Tecnologias digitais na formação de professores de matemática das licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Batista Júnior, Ricardo Inácio, 1978-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13319
Resumo: Orientador: Samuel Rocha de Oliveira
id UNICAMP-30_632eb446bdd6601c92e6b61a3fe2ed06
oai_identifier_str oai::1362567
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Tecnologias digitais na formação de professores de matemática das licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)Digital technologies in the training of mathematics teachers at the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP)Tecnologia digitalEducação matemáticaProfessores - FormaçãoProjetos pedagógicos de cursoDigital technologyMathematics educationTeachers - Training ofCourse pedagogical projectsOrientador: Samuel Rocha de OliveiraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: As Tecnologias Digitais (TD) têm sido cada vez mais presentes no contexto de sala de aula, isso traz desafios tanto para o(a) professor(a) experiente quanto para o(a) professor(a) em formação inicial. Nesse sentido, "os conhecimentos para a prática, em prática e da prática" (COCHRAN-SMITH; LYTLE, 1999) podem agregar experiências formativas em que as TD protagonizam o ensino e a aprendizagem, uma vez que o(a) estudante tem se utilizado mais delas do que de instrumentos antigos para aprender. Além disso, os trabalhos sobre essa temática mostram quão efetiva pode ser a aprendizagem com a utilização delas. Todavia, o uso das tecnologias de maneira efetiva ainda atinge uma parcela ínfima dos(as) professores(as) brasileiros(as), sendo um desafio para os cursos de formação inicial de professores(as) inserir essa possibilidade nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). Frente a isso, propomos o seguinte problema de pesquisa: As TD são necessárias na formação inicial de professores(as) de matemática dos cursos de Licenciatura do IFSP? Em que o objetivo geral é analisar os usos das TD nos cursos de Licenciatura em Matemática (LM) dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Assim, formam o referencial teórico deste trabalho o "conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo (TPACK)" (MISHRA; KOEHLER, 2006), as "tecnologias intelectuais" (LÉVY, 2010) e os usos por "substituição, aumento, modificação e redefinição" (SAMR) das TD. Os dados levantados para esta pesquisa foram obtidos a partir de documentos das legislações vigentes que tratam da temática TD na educação, em cada PPC dos cursos de Licenciatura em Matemática (LM) do IFSP, nas respostas ao questionário autoaplicado destinado aos(às) estudantes e nas entrevistas com professores(as) desses cursos. Em seguida, eles foram sintetizados em gráficos, tabelas e tabelas de gráficos, além das citações que fazem referência aos(às) participantes desta pesquisa. Para analisar os dados decorrentes dos documentos foram elencadas categorias que surgiram da leitura. As respostas dadas ao questionário autoaplicado e os diálogos transcritos das entrevistas semiestruturadas foram analisadas com o intuito de comparar e entender as diferentes nuances entre legislação, teoria, prática docente e aprendizagem dos(as) estudantes. Dessa forma, obteve-se as informações que julgamos serem necessárias para analisar e relatar os resultados do problema de pesquisa proposto. Como resultados finais da análise feita destacam-se os caminhos formativos trilhados pelos(as) formadores(as) desde a formação inicial até as escolhas por formações continuadas em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu, as diferentes perspectivas dos(as) formadores(as) e dos(as) estudantes em relação ao uso das TD como mediadora do ensino e diferença entre o texto escrito e o texto praticado. Apesar de estar presente como possibilidade de auxiliar o ensino, a pesquisa mostrou que as TD ainda ocupam um lugar longínquo nas instituições que formam professores(as) de matemática, seja pela falta de conhecimento dos(as) formadores(as) em lidar com essas ferramentas e lhes dar voz, seja pela ausência de recursos que possibilitem uma aula mediada por TD. De qualquer forma, esperamos contribuir com as possibilidades de discussão e de inserção das TD nos cursos de formação inicial de professores de matemática das Licenciaturas do IFSPAbstract: Digital Technologies (DT) have been increasingly present in the classroom context, which brings challenges for both the experienced teacher and the teacher in initial training. In this sense, "knowledge for practice, in practice and from practice" (COCHRAN-SMITH; LYTLE, 1999) can add formative experiences in which DTs play a leading role in teaching and learning, since the student has used them more than old instruments to learn. In addition, works on this topic show how effective learning can be with their use. However, the effective use of technologies still reaches a tiny portion of Brazilian teachers, making it a challenge for initial teacher training courses to include this possibility in Course Pedagogical Projects (PPC). Faced with this, we propose the following research problem: Are DTs necessary in the initial training of mathematics teachers in IFSP Licentiate courses? In which the general objective is to analyze the uses of DT in Mathematics Degree (LM) courses on the campuses of the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP). Thus, the "technological, pedagogical and content knowledge (TPACK)" (MISHRA; KOEHLER, 2006), "intellectual technologies" (LÉVY, 2010) and the uses of "replacement, increase, modification and redefinition" (SAMR) of DT. The data collected for this research were obtained from documents of the current legislation that deal with the TD theme in education, in each