"Eu seguro sua mão na minha para fazermos juntos o que eu não posso fazer sozinha" : narrativa e reflexões da experiência de uma professora no trabalho pedagógico construído em diálogo com seus alunos e alunas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Buciano, Maria Fernanda Pereira, 1978-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618161
Resumo: Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado
id UNICAMP-30_f9abfbfb96f429f74d7b1b000cef8735
oai_identifier_str oai::868605
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling "Eu seguro sua mão na minha para fazermos juntos o que eu não posso fazer sozinha" : narrativa e reflexões da experiência de uma professora no trabalho pedagógico construído em diálogo com seus alunos e alunas"I hold your hand in mine to do together what I can nort do alone" : narrative and reflections on the experience of a teacher in pedagogical work constructed in dialogue with their studentsAlfabetizaçãoEducação popularCotidiano escolarFormação de professoresNarrativasLiteracyPopular educationEveryday school lifeTeachers educationNarrativesOrientador: Guilherme do Val Toledo PradoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho constitui-se na narrativa produzida por uma professora que pesquisa a própria prática pedagógica. Focando a análise dos materiais produzidos no trabalho docente de três anos consecutivos com praticamente o mesmo grupo de crianças, a professora-pesquisadora produz reflexões acerca da experiência vivida em diálogo com seus alunos e alunas dos anos iniciais do ensino fundamental. Princípios do campo da Educação Popular alimentam a análise que busca compreender os sentidos produzidos nas escolhas da professora que almeja a realização de um trabalho que considere os sujeitos envolvidos como coautores do mesmo. Em diálogo com Benjamin, Larossa, Geraldi e Prado a professora compreende experiências como acontecimentos que transformam os envolvidos e a maneira como se relacionam consigo, com o outro e com o conhecimento, proporcionando lições que ensinam sobre a complexidade do cotidiano escolar, analisado e narrado na perspectiva da organização do tempo e do trabalho. Fundamentalmente com Freire, Brandão, Sampaio, Esteban, Garcia, Geraldi, Pistrak e Freinet coloca a análise da prática pedagógica sob a perspectiva dialógica, em relação estreita com a vida dos sujeitos implicados no processo. O percurso da pesquisa é narrado durante o texto que respeita a ordem cronológica dos acontecimentos no período em que esta se realiza. O lugar onde a investigação é fundada marca o olhar para a escola neste trabalho: turma de alfabetização, em uma escola pública na periferia de Campinas, entre os anos de 2008 a 2010. Lugar de desafios e apostas no sentido de oferecer educação de qualidade às crianças, jovens e adultos em grande parte oriundos de famílias que experimentam o fracasso escolar há gerações. A pesquisa promove processo de sistematização e aprofundamento de elaborações a respeito do planejamento do trabalho pedagógico em diálogo com conceitos que contextualizam práticas no âmbito político.Abstract: This work constitutes the narrative produced by a teacher who research their own teaching practice. Focusing on the analysis of teaching materials produced in three consecutive years with virtually the same group of children the teacher-researcher produces reflections on the experience in dialogue with their students of the early years of elementary school. Assumptions of the field of Popular Education feed analysis that seeks to understand the meanings produced in the choices of the teacher who aims to carry out a work that considers the individuals involved as co-authors of the same. In dialogue with Benjamin, Larossa, Geraldi, Prado and the teacher understands experiences as events that transformed the involved, and how you relate with each other and with the knowledge, providing lessons that teach about the complexity of school life, analyzed and narrated from the perspective of the organization of time and work. Fundamentally with Freire, Brandão, Sampaio, Esteban, Garcia, Geraldi, Freinet and Pistrak poses the analysis of teaching practice from the perspective of dialogical, In close relationship with the life of the subjects involved in the process. The course of the study is reported in the text concerning the chronological order of eventsin the period in which this takes place. The place where the inquiry is made the brand look at the school in this work: literacy class in a public school on the periphery of Campinas, between the years 2008 to 2010. Place bets and challenges in order to provide quality education to children, youth and adults largely from families who experience school failure for generations. The research process of systematization and promotes further elaborations about theplanning of the educational work in dialogue with concepts in context in the political practices.