Iniciação a práticas de letramento algébrico em aulas exploratório-investigativas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Fernandes, Fernando Luís Pereira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615691
Resumo: Orientador: Dario Fiorentini
id UNICAMP-30_b8346e01255fa981541af292efedfb92
oai_identifier_str oai::800665
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Iniciação a práticas de letramento algébrico em aulas exploratório-investigativasInitiation into algebraic literacy practices in mathemathics investigative classesEducação matemáticaMatemáticaLetramentoÁlgebra - Estudo e ensinoMathematics educationMathematicsLiteracyAlgebra - Study and teachingOrientador: Dario FiorentiniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo principal desta pesquisa foi compreender como se dá o desenvolvimento do letramento algébrico de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no interior do estado de São Paulo. Foram escolhidas duas classes, nas quais eu era o professor responsável. Trata-se de uma pesquisa sobre a própria prática desenvolvida em um ambiente exploratório-investigativo, de natureza qualitativa, sobretudo interpretativa. A coleta de dados contou com a participação de uma auxiliar de pesquisa. O material de campo foi constituído pelo diário de campo do pesquisador e narrativas produzidas pela auxiliar de pesquisa, relatórios e cartazes produzidos pelos alunos e gravações em áudio e vídeo, sendo algumas delas transcritas. Como categorias de análise, temos (i) a mediação realizada pelo professor em diferentes momentos das aulas, dando atenção especial ao momento de socialização/sistematização das apresentações no processo de letramento algébrico; (ii) a constituição de um letramento algébrico, tendo como foco de análise e interpretação as crenças, valores e saberes mobilizados pelos alunos e a produção de sentidos e a negociação de significados desenvolvidas por eles durante a atividade investigativa e a socialização/sistematização de suas produções. Podemos afirmar a aprendizagem não se restringiu às tarefas contempladas. Além de os alunos se apropriarem de um modo de produzir sentido e estabelecer relação com a atividade algébrica, concebida como prática social de leitura e escrita de textos que mobilizam signos próprios da álgebra, também se apropriaram do modo de relacionar-se com o conhecimento matemático, mediante a uma dinâmica exploratório-investigativa.Abstract: The main objective of this research was to understand how the literacy development of students in algebraic seventh year of elementary school of the public school in the state of Sao Paulo. Two classes were chosen, in which I was the teacher. This is a survey about their own practice developed in an exploratory environment, investigative, qualitative, interpretive above. Data collection included the participation of a research assistant. The field material was created by the diary of the narratives produced by the researcher and research assistant, reports and posters produced by students and in audio and video recordings and some of them transcribed. As categories of analysis, we have (i) mediation carried out by teacher at different times of the classes, giving special attention to the moment of socialization / systematization of the presentations in the literacy process algebraic, (ii) to establish an algebraic literacy, focusing on analysis and interpretation of the beliefs, values and knowledge mobilized by the students and the production of meaning and negotiation of meanings carried by them during the research activity and socialization / systematization of their productions. We affirm the learning was not restricted to tasks covered. Besides the students take ownership of a way to produce meaning and establish relationship with the algebraic activity, conceived as a social practice of reading and writing texts that mobilize themselves signs of algebra, also seized on the way to relate with mathematical knowledge, through a exploratory-investigatory dynamic.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Fiorentini, Dario, 1950-Carvalho, Dione Lucchesi deManhão, Maria Cristina Souza de AlbuquerqueMoura, Anna Regina Lanner desouza, Maria do Carmo deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFernandes, Fernando Luís Pereira2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf131 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615691FERNANDES, Fernando Luís Pereira. Iniciação a práticas de letramento algébrico em aulas exploratório-investigativas. 2011. 131 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615691. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/800665porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:19:10Zoai::800665Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:19:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Iniciação a práticas de letramento algébrico em aulas exploratório-investigativas
Initiation into algebraic literacy practices in mathemathics investigative classes
title Iniciação a práticas de letramento algébrico em aulas exploratório-investigativas
spellingShingle Iniciação a práticas de letramento algébrico em aulas exploratório-investigativas
Fernandes, Fernando Luís Pereira
Educação matemática
Matemática
Letramento
Álgebra - Estudo e ensino
Mathematics education
Mathematics
Literacy
Algebra - Study and teaching
title_short Iniciação a práticas de letramento algébrico em aulas exploratório-investigativas
title_full Iniciação a práticas de letramento algébrico em aulas exploratório-investigativas
title_fullStr Iniciação a práticas de letramento algébrico em aulas exploratório-investigativas
title_full_unstemmed Iniciação a práticas de letramento algébrico em aulas exploratório-investigativas
title_sort Iniciação a práticas de letramento algébrico em aulas exploratório-investigativas
author Fernandes, Fernando Luís Pereira
author_facet Fernandes, Fernando Luís Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiorentini, Dario, 1950-
Carvalho, Dione Lucchesi de
Manhão, Maria Cristina Souza de Albuquerque
Moura, Anna Regina Lanner de
souza, Maria do Carmo de
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Fernando Luís Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Matemática
Letramento
Álgebra - Estudo e ensino
Mathematics education
Mathematics
Literacy
Algebra - Study and teaching
topic Educação matemática
Matemática
Letramento
Álgebra - Estudo e ensino
Mathematics education
Mathematics
Literacy
Algebra - Study and teaching
description Orientador: Dario Fiorentini
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615691
FERNANDES, Fernando Luís Pereira. Iniciação a práticas de letramento algébrico em aulas exploratório-investigativas. 2011. 131 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615691. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615691
identifier_str_mv FERNANDES, Fernando Luís Pereira. Iniciação a práticas de letramento algébrico em aulas exploratório-investigativas. 2011. 131 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615691. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/800665
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
131 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139918562197504