Historias para professoras : um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de historias de não sucesso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Dias, Ana Celia Elero
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601086
Resumo: Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana
id UNICAMP-30_fd3ed17a74d57c636e0d248c3ef31ca8
oai_identifier_str oai::352016
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Historias para professoras : um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de historias de não sucessoFormação de professoresRepetênciaSemióticaDiálogosTeacher trainingRepetitionOrientador: Roseli Aparecida Cação FontanaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoResumo: Neste trabalho, busquei realizar uma pesquisa que me permitisse apreender como se dá a mediação do professor nos processos que se consolidam em histórias de não sucesso. Para isso, utilizei-me de registros efetuados por mim durante meu trabalho na escola. Assim, encontro-me nos episódios das situações narradas, e me transformo no foco da pesquisa, o que confere toda uma especificidade às análises desses casos. Neste processo de análise, interpreto as situações registradas em seus aspectos empíricos e conceituais com o apoio das categorias centrais do quadro teórico assumido: mediação semiótica e dialogia. Considero relevante a opção por esse tema de investigação já que, cada vez mais, tem-se delegado ao professor a responsabilidade pelo sucesso ou insucesso escolar do aluno, deixando secundarizados a responsabilidade, nas histórias de insucesso dos sujeitos, fatores como, por exemplo, a ineficiência das políticas públicas em Educação e dos trabalhos acadêmicos que ficam restritos a leituras realizadas no âmbito das universidadesAbstract: In the present study I aimed a research that would allowed me to understand how the teaching mediation occurs regarding non-successful experiences. For that, I have adopted registers accomplished by me during my work at the school. Therefore, I am involved in the situations described, becoming too the focus of the research, which confers a whole specificity to the analysis of these cases. In the present process of analysis, I describe the situations registered in its empirical and conceptual aspects, with the support of the methodology adopted: semiotic and dialogical mediation. The choice for the present subject it is very important considering the increasing responsibility attributed to the teachers regarding the success or failure of the students, leaving to a second plane the inefficiency of the public policies for education, and the academic production, which is mostly restrict to the university limitsMestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Fontana, Roseli Aparecida Cação, 1952-Guedes-Pinto, Ana LúciaCruz, Maria NazareAlmeida, Maria José Pereira Monteiro deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDias, Ana Celia Elero20042005-08-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601086DIAS, Ana Celia Elero. Historias para professoras: um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de historias de não sucesso. 2004. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601086. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/352016porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:18:59Zoai::352016Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:18:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Historias para professoras : um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de historias de não sucesso
title Historias para professoras : um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de historias de não sucesso
spellingShingle Historias para professoras : um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de historias de não sucesso
Dias, Ana Celia Elero
Formação de professores
Repetência
Semiótica
Diálogos
Teacher training
Repetition
title_short Historias para professoras : um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de historias de não sucesso
title_full Historias para professoras : um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de historias de não sucesso
title_fullStr Historias para professoras : um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de historias de não sucesso
title_full_unstemmed Historias para professoras : um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de historias de não sucesso
title_sort Historias para professoras : um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de historias de não sucesso
author Dias, Ana Celia Elero
author_facet Dias, Ana Celia Elero
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fontana, Roseli Aparecida Cação, 1952-
Guedes-Pinto, Ana Lúcia
Cruz, Maria Nazare
Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Ana Celia Elero
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Repetência
Semiótica
Diálogos
Teacher training
Repetition
topic Formação de professores
Repetência
Semiótica
Diálogos
Teacher training
Repetition
description Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2005-08-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601086
DIAS, Ana Celia Elero. Historias para professoras: um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de historias de não sucesso. 2004. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601086. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
DIAS, Ana Celia Elero. Historias para professoras: um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de historias de não sucesso. 2004. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601086. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/352016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189765377949696