Contribuições para o aprendizado por busca de projeção

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Holschuh, Leonardo de Moraes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608908
Resumo: Orientadores: Fernando Jose Von Zuben, Clodoaldo Aparecido de Moraes Lima
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spelling Contribuições para o aprendizado por busca de projeçãoContributions to projection pursuit learningRedes neurais (Computação)Modelos não lineares (Estatística)ProjeçãoAlgoritmos genéticosInteligência artificialNeural networksModels non-linear (Statistical)ProjectionGenetic algorithmsArtificial intelligenceOrientadores: Fernando Jose Von Zuben, Clodoaldo Aparecido de Moraes LimaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de ComputaçãoResumo: A obtenção de modelos parcimoniosos é uma necessidade em vários problemas de engenharia, como no caso de projeto de sistemas embarcados. Algoritmos construtivos para treinamento supervisionado têm apresentado efetividade como metodologias de projeto de redes neurais artificiais (RNAs) parcimoniosas, de boa acurácia e capacidade de generalização, embora requeiram mais recursos computacionais durante o processo de síntese da RNA. O aprendizado por busca de projeção está entre os métodos construtivos mais utilizados, mas ainda apresenta algumas limitações, sendo que aqui se procura tratar três delas: a inicialização da direção de projeção, o emprego de entrada de polarização junto aos neurônios da camada intermediária e a seleção de variáveis visando a redução no número de entradas, ou seja, na dimensão do vetor de projeção. Utilizou-se uma técnica de seleção de variáveis denominada wrapper, cuja implementação envolveu o emprego de um algoritmo genético, e realizaram-se experimentos de análise de desempenho no contexto de predição de séries temporais, indicando que as três propostas sugeridas trazem contribuições para o processo de aprendizado construtivoAbstract: The production of parsimonious models is a common demand on a wide variety of engineering problems, as in the design of embedded systems. Constructive algorithms for supervised learning have shown to be effective methodologies for the synthesis of parsimonious artificial neural networks, with high levels of accuracy and generalization capability, though requiring more computational resources during the training phase. Even being one of the most frequently adopted constructive learning methods, the projection pursuit learning algorithm still presents some limitations, and three of them will be treated here: the initialization of the direction of projection, the use of a bias term at the input of the hidden-layer neurons, and the selection of input variables as a form of reducing the number of inputs, i.e. the dimension of the vector of projection. The variable selection technique adopted here is denoted wrapper, and a genetic algorithm was considered as the search engine. The performance analysis has been carried out by experiments involving time series prediction, indicating that the three propositions suggested to deal with limitation of projection pursuit learning contribute favorably to the process of constructive learningMestradoEngenharia de ComputaçãoMestre em Engenharia Elétrica[s.n.]Von Zuben, Fernando José, 1968-Lima, Clodoaldo Aparecido de Moraes, 1972-Hruschka, Eduardo RaulAttux, Romis Ribeiro de FaissolUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASHolschuh, Leonardo de Moraes2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf91 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608908HOLSCHUH, Leonardo de Moraes. Contribuições para o aprendizado por busca de projeção. 2008. 91 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608908. Acesso em: 27 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/438705porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:27:06Zoai::438705Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:27:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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