Literatura no ensino médio : um estudo do material didático oficial do estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Marioto, Rita Roberta
Orientador(a): Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/843
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda
id UNITAU_bcfe2bc95719ece3113e6a8f3fb4c97b
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/843
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Marioto, Rita RobertaCarvalho, Adriana Cintra de, 1973-Costa, Vera Maria Almeida Rodrigues daUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-2023-06-12T13:42:30Z2023-06-12T13:42:30Z2014http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/843Orientação: Profa. Dra. Vera Lúcia Batalha de Siqueira RendaDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2014.Resumo: Esta dissertação de mestrado apresenta como tema as propostas de práticas didáticas de ensino de literatura no ensino médio. A escolha desse tema se justifica pela necesidade de se analisar e refletir sobre as propostas de trabalho pedagógico que organizam, em sala de aula, o ensino de aprendizagem de literatura, especilamente considerando a atual crise no ensino de literatura, confirmada por dados de avaliações em larga escala, como o Saresp. Para esse estudo, estabeleceu-se, como objetivo geral, discutir a proposta para o ensino de literatura do EM a partir do material didático oficial da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Para o desenvolvimento desse objetivo geral, foi estabelecido, como objetivo específico, analisar as adequações e inadequações das ativcidades e dos exercícios do material didático oficial em relação aos aspectos teórico-metodológicos que fundmentam esta dissertação. Esse objetivo específico realizou-se por meio de uma pesquisa nos materiais didáticos de Língua Portuguesa - Códigos, Linguagens e suas Tecnologias, distribuído pela Secretaria da Educação de São Paulo, para os três anos do Ensino Médio. A pesquisa, quanto à metodologia, dividiu-se em duas partes: a primeira, de caráter quantitativo, focalizou a frequencia de textos pertencentes à esfera literária no material didático e forneceu o recorte do objeto de estudo. A segunda parte, de natureza qualitativa, analisou o desenvolvimento didático do estudo de textos literários a partir de seis amostras dos exercícios e atividades apresentados aos alunos. A pesquisa, de base backhtiniana, insere-se no âmbito da Linguistica Aplicada por focalizar a linguagem em situações de uso. A partir da pesquisa realizada, pôde-se concluir que, embora se manifestem leves alterações quanto a modelos superados de ensino de literatura, a proposta do material didático ainda não incorporou avanços consistentes com relação ao ensino de literatura e à formação do leitor reflexivo e crítico.Abstract: This work approaches the issue of proposed teaching practices in teaching literature in high school. The choice of this subject is justified by the necessity to reflect on the proposals for organizing educational work in the classroom, the teaching and learning of literature , especially considering the current crisis in the teaching of literature, confirmed by data from large-scale assessments, as Saresp. For this study, it was established as a general objective to analyze the proposed practice for the teaching of literature in secondary education from the official lecture notes distributed by the Education Department of the State of São Paulo. For the achievement of this general goal, it was established, as a specific objective, analyzing the adequacies and inadequacies of activities and exercises in official lecture notes in relation to theoretical and methodological issues underlying this work. This specific objective was accomplished by means of a research in the official lecture notes in Portuguese - Codes, Languages and its Technologies, distributed by the Secretary of Education of São Paulo, for the three years of high school. The research was divided into two parts: the first one was a quantitative approaching, focused on the frequency of texts belonging to the literature in the official lecture notes and provided the selection of texts to study. The second part, a qualitative approaching, analyzed the didactic development of the study of literary texts from six samples of exercises and activities inserted in the official lecture notes. The research, according to Bakhtin's theory, is inserted within the scope of Applied Linguistics due to focusing on language use situations. From the survey, it was concluded that, although slight changes related to obsolete models of teaching literature, the proposal of the official lecture notes has not incorporated yet consistent advances related to the teaching of literature and the development of reflective and critical reader .Made available in DSpace on 2023-06-12T13:42:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rita Roberta Marioto.pdf: 968663 bytes, checksum: f4e9a66b198d1d2d0f2a02d85e4f20d9 (MD5) Previous issue date: 2014122 p. : il.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Literatura - EnsinoEnsino médioLeituraLiteratura no ensino médio : um estudo do material didático oficial do estado de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALRita Roberta Marioto.pdfapplication/pdf968663http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/843/1/Rita%20Roberta%20Marioto.pdff4e9a66b198d1d2d0f2a02d85e4f20d9MD5120.500.11874/8432023-06-12 10:42:30.127oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/843Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-06-12T13:42:30Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Literatura no ensino médio : um estudo do material didático oficial do estado de São Paulo
title Literatura no ensino médio : um estudo do material didático oficial do estado de São Paulo
spellingShingle Literatura no ensino médio : um estudo do material didático oficial do estado de São Paulo
Marioto, Rita Roberta
Literatura - Ensino
Ensino médio
Leitura
title_short Literatura no ensino médio : um estudo do material didático oficial do estado de São Paulo
title_full Literatura no ensino médio : um estudo do material didático oficial do estado de São Paulo
title_fullStr Literatura no ensino médio : um estudo do material didático oficial do estado de São Paulo
title_full_unstemmed Literatura no ensino médio : um estudo do material didático oficial do estado de São Paulo
title_sort Literatura no ensino médio : um estudo do material didático oficial do estado de São Paulo
author Marioto, Rita Roberta
author_facet Marioto, Rita Roberta
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Carvalho, Adriana Cintra de, 1973-
Costa, Vera Maria Almeida Rodrigues da
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Marioto, Rita Roberta
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-
contributor_str_mv Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura - Ensino
Ensino médio
Leitura
topic Literatura - Ensino
Ensino médio
Leitura
description Orientação: Profa. Dra. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-12T13:42:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-12T13:42:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/843
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 122 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/843/1/Rita%20Roberta%20Marioto.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e9a66b198d1d2d0f2a02d85e4f20d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844454013796352