A reforma educacional do ensino medio no governo do Estado de São Paulo e os atuais desafios dos docentes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Piolli, Gisiley Paulim Zucco, 1963-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602472
Resumo: Orientador: Vicente Rodriguez
id UNICAMP-30_657830b112f1bdcf4f15a23aa2914d11
oai_identifier_str oai::366157
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A reforma educacional do ensino medio no governo do Estado de São Paulo e os atuais desafios dos docentesPolíticas públicasPolítica e educaçãoReforma do ensinoProfessoresEnsino médioPublic policyPolitics and educationReform of educationOrientador: Vicente RodriguezDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta dissertação analisa as contradições entre o que os documentos legais expressam, sobre as exigências para melhor desempenho da educação, e a realidade constatada através das entrevistas com docentes do ensino médio das escolas públicas do Estado de São Paulo. Para isso foi preciso entender o discurso oficial divulgado como forma de dominação por reforçar a idéia de existir um saber mais desenvolvido e científico, desqualificando os saberes anteriores argumentando ¿não atender mais as características consideradas inerentes à atividade docente.¿ O que deixa claro a luta entre uma lógica que estava em vigor e outra que deseja se impor. Para explicitar essa relação de dominação foi utilizada tanto a análise das entrevistas dos docentes, como dados estatísticos oficiais para referendar as afirmações destes, no que diz respeito as atuais condições de trabalho que enfrentam. Tudo isso para demonstrar os reais interesses dominantes, assim como as dimensões da luta que os docentes devem promover para garantir uma educação pública, de qualidade e igualitária para todosAbstract: This dissertation analyzes the contradictions between what the legal documents states on the demands for better performance of the education and the reality verified through the interviews with teachers of the secondary school of the public schools of the State of São Paulo. For that it was necessary to understand the official discourse made public as a way of dominance by reinforcing the idea of existing a knowledge more developed and scientific in contraposition to a previous one, which is disqualified under the argument ¿not answer anymore the characteristics considered inherent to the educational activity.¿ This makes clear the fight between a logic that was in force and another one that intends to be dominant. In order to explicit this dominance relationship was used both the analysis of the teachers interviews as official data statistics to countersign the statements of the teachers concerning the current work conditions they live in. All of this to demonstrate the real dominant interests, as well as the dimensions of the fight that the teachers should promote to guarantee an equalitarian public education of quality for allMestradoEducação, Sociedade, Politica e CulturaMestre em Educação[s.n.]Rodriguez, Vicente, 1951-Heloani, José Roberto MontesHöfling, Eloisa de MattosAbud, Kátia MariaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPiolli, Gisiley Paulim Zucco, 1963-20062006-02-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf225p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602472PIOLLI, Gisiley Paulim Zucco. A reforma educacional do ensino medio no governo do Estado de São Paulo e os atuais desafios dos docentes. 2006. 225p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602472. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/366157porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:30:06Zoai::366157Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:30:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A reforma educacional do ensino medio no governo do Estado de São Paulo e os atuais desafios dos docentes
title A reforma educacional do ensino medio no governo do Estado de São Paulo e os atuais desafios dos docentes
spellingShingle A reforma educacional do ensino medio no governo do Estado de São Paulo e os atuais desafios dos docentes
Piolli, Gisiley Paulim Zucco, 1963-
Políticas públicas
Política e educação
Reforma do ensino
Professores
Ensino médio
Public policy
Politics and education
Reform of education
title_short A reforma educacional do ensino medio no governo do Estado de São Paulo e os atuais desafios dos docentes
title_full A reforma educacional do ensino medio no governo do Estado de São Paulo e os atuais desafios dos docentes
title_fullStr A reforma educacional do ensino medio no governo do Estado de São Paulo e os atuais desafios dos docentes
title_full_unstemmed A reforma educacional do ensino medio no governo do Estado de São Paulo e os atuais desafios dos docentes
title_sort A reforma educacional do ensino medio no governo do Estado de São Paulo e os atuais desafios dos docentes
author Piolli, Gisiley Paulim Zucco, 1963-
author_facet Piolli, Gisiley Paulim Zucco, 1963-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodriguez, Vicente, 1951-
Heloani, José Roberto Montes
Höfling, Eloisa de Mattos
Abud, Kátia Maria
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Piolli, Gisiley Paulim Zucco, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Política e educação
Reforma do ensino
Professores
Ensino médio
Public policy
Politics and education
Reform of education
topic Políticas públicas
Política e educação
Reforma do ensino
Professores
Ensino médio
Public policy
Politics and education
Reform of education
description Orientador: Vicente Rodriguez
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-02-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602472
PIOLLI, Gisiley Paulim Zucco. A reforma educacional do ensino medio no governo do Estado de São Paulo e os atuais desafios dos docentes. 2006. 225p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602472. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PIOLLI, Gisiley Paulim Zucco. A reforma educacional do ensino medio no governo do Estado de São Paulo e os atuais desafios dos docentes. 2006. 225p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602472. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/366157
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
225p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189773145800704