Apoio social de famílias de crianças traqueostomizadas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Miranda, Hellen Joyce Moreira Lemos Boaventura de, 1987-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638117
Resumo: Orientador: Ana Márcia Chiaradia Mendes Castillo
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spelling Apoio social de famílias de crianças traqueostomizadasSocial support of families of tracheostomized childrenApoio socialEnfermagem pediátricaRelações familiaresTraqueostomiaDoenças crônicasSocial supportPediatric nursingFamily relationsTracheostomyChronic diseasesOrientador: Ana Márcia Chiaradia Mendes CastilloDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EnfermagemResumo: O cuidado com a criança traqueostomizada gera intensas demandas à família, devido a dependência da criança, exercendo impacto em todo o sistema familiar. Para atravessar a experiência de doença da criança, a família busca por apoio social que as auxilie nos diferentes desafios que encontra. O objetivo deste estudo foi compreender o apoio social de famílias de crianças traqueostomizadas, à luz do modelo de Apoio Social e suas Dimensões. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como referenciais teóricos o modelo acima referido e o modelo Sistema Familiar-Doença, e cuja análise foi pautada pelo modelo Híbrido de Análise Temática. A pesquisa foi realizada no ambulatório de otorrinolaringologia pediátrica de um hospital de ensino público da cidade de Campinas - SP. Participaram da pesquisa nove famílias de crianças traqueostomizadas que estavam em acompanhamento ambulatorial. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas, partindo de um questionamento disparador: "Conte-me como tem sido sua rotina e de sua família desde o momento em que foi realizado a traqueostomia em sua criança". Posteriormente, foram formuladas perguntas de acordo com o modelo teórico escolhido, de forma a explorar as dimensões do apoio social. Também foram coletados dados de avaliação estrutural interna e externa da família, por meio da construção do genograma e ecomapa. Os resultados foram organizados em três seções: Saber da necessidade da traqueostomia, primeira fase de crise, retratou a experiência das famílias com um misto de sentimentos diante da urgência do procedimento. As demandas da família que acaba de saber da necessidade da traqueostomia são intensas, específicas e, de forma coerente, o apoio social ofertado irá influenciar na forma com que ela atravessa essa primeira turbulência no cuidado da criança. Realizar a traqueostomia, segunda crise, foi descrito como o momento em que as famílias temem a possibilidade de morte iminente, diante da tamanha vulnerabilidade de suas crianças. Para resistir forte à realização do procedimento e a todas as demandas que se desdobram durante e imediatamente após a colocação da traqueostomia, a família busca apoio, também para se adaptar à fase que se sucederá. Nesse período, ainda internada e sob os cuidados diretos da equipe de saúde, são grandes as demandas e a necessidade de apoio social. Conviver com a traqueostomia, fase crônica da doença, implica em grandes modificações no cotidiano dessas famílias, exigindo muitas adaptações para as quais a família frequentemente não se sente preparada. Nessa fase, as demandas por apoio são grandes e diversificadas, e são, consistentemente, pouco acessadas pelos profissionais. Compreender a experiência de apoio social em cada etapa que a família percorre pode contribuir para subsidiar novas estratégias de avaliação e intervenção, que visem atender às demandas de cada família, contribuindo para uma assistência contínua e integralAbstract: The care with the tracheostomized child generates intense demands on the family, due to the child's dependence, having an impact on the whole family system. To cross the experience of the child's illness, the family seeks for a social support that helps them in the different challenges they face. The objective of this study was to understand the social support of families of tracheostomized children, in the light of the Social Support model and its Dimensions. It is a qualitative research that used as theoretical references the referred model above and the Family-Disease System model, and whose analysis was based on the Hybrid Thematic Analysis model. The research was developed at the pediatric otorhinolaryngology outpatient clinic of a public teaching hospital in the city of Campinas - SP. Nine families of tracheostomized children who underwent ambulatory follow-up participated in the study. The data were collected through semi-structured interviews, starting with a triggering question: "Tell me how your and your family routine have been since the time the tracheostomy was performed on your child." Subsequently, questions were formulated according to the theoretical model chosen, in order to explore the dimensions of the social support. Data were also collected from internal and external structural evaluation of the family, through the construction of the genogram and ecomap. The results were organized into three sections: To know the need for tracheostomy, the first phase of crisis, portrayed the experience of families with a mix of feelings regarding the urgency of the procedure. The family demand that has just have learned that the need for tracheostomy are intense, specific, and, in a coherent way, the social support offered will influence the way in which it goes through this first turbulence in the care of the child. To perform the tracheostomy, the second crisis, has been described as the time when families fear the possibility of death, given the vulnerability of their children. To withstand the procedure and all the demands that unfold during and immediately after the placement of the tracheostomy, the family seeks support, also to adapt to the phase that will follow. In this period, the child still hospitalized and under the direct care of the health team and there is a large demand and need for social support. To live with the tracheostomy, the chronic phase of the disease implies major changes in the daily life of these families, requiring many adjustments that the family often does not feel prepared. At this stage, the demands for support are large and diverse, and they are, consistently, not so accessed by professionals. Understanding the experience of social support in each stage that the family goes through can help to subsidize new strategies of evaluation and intervention that aim to meet the demands of each family, contributing to a continuous and integral assistanceMestradoEnfermagem e TrabalhoMestra em Ciências da SaúdeCAPES38P 4842/2018[s.n.]Mendes-Castillo, Ana Márcia Chiaradia, 1982-Melo, Luciana de LioneSilva, LucíaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMiranda, Hellen Joyce Moreira Lemos Boaventura de, 1987-20182018-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (131 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638117MIRANDA, Hellen Joyce Moreira Lemos Boaventura de. Apoio social de famílias de crianças traqueostomizadas. 2018. 1 recurso online (131 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638117. 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