Historias para professoras : um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de historias de não sucesso
Ano de defesa: | 2004 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601086 |
Resumo: | Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana |
id |
UNICAMP-30_fd3ed17a74d57c636e0d248c3ef31ca8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::352016 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Historias para professoras : um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de historias de não sucessoFormação de professoresRepetênciaSemióticaDiálogosTeacher trainingRepetitionOrientador: Roseli Aparecida Cação FontanaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoResumo: Neste trabalho, busquei realizar uma pesquisa que me permitisse apreender como se dá a mediação do professor nos processos que se consolidam em histórias de não sucesso. Para isso, utilizei-me de registros efetuados por mim durante meu trabalho na escola. Assim, encontro-me nos episódios das situações narradas, e me transformo no foco da pesquisa, o que confere toda uma especificidade às análises desses casos. Neste processo de análise, interpreto as situações registradas em seus aspectos empíricos e conceituais com o apoio das categorias centrais do quadro teórico assumido: mediação semiótica e dialogia. Considero relevante a opção por esse tema de investigação já que, cada vez mais, tem-se delegado ao professor a responsabilidade pelo sucesso ou insucesso escolar do aluno, deixando secundarizados a responsabilidade, nas histórias de insucesso dos sujeitos, fatores como, por exemplo, a ineficiência das políticas públicas em Educação e dos trabalhos acadêmicos que ficam restritos a leituras realizadas no âmbito das universidadesAbstract: In the present study I aimed a research that would allowed me to understand how the teaching mediation occurs regarding non-successful experiences. For that, I have adopted registers accomplished by me during my work at the school. Therefore, I am involved in the situations described, becoming too the focus of the research, which confers a whole specificity to the analysis of these cases. In the present process of analysis, I describe the situations registered in its empirical and conceptual aspects, with the support of the methodology adopted: semiotic and dialogical mediation. The choice for the present subject it is very important considering the increasing responsibility attributed to the teachers regarding the success or failure of the students, leaving to a second plane the inefficiency of the public policies for education, and the academic production, which is mostly restrict to the university limitsMestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Fontana, Roseli Aparecida Cação, 1952-Guedes-Pinto, Ana LúciaCruz, Maria NazareAlmeida, Maria José Pereira Monteiro deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDias, Ana Celia Elero20042005-08-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601086DIAS, Ana Celia Elero. Historias para professoras: um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de historias de não sucesso. 2004. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601086. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/352016porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:18:59Zoai::352016Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:18:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Historias para professoras : um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de historias de não sucesso |
title |
Historias para professoras : um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de historias de não sucesso |
spellingShingle |
Historias para professoras : um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de historias de não sucesso Dias, Ana Celia Elero Formação de professores Repetência Semiótica Diálogos Teacher training Repetition |
title_short |
Historias para professoras : um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de historias de não sucesso |
title_full |
Historias para professoras : um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de historias de não sucesso |
title_fullStr |
Historias para professoras : um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de historias de não sucesso |
title_full_unstemmed |
Historias para professoras : um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de historias de não sucesso |
title_sort |
Historias para professoras : um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de historias de não sucesso |
author |
Dias, Ana Celia Elero |
author_facet |
Dias, Ana Celia Elero |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fontana, Roseli Aparecida Cação, 1952- Guedes-Pinto, Ana Lúcia Cruz, Maria Nazare Almeida, Maria José Pereira Monteiro de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Ana Celia Elero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Repetência Semiótica Diálogos Teacher training Repetition |
topic |
Formação de professores Repetência Semiótica Diálogos Teacher training Repetition |
description |
Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2005-08-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601086 DIAS, Ana Celia Elero. Historias para professoras: um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de historias de não sucesso. 2004. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601086. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) DIAS, Ana Celia Elero. Historias para professoras: um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de historias de não sucesso. 2004. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601086. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/352016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189765377949696 |