PPC of the Mathematics Degree (LM) courses at the IFSP, in the responses to the self-administered questionnaire intended for students and in interviews with professors of these courses. Then, they were summarized in graphs, tables and charts, in addition to citations that refer to the participants of this research. To analyze the data resulting from the documents, categories that emerged from the reading were listed. The answers given to the self-administered questionnaire and the dialogues transcribed from the semi-structured interviews were analyzed in order to compare and understand the different nuances between legislation, theory, teaching practice and student learning. In this way, we obtained the information that we believe to be necessary to analyze and report the results of the proposed research problem. As final results of the analysis carried out, the formative paths followed by the trainers stand out from the initial training to the choices for continued training at the Stricto Sensu Postgraduate level, the different perspectives of the trainers ) and the students in relation to the use of DT as a teaching mediator and the difference between the written text and the practiced text. Despite being present as a possibility to help teaching, the research showed that DTs still occupy a distant place in the institutions that train mathematics teachers, either due to the lack of knowledge of the trainers in dealing with these tools and give them a voice, or because of the lack of resources that allow a DT-mediated class. In any case, we hope to contribute with the possibilities of discussion and insertion of DT in the initial training courses for mathematics teachers of the IFSP DegreesDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutor em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Oliveira, Samuel Rocha de, 1962-Maltempi, Marcus ViniciusRifo, Laura Leticia RamosD'Abreu, João Vilhete ViegasChaves, RodolfoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBatista Júnior, Ricardo Inácio, 1978-20232023-07-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (241 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/13319BATISTA JÚNIOR, Ricardo Inácio. Tecnologias digitais na formação de professores de matemática das licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). 2023. 1 recurso online (241 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13319. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362567porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-26T11:36:01Zoai::1362567Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-10-26T11:36:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais na formação de professores de matemática das licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
Digital technologies in the training of mathematics teachers at the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP)
title Tecnologias digitais na formação de professores de matemática das licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
spellingShingle Tecnologias digitais na formação de professores de matemática das licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
Batista Júnior, Ricardo Inácio, 1978-
Tecnologia digital
Educação matemática
Professores - Formação
Projetos pedagógicos de curso
Digital technology
Mathematics education
Teachers - Training of
Course pedagogical projects
title_short Tecnologias digitais na formação de professores de matemática das licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
title_full Tecnologias digitais na formação de professores de matemática das licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
title_fullStr Tecnologias digitais na formação de professores de matemática das licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
title_full_unstemmed Tecnologias digitais na formação de professores de matemática das licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
title_sort Tecnologias digitais na formação de professores de matemática das licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
author Batista Júnior, Ricardo Inácio, 1978-
author_facet Batista Júnior, Ricardo Inácio, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Samuel Rocha de, 1962-
Maltempi, Marcus Vinicius
Rifo, Laura Leticia Ramos
D'Abreu, João Vilhete Viegas
Chaves, Rodolfo
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista Júnior, Ricardo Inácio, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia digital
Educação matemática
Professores - Formação
Projetos pedagógicos de curso
Digital technology
Mathematics education
Teachers - Training of
Course pedagogical projects
topic Tecnologia digital
Educação matemática
Professores - Formação
Projetos pedagógicos de curso
Digital technology
Mathematics education
Teachers - Training of
Course pedagogical projects
description Orientador: Samuel Rocha de Oliveira
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-07-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13319
BATISTA JÚNIOR, Ricardo Inácio. Tecnologias digitais na formação de professores de matemática das licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). 2023. 1 recurso online (241 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13319. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13319
identifier_str_mv BATISTA JÚNIOR, Ricardo Inácio. Tecnologias digitais na formação de professores de matemática das licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). 2023. 1 recurso online (241 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13319. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362567
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (241 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799140018504073216