Os textos impressos para o ensino dos numeros inteiros na visão de licenciandos em matematica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Prado, Esther Pacheco de Almeida
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606986
Resumo: Orientador: Anna Regina Lanner de Moura
id UNICAMP-30_b541b244ce6c82a385b66d784acfe9e8
oai_identifier_str oai::423872
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Os textos impressos para o ensino dos numeros inteiros na visão de licenciandos em matematicaHow do mathematics students understand printed texts used for teaching whole numbersFormação de professoresLeituraProfessores de matemáticaEducação matemáticaNúmeros inteirosTeacher's developmentReadingMathematics teachersMathematics educationOrientador: Anna Regina Lanner de MouraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: ensino: (a) textos de aprendizagem, aqueles utilizados, simultaneamente, na sala de aula por professor e alunos, como os livros didáticos e textos alternativos; (b) os textos de apoio e aprofundamento, como Ruiz (2005), Glaeser (1985) e de autores da História da Matemática, como Boyer (1984) e outros e (c) textos oficiais de orientações curriculares e de formação de professores. A questão central de pesquisa consistiu em entender quais as contribuições dos textos impressos na formação dos licenciandos em matemática, para as idéias iniciais do conceito números inteiros. Esse entendimento foi realizado por meio de diálogos ocorridos num grupo de licenciandos ao desenvolver atividades nas aulas de Metodologia e Prática de Ensino de Matemática na Educação Básica, em uma Universidade pública do interior do Estado de São Paulo. Recorremos a Olson (1997) para compreender a constituição do mundo do papel da matemática escolar, a Bohm&Peat (1989) para a compreensão das infraestruturas tácitas do conhecimento, e a Lizcano (1993, 2006), para a compreensão dos imaginários dos números inteiros e as metáforas derivadas desses imaginários, que possibilitam a compreensão do significado de negatividade que precede o significado do número negativo. Como resultados verificamos que os licenciandos interagiram com os autores estudados, ao interpretar que objetivos tinham com eles, como seus leitores e com seus futuros alunos da educação básica; manifestaram entendimentos distintos para dois textos de aprendizagem: como interpretar o livro didático na perspectiva de seu uso em sala de aula; e o texto alternativo, na perspectiva de suas próprias aprendizagens. Esta pesquisa traz, também, contribuições sobre a importância das disciplinas de metodologia, prática de ensino e didática inserirem em suas atividades o estudo de textos impressos para que os futuros professores possam buscar em seus imaginários elementos que os possibilitem rever e ampliar suas idéias sobre conceitos da matemática escolarAbstract: This research investigates how mathematics students understand three categories of printed texts used for teaching: (a) learning texts, those used in classrooms at the same time by teachers and students, such as textbooks and complementary texts; (b) support and deepening texts, such as Ruiz (2005), Glaeser (1985) and authors of the History of Mathematics, as Boyer (1984) and others, and (c) official texts containing curricular and teacher training guidelines. The central question of this research was to understand how such printed texts contributed to the initial ideas of mathematics students about the concept of whole number. This understanding has been achieved through dialogues occurring in a group of students who develop activities in the discipline of Methodology and Practice of Teaching Mathematics in Basic Education, offered in a Public University in the state of São Paulo, Brazil. We refer to Olson (1997) to understand how the world of the role of school mathematics is made up, to Bohm & Peat (1989) for the understanding of the tacit infrastructures of knowledge, and to Lizcano (1993, 2006) for understanding the imaginaries of the whole numbers and the metaphors derived from these imaginaries that make possible the understanding of the meaning of negativity that precedes the meaning of the negative number. Results reveal that the students interacted with the authors, interpreting their objectives from two perspectives: as readers and as future basic education teachers. They also manifested distinct understandings of the two learning texts studied during the research: the textbook from the point of view of its use in the classroom and the alternative text. This caused them to evaluate their own learning. This research also indicates the importance of including activities that involve printed texts as a part of methodology, teaching and practice disciplines, so that the future teachers can search in their imaginaries for elements that allow them to review and expand their ideas about concepts of school mathematicsDoutoradoEducação MatemáticaDoutor em Educação[s.n.]Moura, Anna Regina Lanner de, 1945-Sousa, Maria do Carmo dePirola, Nelson AntonioSilva, Maria Célia Leme daMiorim, Maria ÂngelaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPrado, Esther Pacheco de Almeida20082008-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf165p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606986PRADO, Esther Pacheco de Almeida. Os textos impressos para o ensino dos numeros inteiros na visão de licenciandos em matematica. 2008. 165p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606986. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/423872porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:10:45Zoai::423872Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:10:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os textos impressos para o ensino dos numeros inteiros na visão de licenciandos em matematica
How do mathematics students understand printed texts used for teaching whole numbers
title Os textos impressos para o ensino dos numeros inteiros na visão de licenciandos em matematica
spellingShingle Os textos impressos para o ensino dos numeros inteiros na visão de licenciandos em matematica
Prado, Esther Pacheco de Almeida
Formação de professores
Leitura
Professores de matemática
Educação matemática
Números inteiros
Teacher's development
Reading
Mathematics teachers
Mathematics education
title_short Os textos impressos para o ensino dos numeros inteiros na visão de licenciandos em matematica
title_full Os textos impressos para o ensino dos numeros inteiros na visão de licenciandos em matematica
title_fullStr Os textos impressos para o ensino dos numeros inteiros na visão de licenciandos em matematica
title_full_unstemmed Os textos impressos para o ensino dos numeros inteiros na visão de licenciandos em matematica
title_sort Os textos impressos para o ensino dos numeros inteiros na visão de licenciandos em matematica
author Prado, Esther Pacheco de Almeida
author_facet Prado, Esther Pacheco de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Anna Regina Lanner de, 1945-
Sousa, Maria do Carmo de
Pirola, Nelson Antonio
Silva, Maria Célia Leme da
Miorim, Maria Ângela
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Esther Pacheco de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Leitura
Professores de matemática
Educação matemática
Números inteiros
Teacher's development
Reading
Mathematics teachers
Mathematics education
topic Formação de professores
Leitura
Professores de matemática
Educação matemática
Números inteiros
Teacher's development
Reading
Mathematics teachers
Mathematics education
description Orientador: Anna Regina Lanner de Moura
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606986
PRADO, Esther Pacheco de Almeida. Os textos impressos para o ensino dos numeros inteiros na visão de licenciandos em matematica. 2008. 165p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606986. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PRADO, Esther Pacheco de Almeida. Os textos impressos para o ensino dos numeros inteiros na visão de licenciandos em matematica. 2008. 165p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606986. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/423872
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
165p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189800365785088