Uma abordagem exata para o problema de roteamento de veículos capacitados com restrições bidimensionais de carregamento

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Azevedo, Bruno Luis Pires de, 1977-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612878
Resumo: Orientador: Flávio Keidi Miyazawa
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spelling Uma abordagem exata para o problema de roteamento de veículos capacitados com restrições bidimensionais de carregamentoAn exact approach for the capacitated vehicle routing problem with two-dimensional loading constraintsOtimização combinatóriaProblema de roteamento de veículosAlgoritmosCombinatorial optimizationVehicle routing problemAlgorithmsOrientador: Flávio Keidi MiyazawaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ComputaçãoResumo: Nesta dissertação apresentamos um algoritmo exato para o Problema de Roteamento de Veículos Capacitados com Restrições Bidimensionais. Este combina o problema de carregar um conjunto de itens bidimensionais em veículos com o problema de minimizar o custo total de transporte. Existem várias aplicações práticas para este problema, dado que em muitas situações os itens não podem ser empilhados por diversas razões. Propomos um algoritmo exato baseado em uma abordagem branch-and-cut. Sete desigualdades válidas para o Problema de Roteamento de Veículos Capacitados foram adaptadas e utilizadas. As restrições de empacotamento são garantidas através de um algoritmo exato. Também apresentamos uma nova heurística de empacotamento bidimensional. Exploramos duas variantes do problema, as versões seqüencial e irrestrita. Para ambos os casos, consideramos os itens possuirem orientação fixa. Efetuamos testes computacionais e comparamos os resultados obtidos com a abordagem exata, para o caso seqüencial, apresentada por Iori, Salazar-González e Vigo. Observamos resultados satisfatórios e nove instâncias da literatura foram resolvidas à otimalidade pela primeira vez. Como o caso irrestrito ainda não havia sido abordado de modo exato, apresentamos também as soluções de cinqüenta instâncias nunca resolvidas à otimalidadeAbstract: We present an exact algorithm for the Vehicle Routing Problem with Two-dimensional Loading Constraints. This problem combines the problems of loading vehicles with two-dimensional items and minimizing transportation costs. It has many practical applications, since in many cases items can not be stacked on top of each other. We propose an exact algorithmbased on a branch-and-cut approach. Seven valid inequalities for the the Capacitated Vehicle Routing Problems were modified and used. The packing constraints are imposed by an exact algorithm. We also present a new heuristic for two-dimensional packing. We explored two variants of the problem, the sequential and the unrestricted cases. For both variants we assume the items to have fixed orientation. We performed computational tests and compared the results with the exact approach by Iori, Salazar-González and Vigo for the sequential case. We found the results to be satisfactory and nine instances from the literature were solved to optimality for the first time. Since the unrestricted case haven't been tested so far by an exact algorithm, we also present the solutions for fifty instances never solved to optimality beforeMestradoTeoria da ComputaçãoMestre em Ciência da Computação[s.n.]Miyazawa, Flávio Keidi, 1970-Lee, OrlandoLongo, Humberto JoseUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAzevedo, Bruno Luis Pires de, 1977-2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf71 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612878AZEVEDO, Bruno Luis Pires de. Uma abordagem exata para o problema de roteamento de veículos capacitados com restrições bidimensionais de carregamento. 2009. 71 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612878. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/773938porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:59:00Zoai::773938Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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