Efeito de procedimentos preparatórios na colaboração da criança durante atendimento odontológico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Rolim, Gustavo Sáttolo, 1978-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613047
Resumo: Orientador: Antonio Bento Alves de Moraes
id UNICAMP-30_b71fa1373fc49e36b8cbfc0b2536cf70
oai_identifier_str oai::775261
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Efeito de procedimentos preparatórios na colaboração da criança durante atendimento odontológicoEffect of preparatory procedure on children behavior in a dental treatmentPsicologiaPsicologia infantilPsychologyChild, psychologyOrientador: Antonio Bento Alves de MoraesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Este trabalho foi elaborado a partir dos referencias da Psicologia da Saúde aplicada à Odontologia, em especial à Odontopediatria. A preocupação principal deste é compreender o processo de adesão de crianças a tratamentos clínicos a partir de uma perspectiva que envolva uma maior autonomia para a criança. O objetivo desta pesquisa foi analisar o efeito do uso de fantoche e vídeo animado como procedimentos preparatórios para a promoção de comportamentos de adesão de crianças submetidas a atendimentos odontológicos subseqüentes. Optou-se por estudar dois procedimentos comportamentais prévios que ensinassem a crianças com histórico de não-colaboração respostas adequadas de colaboração, as quais auxiliassem os profissionais para a realização de rotinas clínicas odontológicas. Participaram do presente trabalho 6 crianças com desenvolvimento típico, com idades entre 5 e 6 anos, que necessitavam de pelo menos 4 sessões de atendimento restaurador executados por um único cirurgião dentista. Foram planejadas e filmadas 5 sessões de atendimento odontológico para cada criança. Antes de cada sessão odontológica utilizou-se de um procedimento preparatório conduzido pelo dentista, por meio de Fantoche ou por Filme com duração de 10 minutos. Os profissionais foram treinados para o uso dos procedimentos preparatórios através de um roteiro prévio (Anexo 1). Neste há descrições sobre como o dentista deveria se comportar durante o tratamento para realizar as seis estratégias de manejo do comportamento em estudo (Contar-Mostrar-Fazer; Tranqüilização; Relaxamento; Participação Ativa; Distração; Estruturação do Tempo). O vídeo continha seis cenas de um dentista e uma criança, cada uma correspondendo a uma estratégia supracitada. A atividade com fantoche de pelúcia consistia na apresentação das estratégias para a criança. Nesta atividade, o dentista apresenta situações que caracterizam o uso das estratégias de manejo do comportamento descritas no roteiro. O uso dos procedimentos preparatórios avaliados neste trabalho permite inferir que as crianças se beneficiam do ensino de estratégias pré-sessão. Ou seja, as crianças aprendem respostas de colaboração e de atenção e diminuem a emissão de respostas de protesto, mesmo considerando que para algumas dessas crianças estas respostas de colaboração, tenham tido a função de respostas de esquiva, isto é, respostas que atrasavam e impediam a realização do tratamento odontológicoAbstract: This work was prepared from the referrals of Health Psychology applied to Dentistry, particularly in the Pediatric Dentistry. The aim was to describe the process of adherence of children to treatment in to a perspective that involves more autonomy to the child. The objective of this research was to analyze the effect of a procedure using a puppet and animated video as preparatory procedures to promote adherence behaviors of children submitted to a dental care. Two previous behavioral procedures to teach the children with a history of non-colaborative responses in a dental treatment were used. Participated in the study six children aged between 5 and 6 years who needed at least four sessions of restorative care performed by a single dentist. Were planned and recorded five sessions for dental care for each child. Before each session was realized a preparatory procedure with a puppet or a video conducted by a dentist during 10 minutes before sessions. The professionals were trained in the use of preparatory procedures through a previous script (Appendix 1). In this was described how the dentist should behave during in the procedures when demonstrated six behavior's management (Tell-Show-Do; Support, Relaxation, Active Participation; Distraction; Structuring of Time). The video contains six scenes of a dentist and a child, each corresponding to one mentioned strategy. The activity with plush puppet was the presentation of strategies for the child. In this activity, the dentist presents situations that characterize the use of behavior management strategies outlined in the script. The use of preparatory procedures used in this work allows us to infer that children benefit from teaching strategies pre-session. That is, children learn answers and collaboration of care and decrease the emission of responses of protest. Even though some of these children to these collaborative responses have taught their evasive responsesDoutoradoSaúde da Criança e do AdolescenteDoutor em Saúde da Criança e do Adolescente[s.n.]Moraes, Antonio Bento Alves de, 1941-Reis, Maria de Jesus Dutra dosLaloni, Diana ToselloBatista, Cecilia GuarnieriNeri, Anita LiberalessoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do AdolescenteUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRolim, Gustavo Sáttolo, 1978-20102010-03-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf128 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613047ROLIM, Gustavo Sáttolo. Efeito de procedimentos preparatórios na colaboração da criança durante atendimento odontológico. 2010. 128 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613047. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/775261porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:00:24Zoai::775261Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:00:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito de procedimentos preparatórios na colaboração da criança durante atendimento odontológico
Effect of preparatory procedure on children behavior in a dental treatment
title Efeito de procedimentos preparatórios na colaboração da criança durante atendimento odontológico
spellingShingle Efeito de procedimentos preparatórios na colaboração da criança durante atendimento odontológico
Rolim, Gustavo Sáttolo, 1978-
Psicologia
Psicologia infantil
Psychology
Child, psychology
title_short Efeito de procedimentos preparatórios na colaboração da criança durante atendimento odontológico
title_full Efeito de procedimentos preparatórios na colaboração da criança durante atendimento odontológico
title_fullStr Efeito de procedimentos preparatórios na colaboração da criança durante atendimento odontológico
title_full_unstemmed Efeito de procedimentos preparatórios na colaboração da criança durante atendimento odontológico
title_sort Efeito de procedimentos preparatórios na colaboração da criança durante atendimento odontológico
author Rolim, Gustavo Sáttolo, 1978-
author_facet Rolim, Gustavo Sáttolo, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Antonio Bento Alves de, 1941-
Reis, Maria de Jesus Dutra dos
Laloni, Diana Tosello
Batista, Cecilia Guarnieri
Neri, Anita Liberalesso
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rolim, Gustavo Sáttolo, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Psicologia infantil
Psychology
Child, psychology
topic Psicologia
Psicologia infantil
Psychology
Child, psychology
description Orientador: Antonio Bento Alves de Moraes
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-03-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613047
ROLIM, Gustavo Sáttolo. Efeito de procedimentos preparatórios na colaboração da criança durante atendimento odontológico. 2010. 128 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613047. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613047
identifier_str_mv ROLIM, Gustavo Sáttolo. Efeito de procedimentos preparatórios na colaboração da criança durante atendimento odontológico. 2010. 128 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613047. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/775261
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
128 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189835042193408