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-Geraldi, Corinta Maria GrisoliaAraújo, Mairce da SilvaGalzerani, Maria Carolina BovérioCunha, Renata Cristina Oliveira BarricheloUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBuciano, Maria Fernanda Pereira, 1978-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf application/x-compressed311 p. : il. ; 1 CD-ROM.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618161BUCIANO, Maria Fernanda Pereira. "Eu seguro sua mão na minha para fazermos juntos o que eu não posso fazer sozinha": narrativa e reflexões da experiência de uma professora no trabalho pedagógico construído em diálogo com seus alunos e alunas. 2012. 311 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618161. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/868605https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/868605porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T10:52:35Zoai::868605Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-02-27T10:52:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv "Eu seguro sua mão na minha para fazermos juntos o que eu não posso fazer sozinha" : narrativa e reflexões da experiência de uma professora no trabalho pedagógico construído em diálogo com seus alunos e alunas
"I hold your hand in mine to do together what I can nort do alone" : narrative and reflections on the experience of a teacher in pedagogical work constructed in dialogue with their students
title "Eu seguro sua mão na minha para fazermos juntos o que eu não posso fazer sozinha" : narrativa e reflexões da experiência de uma professora no trabalho pedagógico construído em diálogo com seus alunos e alunas
spellingShingle "Eu seguro sua mão na minha para fazermos juntos o que eu não posso fazer sozinha" : narrativa e reflexões da experiência de uma professora no trabalho pedagógico construído em diálogo com seus alunos e alunas
Buciano, Maria Fernanda Pereira, 1978-
Alfabetização
Educação popular
Cotidiano escolar
Formação de professores
Narrativas
Literacy
Popular education
Everyday school life
Teachers education
Narratives
title_short "Eu seguro sua mão na minha para fazermos juntos o que eu não posso fazer sozinha" : narrativa e reflexões da experiência de uma professora no trabalho pedagógico construído em diálogo com seus alunos e alunas
title_full "Eu seguro sua mão na minha para fazermos juntos o que eu não posso fazer sozinha" : narrativa e reflexões da experiência de uma professora no trabalho pedagógico construído em diálogo com seus alunos e alunas
title_fullStr "Eu seguro sua mão na minha para fazermos juntos o que eu não posso fazer sozinha" : narrativa e reflexões da experiência de uma professora no trabalho pedagógico construído em diálogo com seus alunos e alunas
title_full_unstemmed "Eu seguro sua mão na minha para fazermos juntos o que eu não posso fazer sozinha" : narrativa e reflexões da experiência de uma professora no trabalho pedagógico construído em diálogo com seus alunos e alunas
title_sort "Eu seguro sua mão na minha para fazermos juntos o que eu não posso fazer sozinha" : narrativa e reflexões da experiência de uma professora no trabalho pedagógico construído em diálogo com seus alunos e alunas
author Buciano, Maria Fernanda Pereira, 1978-
author_facet Buciano, Maria Fernanda Pereira, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Geraldi, Corinta Maria Grisolia
Araújo, Mairce da Silva
Galzerani, Maria Carolina Bovério
Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Buciano, Maria Fernanda Pereira, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Educação popular
Cotidiano escolar
Formação de professores
Narrativas
Literacy
Popular education
Everyday school life
Teachers education
Narratives
topic Alfabetização
Educação popular
Cotidiano escolar
Formação de professores
Narrativas
Literacy
Popular education
Everyday school life
Teachers education
Narratives
description Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618161
BUCIANO, Maria Fernanda Pereira. "Eu seguro sua mão na minha para fazermos juntos o que eu não posso fazer sozinha": narrativa e reflexões da experiência de uma professora no trabalho pedagógico construído em diálogo com seus alunos e alunas. 2012. 311 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618161. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618161
identifier_str_mv BUCIANO, Maria Fernanda Pereira. "Eu seguro sua mão na minha para fazermos juntos o que eu não posso fazer sozinha": narrativa e reflexões da experiência de uma professora no trabalho pedagógico construído em diálogo com seus alunos e alunas. 2012. 311 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618161. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/868605
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/868605
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf application/x-compressed
311 p. : il. ; 1 CD-ROM.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189861301682176