A construção do ídolo pop em programas de reality show musical : sobre o The Voice Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Oliveira, Anderson Eslie Leite de, 1984-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637474
Resumo: Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva
id UNICAMP-30_f466be6afd2cc9edc7a74aa118bb6eab
oai_identifier_str oai::1094684
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A construção do ídolo pop em programas de reality show musical : sobre o The Voice BrasilThe making of pop idol in music reality show programs : about The Voice Brazil programThe Voice Brasil (Programa de televisão)Indústria culturalIndústria - FonográficaMúsica popularReality shows (Programas de televisão)The Voice Brazil (Television programs)Cultural industryMusic industryPopular musicReality shows (Television programs)Orientador: José Eduardo Ribeiro de PaivaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Esta pesquisa tem o objetivo de compreender a construção do ídolo musical moderno em programas de reality show musical. Como se configuram as estratégias de seleção, idealização, e promoção deste no imaginário popular a partir da visibilidade e audiência televisiva. Nesse sentido, é importante salientar que analisaremos os reality shows nacionais, com foco no estudo do reality The Voice Brasil, pelo formato diferenciado de apresentação dos artistas em relação às demais atrações. Aliado a isso, analisaremos, também, a conformação de certa tendência da televisão, que seria atender a algumas lógicas: a da própria mídia televisiva, a hibridização com a virtualidade da internet e redes sociais, e à lógica da indústria da música, percebendo as possíveis tensões que possam vir a existir na difusão de imagens e sons para um público consumidor, ouvinte, e que tem poder de veto e definição dos que seguirão no programa, e do vencedor da atraçãoAbstract: This research aims to understand the construction of the modern musical idol in music reality show programs. How are the strategies of selection, idealization, and promotion of this in the popular imagination from the visibility and television audience. In this sense, it is important to note that we will analyze the national reality shows, focusing on the study of reality The Voice Brazil, by the different presentation format of the artists in relation to the other attractions. Allied to this, we will also analyze the conformation of a certain tendency of television, which would be to attend to some logics: that of the television media itself, the hybridization with the virtuality of the internet and social networks, and the logic of the music industry, perceiving the possible tensions that may exist in the diffusion of images and sounds to a consumer audience, listener, and that has the power of veto and definition of those who will follow in the program, and the winner of the attractionDoutoradoCiências SociaisDoutor em Ciências SociaisCAPES[s.n.]Paiva, José Eduardo Ribeiro de, 1959-Morelli, Rita de Cássia LahozDias, Marcia TostaZan, José RobertoAdami, AntonioUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Anderson Eslie Leite de, 1984-20192019-07-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (138 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637474OLIVEIRA, Anderson Eslie Leite de. A construção do ídolo pop em programas de reality show musical: sobre o The Voice Brasil. 2019. 1 recurso online (138 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637474. Acesso em: 26 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1094684Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T12:26:49Zoai::1094684Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-11-08T12:26:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do ídolo pop em programas de reality show musical : sobre o The Voice Brasil
The making of pop idol in music reality show programs : about The Voice Brazil program
title A construção do ídolo pop em programas de reality show musical : sobre o The Voice Brasil
spellingShingle A construção do ídolo pop em programas de reality show musical : sobre o The Voice Brasil
Oliveira, Anderson Eslie Leite de, 1984-
The Voice Brasil (Programa de televisão)
Indústria cultural
Indústria - Fonográfica
Música popular
Reality shows (Programas de televisão)
The Voice Brazil (Television programs)
Cultural industry
Music industry
Popular music
Reality shows (Television programs)
title_short A construção do ídolo pop em programas de reality show musical : sobre o The Voice Brasil
title_full A construção do ídolo pop em programas de reality show musical : sobre o The Voice Brasil
title_fullStr A construção do ídolo pop em programas de reality show musical : sobre o The Voice Brasil
title_full_unstemmed A construção do ídolo pop em programas de reality show musical : sobre o The Voice Brasil
title_sort A construção do ídolo pop em programas de reality show musical : sobre o The Voice Brasil
author Oliveira, Anderson Eslie Leite de, 1984-
author_facet Oliveira, Anderson Eslie Leite de, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paiva, José Eduardo Ribeiro de, 1959-
Morelli, Rita de Cássia Lahoz
Dias, Marcia Tosta
Zan, José Roberto
Adami, Antonio
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Anderson Eslie Leite de, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv The Voice Brasil (Programa de televisão)
Indústria cultural
Indústria - Fonográfica
Música popular
Reality shows (Programas de televisão)
The Voice Brazil (Television programs)
Cultural industry
Music industry
Popular music
Reality shows (Television programs)
topic The Voice Brasil (Programa de televisão)
Indústria cultural
Indústria - Fonográfica
Música popular
Reality shows (Programas de televisão)
The Voice Brazil (Television programs)
Cultural industry
Music industry
Popular music
Reality shows (Television programs)
description Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-07-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637474
OLIVEIRA, Anderson Eslie Leite de. A construção do ídolo pop em programas de reality show musical: sobre o The Voice Brasil. 2019. 1 recurso online (138 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637474. Acesso em: 26 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637474
identifier_str_mv OLIVEIRA, Anderson Eslie Leite de. A construção do ídolo pop em programas de reality show musical: sobre o The Voice Brasil. 2019. 1 recurso online (138 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637474. Acesso em: 26 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1094684
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (138 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405514068393984