Motivação para ler e desempenho em história : um estudo com alunos do Ensino Fundamental II

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Carvalho, Natália Borelli, 1996-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11354
Resumo: Orientador: Evely Boruchovitch
id UNICAMP-30_e228b03a9ec6c6e00cac39583f3325f3
oai_identifier_str oai::1343836
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Motivação para ler e desempenho em história : um estudo com alunos do Ensino Fundamental IIMotivation to read and performance in history subject : a study with middle school studentsMotivação (Psicologia)LeituraAutodeterminação (Educação)Historia - Ensino fundamenalMotivation (Psychology)ReadingSelf-determinationHistory - Elementary SchoolOrientador: Evely BoruchovitchDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O ato de ler é de extrema importância para a aprendizagem, para o êxito no mercado de trabalho e para o pleno exercício da cidadania. A leitura é imprescindível para a História enquanto disciplina escolar, tanto para aprender, quanto para ensinar os conteúdos e desenvolver o senso crítico nos alunos. A propósito, a motivação para ler é considerada uma variável indispensável à aprendizagem de melhor qualidade, conforme a Teoria da Autodeterminação. O estudo teve como objetivos: mapear a motivação para ler em História, caracterizar o desempenho escolar dos participantes nesta disciplina e investigar possíveis relações entre a motivação para a leitura e variáveis dos alunos, como o gênero, a idade, o ano escolar, repetência e a escola em que estudavam. Buscou-se ainda estimar o grau de confiabilidade de uma escala para aferir a motivação para a leitura adaptada ao contexto da disciplina de História. A pesquisa contou com a participação de 124 alunos, de duas escolas do Ensino Fundamental II, matriculados no 6º e 8º ano, sendo 66 participantes do gênero feminino e 58 do gênero masculino, com idades entre 10 e 16 anos. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Motivação em Leitura (EML), adaptada ao contexto da História, composta por quatro fatores: motivação intrínseca, motivação extrínseca autônoma, motivação extrínseca controlada e desmotivação; e um questionário para obtenção dos dados demográficos, além das notas dos alunos fornecidas pela escola. A análise dos dados foi feita por procedimentos de estatística descritiva e inferencial. Os resultados mostraram que os participantes tiveram bom desempenho em História e relataram o predomínio da motivação autônoma para a ler nesta matéria. Verificou-se diferença estatisticamente significativa entre o desempenho em História e a motivação para ler os textos desta disciplina. Os alunos com notas mais altas em História (9 e 10) relataram maior motivação extrínseca autônoma; já os estudantes com notas mais baixas (3, 5 e 6) reportaram maior motivação extrínseca controlada. As relações da motivação para leitura e as variáveis gênero, idade, repetência e escola revelaram que a única variável a apresentar diferença significativa foi a variável escola. A escala, adaptada ao contexto da disciplina de História, apresentou bons níveis de confiabilidade. Acredita-se que os resultados tenham importantes implicações educacionais para o Ensino de História e da motivação para a leitura em disciplinas escolares específicas, contribuindo com a produção nacional da áreaAbstract: The act of read is a fundamental skill for the learning process, to succeed in the labour market and for the proper exercise of the citizenship. Reading is essential for history as a school subject, both to learn and to teach the contents and develop students' critical sense. However, motivation to read is considered an indispensable variable for better quality learning, according to Self-Determination Theory. By the way, motivation to read is considered an indispensable variable for better quality learning, according to the Self-Determination Theory. The study's aims were to map the motivation to read in the context of the History subject, characterize the students' performance in this discipline, and investigate possible relationships between the motivation to read and students' variables such as gender, age, grade, scholar disapproval and school to which they belonged. This study also attempted to estimate the degree of reliability of a scale to assess motivation for reading adapted to the context of the History subject. The research included the participation of 124 students from two Elementary II schools, enrolled in the 6th and 8th grades, with 66 female and 58 male participants, aged between 10 and 16. The instruments used were the Reading Motivation Scale (LMS), adapted to the context of History, composed of four factors: intrinsic motivation, autonomous extrinsic motivation, controlled extrinsic motivation, and demotivation, and a questionnaire to obtain demographic data, besides the students' grades provided by the school. Data analysis was done by descriptive and inferential statistical procedures. The results showed that the participants performed well in History and reported the predominance of autonomous motivation to read in this subject. There was a statistically significant difference between performance in History and motivation to read the texts of this subject: students with higher grades in History (9 and 10) reported higher autonomous extrinsic motivation whereas students with lower grades (3, 5, and 6) reported greater controlled extrinsic motivation. The relationships of reading motivation and the variables gender, age, repetition, and school revealed that the only variable to show a significant difference was the school variable. The scale adapted to the context of the History subject showed good levels of reliability. It is believed that the results have important educational implications for the teaching of History and reading motivation in specific school subjects, contributing to the national production in the areaMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Boruchovitch, Evely, 1961-Bzunek, Jose AloyseoGóes, Natália MoraesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarvalho, Natália Borelli, 1996-20232023-05-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (81 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/11354CARVALHO, Natália Borelli. Motivação para ler e desempenho em história: um estudo com alunos do Ensino Fundamental II. 2023. 1 recurso online (81 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11354. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343836Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-01T14:28:21Zoai::1343836Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-08-01T14:28:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivação para ler e desempenho em história : um estudo com alunos do Ensino Fundamental II
Motivation to read and performance in history subject : a study with middle school students
title Motivação para ler e desempenho em história : um estudo com alunos do Ensino Fundamental II
spellingShingle Motivação para ler e desempenho em história : um estudo com alunos do Ensino Fundamental II
Carvalho, Natália Borelli, 1996-
Motivação (Psicologia)
Leitura
Autodeterminação (Educação)
Historia - Ensino fundamenal
Motivation (Psychology)
Reading
Self-determination
History - Elementary School
title_short Motivação para ler e desempenho em história : um estudo com alunos do Ensino Fundamental II
title_full Motivação para ler e desempenho em história : um estudo com alunos do Ensino Fundamental II
title_fullStr Motivação para ler e desempenho em história : um estudo com alunos do Ensino Fundamental II
title_full_unstemmed Motivação para ler e desempenho em história : um estudo com alunos do Ensino Fundamental II
title_sort Motivação para ler e desempenho em história : um estudo com alunos do Ensino Fundamental II
author Carvalho, Natália Borelli, 1996-
author_facet Carvalho, Natália Borelli, 1996-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boruchovitch, Evely, 1961-
Bzunek, Jose Aloyseo
Góes, Natália Moraes
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Natália Borelli, 1996-
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação (Psicologia)
Leitura
Autodeterminação (Educação)
Historia - Ensino fundamenal
Motivation (Psychology)
Reading
Self-determination
History - Elementary School
topic Motivação (Psicologia)
Leitura
Autodeterminação (Educação)
Historia - Ensino fundamenal
Motivation (Psychology)
Reading
Self-determination
History - Elementary School
description Orientador: Evely Boruchovitch
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-05-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11354
CARVALHO, Natália Borelli. Motivação para ler e desempenho em história: um estudo com alunos do Ensino Fundamental II. 2023. 1 recurso online (81 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11354. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11354
identifier_str_mv CARVALHO, Natália Borelli. Motivação para ler e desempenho em história: um estudo com alunos do Ensino Fundamental II. 2023. 1 recurso online (81 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11354. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343836
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (81 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189946917912576