Uma abordagem exata para o problema de roteamento de veículos capacitados com restrições bidimensionais de carregamento
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612878 |
Resumo: | Orientador: Flávio Keidi Miyazawa |
id |
UNICAMP-30_f2d2f0aaba2a6020eac85a431ec1ee01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::773938 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma abordagem exata para o problema de roteamento de veículos capacitados com restrições bidimensionais de carregamentoAn exact approach for the capacitated vehicle routing problem with two-dimensional loading constraintsOtimização combinatóriaProblema de roteamento de veículosAlgoritmosCombinatorial optimizationVehicle routing problemAlgorithmsOrientador: Flávio Keidi MiyazawaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ComputaçãoResumo: Nesta dissertação apresentamos um algoritmo exato para o Problema de Roteamento de Veículos Capacitados com Restrições Bidimensionais. Este combina o problema de carregar um conjunto de itens bidimensionais em veículos com o problema de minimizar o custo total de transporte. Existem várias aplicações práticas para este problema, dado que em muitas situações os itens não podem ser empilhados por diversas razões. Propomos um algoritmo exato baseado em uma abordagem branch-and-cut. Sete desigualdades válidas para o Problema de Roteamento de Veículos Capacitados foram adaptadas e utilizadas. As restrições de empacotamento são garantidas através de um algoritmo exato. Também apresentamos uma nova heurística de empacotamento bidimensional. Exploramos duas variantes do problema, as versões seqüencial e irrestrita. Para ambos os casos, consideramos os itens possuirem orientação fixa. Efetuamos testes computacionais e comparamos os resultados obtidos com a abordagem exata, para o caso seqüencial, apresentada por Iori, Salazar-González e Vigo. Observamos resultados satisfatórios e nove instâncias da literatura foram resolvidas à otimalidade pela primeira vez. Como o caso irrestrito ainda não havia sido abordado de modo exato, apresentamos também as soluções de cinqüenta instâncias nunca resolvidas à otimalidadeAbstract: We present an exact algorithm for the Vehicle Routing Problem with Two-dimensional Loading Constraints. This problem combines the problems of loading vehicles with two-dimensional items and minimizing transportation costs. It has many practical applications, since in many cases items can not be stacked on top of each other. We propose an exact algorithmbased on a branch-and-cut approach. Seven valid inequalities for the the Capacitated Vehicle Routing Problems were modified and used. The packing constraints are imposed by an exact algorithm. We also present a new heuristic for two-dimensional packing. We explored two variants of the problem, the sequential and the unrestricted cases. For both variants we assume the items to have fixed orientation. We performed computational tests and compared the results with the exact approach by Iori, Salazar-González and Vigo for the sequential case. We found the results to be satisfactory and nine instances from the literature were solved to optimality for the first time. Since the unrestricted case haven't been tested so far by an exact algorithm, we also present the solutions for fifty instances never solved to optimality beforeMestradoTeoria da ComputaçãoMestre em Ciência da Computação[s.n.]Miyazawa, Flávio Keidi, 1970-Lee, OrlandoLongo, Humberto JoseUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAzevedo, Bruno Luis Pires de, 1977-2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf71 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612878AZEVEDO, Bruno Luis Pires de. Uma abordagem exata para o problema de roteamento de veículos capacitados com restrições bidimensionais de carregamento. 2009. 71 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612878. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/773938porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:59:00Zoai::773938Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem exata para o problema de roteamento de veículos capacitados com restrições bidimensionais de carregamento An exact approach for the capacitated vehicle routing problem with two-dimensional loading constraints |
title |
Uma abordagem exata para o problema de roteamento de veículos capacitados com restrições bidimensionais de carregamento |
spellingShingle |
Uma abordagem exata para o problema de roteamento de veículos capacitados com restrições bidimensionais de carregamento Azevedo, Bruno Luis Pires de, 1977- Otimização combinatória Problema de roteamento de veículos Algoritmos Combinatorial optimization Vehicle routing problem Algorithms |
title_short |
Uma abordagem exata para o problema de roteamento de veículos capacitados com restrições bidimensionais de carregamento |
title_full |
Uma abordagem exata para o problema de roteamento de veículos capacitados com restrições bidimensionais de carregamento |
title_fullStr |
Uma abordagem exata para o problema de roteamento de veículos capacitados com restrições bidimensionais de carregamento |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem exata para o problema de roteamento de veículos capacitados com restrições bidimensionais de carregamento |
title_sort |
Uma abordagem exata para o problema de roteamento de veículos capacitados com restrições bidimensionais de carregamento |
author |
Azevedo, Bruno Luis Pires de, 1977- |
author_facet |
Azevedo, Bruno Luis Pires de, 1977- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miyazawa, Flávio Keidi, 1970- Lee, Orlando Longo, Humberto Jose Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Bruno Luis Pires de, 1977- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Otimização combinatória Problema de roteamento de veículos Algoritmos Combinatorial optimization Vehicle routing problem Algorithms |
topic |
Otimização combinatória Problema de roteamento de veículos Algoritmos Combinatorial optimization Vehicle routing problem Algorithms |
description |
Orientador: Flávio Keidi Miyazawa |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612878 AZEVEDO, Bruno Luis Pires de. Uma abordagem exata para o problema de roteamento de veículos capacitados com restrições bidimensionais de carregamento. 2009. 71 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612878. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612878 |
identifier_str_mv |
AZEVEDO, Bruno Luis Pires de. Uma abordagem exata para o problema de roteamento de veículos capacitados com restrições bidimensionais de carregamento. 2009. 71 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612878. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/773938 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 71 f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189833867788288 |