Almeida Sader
author_facet Azevedo, Patricia Maria Almeida Sader
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Dione Lucchesi de, 1946-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Patricia Maria Almeida Sader
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do adolescente
Educação de adultos
Álgebra
Aprendizagem
Ensino
topic Educação do adolescente
Educação de adultos
Álgebra
Aprendizagem
Ensino
description Orientador: Dione Lucchesi de Carvalho
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594036
AZEVEDO, Patricia Maria Almeida Sader. Um processo de ensino/aprendizagem de equações vivido por alunos jovens e adultos em sala de aula: transitando por registros de representação. 2002. 93f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594036. Acesso em: 8 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
AZEVEDO, Patricia Maria Almeida Sader. Um processo de ensino/aprendizagem de equações vivido por alunos jovens e adultos em sala de aula: transitando por registros de representação. 2002. 93f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594036. Acesso em: 8 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/282012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
93f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1798512007171801088