A construção do ídolo pop em programas de reality show musical : sobre o The Voice Brasil
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637474 |
Resumo: | Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva |
id |
UNICAMP-30_f466be6afd2cc9edc7a74aa118bb6eab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1094684 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção do ídolo pop em programas de reality show musical : sobre o The Voice BrasilThe making of pop idol in music reality show programs : about The Voice Brazil programThe Voice Brasil (Programa de televisão)Indústria culturalIndústria - FonográficaMúsica popularReality shows (Programas de televisão)The Voice Brazil (Television programs)Cultural industryMusic industryPopular musicReality shows (Television programs)Orientador: José Eduardo Ribeiro de PaivaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Esta pesquisa tem o objetivo de compreender a construção do ídolo musical moderno em programas de reality show musical. Como se configuram as estratégias de seleção, idealização, e promoção deste no imaginário popular a partir da visibilidade e audiência televisiva. Nesse sentido, é importante salientar que analisaremos os reality shows nacionais, com foco no estudo do reality The Voice Brasil, pelo formato diferenciado de apresentação dos artistas em relação às demais atrações. Aliado a isso, analisaremos, também, a conformação de certa tendência da televisão, que seria atender a algumas lógicas: a da própria mídia televisiva, a hibridização com a virtualidade da internet e redes sociais, e à lógica da indústria da música, percebendo as possíveis tensões que possam vir a existir na difusão de imagens e sons para um público consumidor, ouvinte, e que tem poder de veto e definição dos que seguirão no programa, e do vencedor da atraçãoAbstract: This research aims to understand the construction of the modern musical idol in music reality show programs. How are the strategies of selection, idealization, and promotion of this in the popular imagination from the visibility and television audience. In this sense, it is important to note that we will analyze the national reality shows, focusing on the study of reality The Voice Brazil, by the different presentation format of the artists in relation to the other attractions. Allied to this, we will also analyze the conformation of a certain tendency of television, which would be to attend to some logics: that of the television media itself, the hybridization with the virtuality of the internet and social networks, and the logic of the music industry, perceiving the possible tensions that may exist in the diffusion of images and sounds to a consumer audience, listener, and that has the power of veto and definition of those who will follow in the program, and the winner of the attractionDoutoradoCiências SociaisDoutor em Ciências SociaisCAPES[s.n.]Paiva, José Eduardo Ribeiro de, 1959-Morelli, Rita de Cássia LahozDias, Marcia TostaZan, José RobertoAdami, AntonioUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Anderson Eslie Leite de, 1984-20192019-07-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (138 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637474OLIVEIRA, Anderson Eslie Leite de. A construção do ídolo pop em programas de reality show musical: sobre o The Voice Brasil. 2019. 1 recurso online (138 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637474. Acesso em: 26 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1094684Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T12:26:49Zoai::1094684Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-11-08T12:26:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção do ídolo pop em programas de reality show musical : sobre o The Voice Brasil The making of pop idol in music reality show programs : about The Voice Brazil program |
title |
A construção do ídolo pop em programas de reality show musical : sobre o The Voice Brasil |
spellingShingle |
A construção do ídolo pop em programas de reality show musical : sobre o The Voice Brasil Oliveira, Anderson Eslie Leite de, 1984- The Voice Brasil (Programa de televisão) Indústria cultural Indústria - Fonográfica Música popular Reality shows (Programas de televisão) The Voice Brazil (Television programs) Cultural industry Music industry Popular music Reality shows (Television programs) |
title_short |
A construção do ídolo pop em programas de reality show musical : sobre o The Voice Brasil |
title_full |
A construção do ídolo pop em programas de reality show musical : sobre o The Voice Brasil |
title_fullStr |
A construção do ídolo pop em programas de reality show musical : sobre o The Voice Brasil |
title_full_unstemmed |
A construção do ídolo pop em programas de reality show musical : sobre o The Voice Brasil |
title_sort |
A construção do ídolo pop em programas de reality show musical : sobre o The Voice Brasil |
author |
Oliveira, Anderson Eslie Leite de, 1984- |
author_facet |
Oliveira, Anderson Eslie Leite de, 1984- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paiva, José Eduardo Ribeiro de, 1959- Morelli, Rita de Cássia Lahoz Dias, Marcia Tosta Zan, José Roberto Adami, Antonio Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Anderson Eslie Leite de, 1984- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
The Voice Brasil (Programa de televisão) Indústria cultural Indústria - Fonográfica Música popular Reality shows (Programas de televisão) The Voice Brazil (Television programs) Cultural industry Music industry Popular music Reality shows (Television programs) |
topic |
The Voice Brasil (Programa de televisão) Indústria cultural Indústria - Fonográfica Música popular Reality shows (Programas de televisão) The Voice Brazil (Television programs) Cultural industry Music industry Popular music Reality shows (Television programs) |
description |
Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-07-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637474 OLIVEIRA, Anderson Eslie Leite de. A construção do ídolo pop em programas de reality show musical: sobre o The Voice Brasil. 2019. 1 recurso online (138 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637474. Acesso em: 26 abr. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637474 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Anderson Eslie Leite de. A construção do ídolo pop em programas de reality show musical: sobre o The Voice Brasil. 2019. 1 recurso online (138 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637474. Acesso em: 26 abr. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1094684 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (138 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1797405514068393984 |