Dimensões de cultura em diários reflexivos de aprendizagem do MulTec

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Menecheli, Lucas
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/235734
Resumo: O Projeto “Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos” (Telles, 2006) (doravante TTD) promove o desenvolvimento de competências linguísticas, discursivas, pedagógicas e sociais bem como auxilia os participantes a desenvolverem suas habilidades interculturais. Cultura é estudada em diversas pesquisas no âmbito da comunicação síncrona promovida pelo TTD (Salomão, 2015; Moretti & Salomão, 2019; e Teles, Zakir e Funo, 2015). Em projetos telecolaborativos, é possível encontrar o que Levy (2007) denomina de cinco dimensões de cultura: (i) como elemento; (ii) como relativa; (iii) como filiada a um grupo; (iv) como contestada e (v) como individual (variável e múltipla). Na modalidade do TTD institucional integrado, uma das tarefas exigidas dos participantes é a escrita de diários reflexivos ao final de cada sessão oral de TTD, a fim de reportarem suas experiências linguístico-culturais. São 666 diários (escritos em língua portuguesa e inglesa) armazenados no MulTec (Multimodal Teletandem Corpus) (Aranha e Lopes, 2019). Por meio dos diários, selecionamos as colocações mais frequentes referentes à palavra cultura (tendo em vista que é um termo “guarda-chuva”) e a SOT referente ao diário na qual encontramos episódios relacionados à cultura (Telles, Zakir e Funo, 2015). O objetivo principal deste trabalho é apresentar como as dimensões de cultura (Levy, 2007) aparecem em sessões orais de teletandem por meio das colocações pesquisadas nos diários escritos em língua portuguesa.
id UNSP_061560107207a2ca36e15de22f9c2e02
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/235734
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Dimensões de cultura em diários reflexivos de aprendizagem do MulTecCulture dimensions in learning journals from MulTecTeletandemMultecCulturaDiáriosCultureDiariesO Projeto “Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos” (Telles, 2006) (doravante TTD) promove o desenvolvimento de competências linguísticas, discursivas, pedagógicas e sociais bem como auxilia os participantes a desenvolverem suas habilidades interculturais. Cultura é estudada em diversas pesquisas no âmbito da comunicação síncrona promovida pelo TTD (Salomão, 2015; Moretti & Salomão, 2019; e Teles, Zakir e Funo, 2015). Em projetos telecolaborativos, é possível encontrar o que Levy (2007) denomina de cinco dimensões de cultura: (i) como elemento; (ii) como relativa; (iii) como filiada a um grupo; (iv) como contestada e (v) como individual (variável e múltipla). Na modalidade do TTD institucional integrado, uma das tarefas exigidas dos participantes é a escrita de diários reflexivos ao final de cada sessão oral de TTD, a fim de reportarem suas experiências linguístico-culturais. São 666 diários (escritos em língua portuguesa e inglesa) armazenados no MulTec (Multimodal Teletandem Corpus) (Aranha e Lopes, 2019). Por meio dos diários, selecionamos as colocações mais frequentes referentes à palavra cultura (tendo em vista que é um termo “guarda-chuva”) e a SOT referente ao diário na qual encontramos episódios relacionados à cultura (Telles, Zakir e Funo, 2015). O objetivo principal deste trabalho é apresentar como as dimensões de cultura (Levy, 2007) aparecem em sessões orais de teletandem por meio das colocações pesquisadas nos diários escritos em língua portuguesa.The Projeto Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos (Telles, 2006) (hence TTD) promotes the development of linguistic, discursive, pedagogical and social competencies and help students develop their intercultural skills. Culture is studied in various researches in synchronous communication in TTD contexts (Salomão, 2015; Moretti e Salomão, 2019; Telles, Zakir e Funo, 2015). In telecollaborative projects it is possible to find what Levy (2015) called facets of culture: (i) as elemental. (ii) as relative; (iii) as membership to a group; (iv) as contested; (v) as individual (variable and multiple). In the integrated institutional teletandem modality, one of the tasks required for the participants is to write diaries at the end of each TTD oral session (hence SOT) in order to report their cultural and linguistic experiences. The 666 diaries are stored in MulTec (Aranha e Lopes, 2019). Through them, we search for the most frequent collocations related to the word “cultura” (since it is an umbrella term) and select the SOT in which there are culture related episodes (Telles, Zakir e Funo, 2015). The objective of this work is to show how the different facets of culture appear in the SOTs through the collocations searched in the diaries written in Portuguese.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Aranha, Solange [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Menecheli, Lucas2022-07-25T14:33:07Z2022-07-25T14:33:07Z2022-06-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23573433004153069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-02T06:07:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235734Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-02T06:07:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dimensões de cultura em diários reflexivos de aprendizagem do MulTec
Culture dimensions in learning journals from MulTec
title Dimensões de cultura em diários reflexivos de aprendizagem do MulTec
spellingShingle Dimensões de cultura em diários reflexivos de aprendizagem do MulTec
Menecheli, Lucas
Teletandem
Multec
Cultura
Diários
Culture
Diaries
title_short Dimensões de cultura em diários reflexivos de aprendizagem do MulTec
title_full Dimensões de cultura em diários reflexivos de aprendizagem do MulTec
title_fullStr Dimensões de cultura em diários reflexivos de aprendizagem do MulTec
title_full_unstemmed Dimensões de cultura em diários reflexivos de aprendizagem do MulTec
title_sort Dimensões de cultura em diários reflexivos de aprendizagem do MulTec
author Menecheli, Lucas
author_facet Menecheli, Lucas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aranha, Solange [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Menecheli, Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Teletandem
Multec
Cultura
Diários
Culture
Diaries
topic Teletandem
Multec
Cultura
Diários
Culture
Diaries
description O Projeto “Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos” (Telles, 2006) (doravante TTD) promove o desenvolvimento de competências linguísticas, discursivas, pedagógicas e sociais bem como auxilia os participantes a desenvolverem suas habilidades interculturais. Cultura é estudada em diversas pesquisas no âmbito da comunicação síncrona promovida pelo TTD (Salomão, 2015; Moretti & Salomão, 2019; e Teles, Zakir e Funo, 2015). Em projetos telecolaborativos, é possível encontrar o que Levy (2007) denomina de cinco dimensões de cultura: (i) como elemento; (ii) como relativa; (iii) como filiada a um grupo; (iv) como contestada e (v) como individual (variável e múltipla). Na modalidade do TTD institucional integrado, uma das tarefas exigidas dos participantes é a escrita de diários reflexivos ao final de cada sessão oral de TTD, a fim de reportarem suas experiências linguístico-culturais. São 666 diários (escritos em língua portuguesa e inglesa) armazenados no MulTec (Multimodal Teletandem Corpus) (Aranha e Lopes, 2019). Por meio dos diários, selecionamos as colocações mais frequentes referentes à palavra cultura (tendo em vista que é um termo “guarda-chuva”) e a SOT referente ao diário na qual encontramos episódios relacionados à cultura (Telles, Zakir e Funo, 2015). O objetivo principal deste trabalho é apresentar como as dimensões de cultura (Levy, 2007) aparecem em sessões orais de teletandem por meio das colocações pesquisadas nos diários escritos em língua portuguesa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-25T14:33:07Z
2022-07-25T14:33:07Z
2022-06-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/235734
33004153069P5
url http://hdl.handle.net/11449/235734
identifier_str_mv 33004153069P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965493421768704