O curso superior de tecnologia tem condições de promover ascensão socioeconômica? : o caso da FATEC Mococa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Vicente, Zuleica Cristina Mizael, 1980-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634839
Resumo: Orientador: Márcia de Paula Leite
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spelling O curso superior de tecnologia tem condições de promover ascensão socioeconômica? : o caso da FATEC MococaThe technology graduation has conditions to promote socioeconomic rise? : the case of FATEC MococaCurso superior de tecnologiaEducaçãoTrabalhoTecnólogosTechnology graduationEducationTechnological higher educationWorkTechnologistOrientador: Márcia de Paula LeiteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Nosso objetivo ao fazer esta pesquisa foi analisar se o diploma obtido com a conclusão do curso superior de tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) alterou de alguma forma a situação de trabalho dos egressos formados pela instituição, mais especificamente, os tecnólogos formados na FATEC da cidade de Mococa. O tecnólogo é aquele que concluiu um curso superior de tecnologia, o que no Brasil possui equiparação legal ao bacharelado e a licenciatura, outras duas formas de curso que depois de concluídas conferem um diploma de nível superior. Credita-se ao diploma de um curso superior - sobretudo quando nos referimos á estudantes, oriundos da classe trabalhadora e que, na grande maioria dos casos trabalham e estudam - um peso social grande. Ao diploma são creditadas condições de promover ascensão socioeconômica, e compreendendo a importância deste, sobretudo para nosso objeto de pesquisa, lançamos mão de teóricos como Pierre Bourdieu, para abordarmos as questões relacionadas ao peso social do diploma, sobretudo no que tange à condição deste de transformar-se em um símbolo de aquisição de um capital cultural ou acréscimo ao que já existe, ou seja, foi herdado. Mas, será que o diploma de tecnólogo carrega em si essa condição? Será que este interferiu de alguma forma nas condições de trabalho dos egressos da FATEC Mococa? Para tentar elucidar esta questão fizemos um extenso trabalho de campo, que foi dividido em duas etapas de coleta de dados ¿ primeiro por meio de um survey, com o qual obtivemos dados estatísticos importantes; o segundo, realizando entrevistas em profundidade. As entrevistas com egressos, professores e gestores nos trouxeram fatos de grande relevância e possibilitaram-nos conhecer um pouco mais sobre o tecnólogo, bem como sobre o intrigante universo da educação superior tecnológica. Os resultados obtidos com a análise do nosso campo constituem um material riquíssimo, a ser explorado com toda minúcia por uma quantidade incomensurável de outras pesquisas, afinal, pouco se sabe sobre o tecnólogo e o curso que o certifica como tal. Nossa contribuição foi analisar se o diploma obtido com a conclusão do curso superior de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) alterou de alguma forma a situação de trabalho dos egressos formados pela instituição. Esperamos que este trabalho possa inspirar outros pesquisadores a estudar o tema da Educação Superior Tecnológica, também almejamos com esta pesquisa dar nossa pequena contribuição no que tange ao estudo do tema. Diferentemente da realidade de outros países como Alemanha, França, Inglaterra e Estados Unidos, o tema "educação Superior Tecnológico", praticamente, ainda não é estudado no Brasil. A falta de referencial teórico foi sentida, e em alguns momentos, essa falta foi crucial. Felizmente, a educação profissional como grande área é amplamente estudada e autores como CUNHA (2005; 2007), PETEROSSI (1979), MOTOYAMA (1995), DETREGIACCHI (2012) E ROCHA (2012), além de BRAVERMAN (1977), GORZ (2005) e MARX (2013)Abstract: Our objective in this research was to analyze if the diploma obtained with the conclusion of the superior course of technology of the State of São Paulo (FATEC) altered in some way the work situation of graduates formed by the institution, more specifically the technologists trained in FATEC of the city of Mococa. The technologist is the one who completed a technology course, which in Brazil has legal equivalence to the bachelor degree and the graduation, two other forms of course that after completing confer a diploma of a higher level. A higher education diploma is credited - especially when we refer to students, who come from the working class and who, in the great majority of cases, work and study - a great social burden. To the diploma are credited conditions to promote socioeconomic rise, and understanding the importance of this, especially for our object of research, we use theorists as Pierre Bourdieu, to approach the issues related to the social weight of the diploma, especially with regard to the condition to become a symbol of the acquisition of a cultural capital or an addition to what already exists, that is, it was inherited. But, does the diploma of technologist carry this condition? Has this interfered in any way with the working conditions of FATEC Mococa graduates? To try to elucidate this question we did extensive fieldwork, which was divided into two stages of data collection - first by means of a survey, with which we obtained important statistical data; the second, conducting in-depth interviews. Interviews with graduates, teachers and managers brought us facts of great relevance and made it possible for us to know a little more about the technologist, as well as about the intriguing universe of technological higher education. The results obtained with the analysis of our field constitute a very rich material, to be explored in detail by an immeasurable amount of other research, after all, little is known about the technologist and the course that certifies it as such. Our contribution was to analyze if the diploma obtained with the conclusion of the course of Technology of the State of São Paulo (FATEC) changed in some way the work situation of graduates graduated by the institution. We hope that this work may inspire other researchers to study the topic of Higher Education Technological, we also aim with this research to make our small contribution to the study of the subject. Unlike the reality of other countries such as Germany, France, England and the United States, the subject "Higher Education Technological", practically, is not yet studied in Brazil. The lack of theoretical reference was felt, and at times, this lack was crucial. Fortunately, professional education as a large area is widely studied and authors such as Cantar (2005; 2007), Peterosi (1979), MOTOYAMA (1995), DETREGIACCHI (2012) AND ROCHA (2012), BRAVERMAN (1977), GORZ 2005) and MARX (2013)MestradoEducaçãoMestra em EducaçãoCAPES1647709[s.n.]Leite, Márcia de Paula, 1948-Lima Filho, Paulo Alves deCampos, Fábio Antonio deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVicente, Zuleica Cristina Mizael, 1980-20182018-10-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (143 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634839VICENTE, Zuleica Cristina Mizael. O curso superior de tecnologia tem condições de promover ascensão socioeconômica?: o caso da FATEC Mococa. 2018. 1 recurso online (143 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634839. 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