Relações entre motivação e aprendizagem no ensino de Química

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Catanho, Marciana
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/153821
Resumo: A motivação é um importante fator para a aprendizagem escolar. Esta pesquisa investigou tipos de motivação de estudantes do Ensino Médio e qual a sua relação com a aprendizagem, especificamente no ensino de Química. Os tipos de motivação acadêmica predominante de alunos foram avaliados diante dos autorrelatos dos alunos e das concepções de seus professores, tendo como base a Teoria da Autodeterminação (TAD). Relacionaram-se essas concepções e investigaram-se as concepções dos alunos sobre suas motivações em irem para a escola e realizarem atividades de Química numa amostra de 96 alunos do Ensino Médio, 12 professores em atuação e 22 professores de Química em formação inicial. Os instrumentos de coleta de dados usados foram questionários sobre motivação com escala likert de 5 pontos, e também consistiram de entrevistas numa amostra de 9 alunos. Os dados adquiridos dos questionários dos alunos resultaram em uma tendência para a motivação autônoma, motivação extrínseca por regulação identificada e motivação intrínseca, tanto no questionário sobre os motivos dos alunos irem para a escola quanto no questionário sobre os motivos dos alunos realizarem as atividades de Química. Foi possível constatar, também, que existe uma disparidade entre as concepções dos alunos e as percepções dos professores relativas às orientações motivacionais dos estudantes. Os resultados delinearam ainda que alunos com motivação intrínseca e motivação identificada apresentam uma melhor qualidade na aprendizagem e alunos com desmotivação e motivação com regulação externa possuem uma qualidade inferior na aprendizagem. Os resultados também propiciaram conhecer melhor sobre as teorias motivacionais e como estas influenciam na qualidade da aprendizagem. Muitos alunos vão para a escola para aprender, todavia aprender Química não é considerado tão importante para eles. Por fim, destacamos que muitos alunos vão motivados sim para a escola e eles anseiam aprender, no entanto suas atitudes e comportamentos algumas vezes vão em direção oposta a isso
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spelling Relações entre motivação e aprendizagem no ensino de QuímicaRelationship between motivation and learning in chemistry teachingMotivaçãoEnsino de químicaTeoria da autodeterminaçãoDomínio e apropriaçãoMotivationChemistry teachingSelf-determination theoryDomain and ownershipA motivação é um importante fator para a aprendizagem escolar. Esta pesquisa investigou tipos de motivação de estudantes do Ensino Médio e qual a sua relação com a aprendizagem, especificamente no ensino de Química. Os tipos de motivação acadêmica predominante de alunos foram avaliados diante dos autorrelatos dos alunos e das concepções de seus professores, tendo como base a Teoria da Autodeterminação (TAD). Relacionaram-se essas concepções e investigaram-se as concepções dos alunos sobre suas motivações em irem para a escola e realizarem atividades de Química numa amostra de 96 alunos do Ensino Médio, 12 professores em atuação e 22 professores de Química em formação inicial. Os instrumentos de coleta de dados usados foram questionários sobre motivação com escala likert de 5 pontos, e também consistiram de entrevistas numa amostra de 9 alunos. Os dados adquiridos dos questionários dos alunos resultaram em uma tendência para a motivação autônoma, motivação extrínseca por regulação identificada e motivação intrínseca, tanto no questionário sobre os motivos dos alunos irem para a escola quanto no questionário sobre os motivos dos alunos realizarem as atividades de Química. Foi possível constatar, também, que existe uma disparidade entre as concepções dos alunos e as percepções dos professores relativas às orientações motivacionais dos estudantes. Os resultados delinearam ainda que alunos com motivação intrínseca e motivação identificada apresentam uma melhor qualidade na aprendizagem e alunos com desmotivação e motivação com regulação externa possuem uma qualidade inferior na aprendizagem. Os resultados também propiciaram conhecer melhor sobre as teorias motivacionais e como estas influenciam na qualidade da aprendizagem. Muitos alunos vão para a escola para aprender, todavia aprender Química não é considerado tão importante para eles. Por fim, destacamos que muitos alunos vão motivados sim para a escola e eles anseiam aprender, no entanto suas atitudes e comportamentos algumas vezes vão em direção oposta a issoMotivation is an important factor for school learning. This research investigated types of motivation of high school students and their relation with learning, specifically in chemistry teaching. The predominant types of academic motivation of students were evaluated in the students' and their teachers' conceptions, based on the theory of self-determination (SDT). Related to these conceptions and investigated students' conceptions about their motivations to go to the school and conduct Chemistry activities in a sample of 96 high school students, 12 professors in action and 22 teachers in initial formation, and also consisted of interviews in a sample of 9 students. The data collection instruments used were motivation questionnaires with likert scale of 5 points. The acquired data resulted in a tendency for autonomous motivation, extrinsic motivation for identified regulation and intrinsic motivation, in both the questionnaire about the students 'reasons for going to school and the questionnaire about the students' motives to perform the chemistry activities. It was also possible to observe that there is a disparity between students' conceptions and teachers' perceptions regarding students' motivational orientations. The results also delineated that students with intrinsic motivation and identified motivation present a high degree of mastery and students with motivation and motivation with external regulation have a low degree of mastery. The results also provided a better understanding of motivational theories and how they influence the quality of learning. Many students go to school to learn, however learning Chemistry is not considered so important to them. Finally, we note that many students are motivated to school and they are eager to learn, yet their attitudes and behaviors sometimes go the other way.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Jackson Gois da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Catanho, Marciana2018-05-02T18:57:35Z2018-05-02T18:57:35Z2018-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15382100090114733004153078P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-23T06:17:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/153821Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:33:47.636666Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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description A motivação é um importante fator para a aprendizagem escolar. Esta pesquisa investigou tipos de motivação de estudantes do Ensino Médio e qual a sua relação com a aprendizagem, especificamente no ensino de Química. Os tipos de motivação acadêmica predominante de alunos foram avaliados diante dos autorrelatos dos alunos e das concepções de seus professores, tendo como base a Teoria da Autodeterminação (TAD). Relacionaram-se essas concepções e investigaram-se as concepções dos alunos sobre suas motivações em irem para a escola e realizarem atividades de Química numa amostra de 96 alunos do Ensino Médio, 12 professores em atuação e 22 professores de Química em formação inicial. Os instrumentos de coleta de dados usados foram questionários sobre motivação com escala likert de 5 pontos, e também consistiram de entrevistas numa amostra de 9 alunos. Os dados adquiridos dos questionários dos alunos resultaram em uma tendência para a motivação autônoma, motivação extrínseca por regulação identificada e motivação intrínseca, tanto no questionário sobre os motivos dos alunos irem para a escola quanto no questionário sobre os motivos dos alunos realizarem as atividades de Química. Foi possível constatar, também, que existe uma disparidade entre as concepções dos alunos e as percepções dos professores relativas às orientações motivacionais dos estudantes. Os resultados delinearam ainda que alunos com motivação intrínseca e motivação identificada apresentam uma melhor qualidade na aprendizagem e alunos com desmotivação e motivação com regulação externa possuem uma qualidade inferior na aprendizagem. Os resultados também propiciaram conhecer melhor sobre as teorias motivacionais e como estas influenciam na qualidade da aprendizagem. Muitos alunos vão para a escola para aprender, todavia aprender Química não é considerado tão importante para eles. Por fim, destacamos que muitos alunos vão motivados sim para a escola e eles anseiam aprender, no entanto suas atitudes e comportamentos algumas vezes vão em direção oposta a isso
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