O ensino do esporte paralímpico na escola a partir da visão dos professores : o caso do Goolball e do voleibol sentado = The teaching paralympic sport at school from teacher's perspective : the case of Goalball and sitting volleyball

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Borgmann, Tiago, 1988-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619639
Resumo: Orientador: José Júlio Gavião de Almeida
id UNICAMP-30_942120af2e6546b480230170f878d45e
oai_identifier_str oai::902739
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O ensino do esporte paralímpico na escola a partir da visão dos professores : o caso do Goolball e do voleibol sentado = The teaching paralympic sport at school from teacher's perspective : the case of Goalball and sitting volleyballThe teaching paralympic sport at school from teacher's perspective : the case of Goalball and sitting volleyballEducação especialEducação físicaEnsinoSpecial educationPhysical educationTeachingOrientador: José Júlio Gavião de AlmeidaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: O esporte paralímpico é um fenômeno mundial que está presente em todos os âmbitos da sociedade, principalmente devido ao sucesso dos Jogos Paralímpicos, maior evento mundial para pessoas com deficiência, e ao gradativo crescimento e desenvolvimento desse movimento, com ascensão também no cenário escolar. O Comitê Paralímpico Internacional incentiva atividades educacionais, científicas e culturais que desenvolvam o respeito, a conscientização e a compreensão com as pessoas com deficiência em todo o mundo, criando o termo guarda-chuva Educação Paralímpica, o qual abrange todas as atividades educacionais relacionadas ao tema, tendo como principal meio de divulgação o Dia Paralímpico Escolar. No Brasil, a inserção de modalidades paralímpicas nas aulas da Educação Física para alunos com e sem deficiência ainda é recente no cenário acadêmico, apesar da existência prática em algumas escolas. Desta forma, este estudo teve por objetivo investigar o ensino do Goalball e do Voleibol Sentado nas aulas de Educação Física através do relato dos professores. Foi realizada uma busca bibliográfica para encontrar iniciativas relacionadas à Educação Paralímpica e o ensino dos esportes adaptados na escola, com abrangência internacional. Também, foram entrevistados oito professores de Educação Física da rede municipal de Vinhedo/SP, que desenvolveram uma ou as duas modalidades e/ou atividades relacionadas nas aulas do Ensino Fundamental. A análise das entrevistas foi feita através de análise conteúdo, percebendo a possibilidade de realização da Educação Paralímpica e inserção desses dois esportes nas escolas, atingindo os objetivos propostos no estudo. Assim, a presença do esporte paralímpico na escola tem potencial de exploração e expansão, buscando uma identidade própria frente às diversas possibilidades de contextualização nas aulas de Educação FísicaAbstract: The paralympic sport is a worldwide phenomenon that is present in all spheres of society, mainly due to the success of the Paralympic Games, the largest global event for people with disabilities, and the gradual growth and development of this movement, with the rise also in a school setting. The International Paralympic Committee encourages educational, scientific and cultural develop respect, understanding and awareness about people with disabilities around the world, creating the umbrella term Paralympic Education, which covers all educational activities related to the theme, its main means of disseminating the Paralympic School Day. In Brazil, the inclusion of modalities Paralympic classes of physical education for students with and without disabilities is still new in the academic setting, despite the existence practice in some schools. Therefore, this study aimed to investigate the teaching of Goalball and Sitting Volleyball in Physical Educations classes through the report of teachers. We performed a literature search to find Paralympic initiatives related to education and teaching of adapted sports in school, with international scope. Also, we interviewed eight teachers of Physical Education in the municipal Vinhedo/SP, who developed one or both modalities and/or related activities in classrooms of elementary school. The data analysis was done using content analysis and can realize the possibility of realization of Education and Paralympic inclusion of these two sports in schools, , achieving the objectives proposed in the study. Thus, the presence of Paralympic sport in school has the potential of exploration and expansion, seeking their own identity against the various possibilities of contextualization in Physical Education classesMestradoAtividade Física AdaptadaMestre em Educação Física[s.n.]Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-Gorla, José IrineuMarques, Renato Francisco RodriguesUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBorgmann, Tiago, 1988-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf113 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619639BORGMANN, Tiago. O ensino do esporte paralímpico na escola a partir da visão dos professores: o caso do Goolball e do voleibol sentado = The teaching paralympic sport at school from teacher's perspective : the case of Goalball and sitting volleyball. 2013. 113 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619639. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/902739porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:54:16Zoai::902739Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:54:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do esporte paralímpico na escola a partir da visão dos professores : o caso do Goolball e do voleibol sentado = The teaching paralympic sport at school from teacher's perspective : the case of Goalball and sitting volleyball
The teaching paralympic sport at school from teacher's perspective : the case of Goalball and sitting volleyball
title O ensino do esporte paralímpico na escola a partir da visão dos professores : o caso do Goolball e do voleibol sentado = The teaching paralympic sport at school from teacher's perspective : the case of Goalball and sitting volleyball
spellingShingle O ensino do esporte paralímpico na escola a partir da visão dos professores : o caso do Goolball e do voleibol sentado = The teaching paralympic sport at school from teacher's perspective : the case of Goalball and sitting volleyball
Borgmann, Tiago, 1988-
Educação especial
Educação física
Ensino
Special education
Physical education
Teaching
title_short O ensino do esporte paralímpico na escola a partir da visão dos professores : o caso do Goolball e do voleibol sentado = The teaching paralympic sport at school from teacher's perspective : the case of Goalball and sitting volleyball
title_full O ensino do esporte paralímpico na escola a partir da visão dos professores : o caso do Goolball e do voleibol sentado = The teaching paralympic sport at school from teacher's perspective : the case of Goalball and sitting volleyball
title_fullStr O ensino do esporte paralímpico na escola a partir da visão dos professores : o caso do Goolball e do voleibol sentado = The teaching paralympic sport at school from teacher's perspective : the case of Goalball and sitting volleyball
title_full_unstemmed O ensino do esporte paralímpico na escola a partir da visão dos professores : o caso do Goolball e do voleibol sentado = The teaching paralympic sport at school from teacher's perspective : the case of Goalball and sitting volleyball
title_sort O ensino do esporte paralímpico na escola a partir da visão dos professores : o caso do Goolball e do voleibol sentado = The teaching paralympic sport at school from teacher's perspective : the case of Goalball and sitting volleyball
author Borgmann, Tiago, 1988-
author_facet Borgmann, Tiago, 1988-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-
Gorla, José Irineu
Marques, Renato Francisco Rodrigues
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Borgmann, Tiago, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Educação física
Ensino
Special education
Physical education
Teaching
topic Educação especial
Educação física
Ensino
Special education
Physical education
Teaching
description Orientador: José Júlio Gavião de Almeida
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619639
BORGMANN, Tiago. O ensino do esporte paralímpico na escola a partir da visão dos professores: o caso do Goolball e do voleibol sentado = The teaching paralympic sport at school from teacher's perspective : the case of Goalball and sitting volleyball. 2013. 113 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619639. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619639
identifier_str_mv BORGMANN, Tiago. O ensino do esporte paralímpico na escola a partir da visão dos professores: o caso do Goolball e do voleibol sentado = The teaching paralympic sport at school from teacher's perspective : the case of Goalball and sitting volleyball. 2013. 113 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619639. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/902739
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
113 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139940639965184