A linguagem da TV na escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Ruberti, Isabela
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599021
Resumo: Orientador: Sergio Ferreira do Amaral
id UNICAMP-30_fb07254e52a3c841ed3b75080e97abab
oai_identifier_str oai::329287
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A linguagem da TV na escolaThe television language at schoolEducaçãoComunicaçãoTelevisãoLinguagemEscolasEducationCommunicationTelevisionLanguage and languagesSchoolsOrientador: Sergio Ferreira do AmaralDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Diante do impacto das tecnologias de informação e comunicação em todos os setores das atividades humanas, torna-se cada vez mais urgente que a escola preocupe-se em analisar os seus efeitos para promover de forma permanente uma educação para mídia. Este estudo trata de educação, comunicação, televisão e escola. O trabalho de pesquisa realizado com duas turmas de 4a série do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Sérgio Pereira Porto, teve como principal objeto de estudo duas questões básicas: a introdução da linguagem da televisão na escola e a produção de mídia pelas crianças. Os alunos tiveram a chance de trabalhar em conjunto através da pedagogia do diálogo de Paulo Freire. Por fim, aprenderam a produzir e editar um audiovisual. O uso da linguagem da televisão transformou o cotidiano da sala de aula, possibilitando novas formas de aprendizagem e ensino. A análise crítica da televisão a partir do seu manuseio resultou em uma mudança de atitude frente a esse meio e melhorou a participação infantil.Abstract: In view of the information and communication technologies in all sectors of the human activities it becomes more and more urgent that the school concerns itself with the analysis of their effects to promote in a permanent way an education for midia. This study is about education, communication, television and school. The research assignment carried out with two groups from the fourth year of elementary school of Sergio Pereira Porto public school had as main purpose of study two basic matters: The introduction of the television language at school and the outputing of media by the children. The students had the chance of working together through the Paulo Freire dialogue education. Eventually they learned how to produce and to edit an audiovisual. The use of TV language changed the classroom routine enabling new ways of learning and teaching. The critical analysis of the television from its handling resulted in a change of attitude before this means of communication and it improved the children's participation.MestradoEducação, Ciência e TecnologiaMestre em Educação[s.n.]Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRuberti, Isabela20042004-06-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf163p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599021RUBERTI, Isabela. A linguagem da TV na escola. 2004. 163p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599021. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/329287porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T10:40:01Zoai::329287Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T10:40:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A linguagem da TV na escola
The television language at school
title A linguagem da TV na escola
spellingShingle A linguagem da TV na escola
Ruberti, Isabela
Educação
Comunicação
Televisão
Linguagem
Escolas
Education
Communication
Television
Language and languages
Schools
title_short A linguagem da TV na escola
title_full A linguagem da TV na escola
title_fullStr A linguagem da TV na escola
title_full_unstemmed A linguagem da TV na escola
title_sort A linguagem da TV na escola
author Ruberti, Isabela
author_facet Ruberti, Isabela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruberti, Isabela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Comunicação
Televisão
Linguagem
Escolas
Education
Communication
Television
Language and languages
Schools
topic Educação
Comunicação
Televisão
Linguagem
Escolas
Education
Communication
Television
Language and languages
Schools
description Orientador: Sergio Ferreira do Amaral
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-06-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599021
RUBERTI, Isabela. A linguagem da TV na escola. 2004. 163p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599021. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599021
identifier_str_mv RUBERTI, Isabela. A linguagem da TV na escola. 2004. 163p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599021. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/329287
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
163p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139828829257728