O cenário brasileiro de publicação de artigos científicos das grandes áreas de ciências humanas, linguística, letras e artes em periódicos (inter)nacionais: práticas, motivos, necessidades e estratégias

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Gil, Beatriz
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/217017
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo mapear as práticas, estratégias, motivações, dificuldades e necessidades dos pesquisadores brasileiros da Grande Área de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes frente à publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais. Com base nas abordagens de English for Academic Purposes (EAP) e English for Research Publication Purposes (ERPP), a pesquisa se divide em duas fases. A Fase-I conduziu um questionário online, disponibilizado e respondido por quinhentos e dois docentes e discentes, vinculados a 190 programas de pós-graduação, localizados em todas as regiões do país. Os dados encontrados revelam que há uma subdivisão das subáreas estudadas, no que tange a importância da língua inglesa para suas dinâmicas de pesquisa. Ainda que todas as subáreas integrem o mesmo campo de saber, notou-se um alinhamento de práticas de publicação e impacto em Arqueologia, Ciência Política e Psicologia, voltadas à hegemonia da língua inglesa como língua franca. Na contramão desses resultados, as áreas de Letras e Educação se mostraram como as subáreas mais resistentes à hegemonia do inglês, o que parece estar vinculado aos seus focos de pesquisa mais locais. Além disso, grande parte dos participantes sinalizou dificuldades no que se refere às dinâmicas de publicação, tais como falta de financiamento para revisão e tradução. A Fase-II aprofundou o entendimento dessas práticas na subárea de Psicologia, a qual sinalizou maior necessidade de cursos voltados para escrita acadêmica, na Fase-I. Por meio de pesquisa documental de documentos disponibilizados pela Capes e de questionário conduzido com pesquisadores da subárea, os dados colhidos indicam a grande influência das linhas de pesquisa dentro das práticas de publicação, bem como o forte caráter interdisciplinar de Psicologia.
id UNSP_0694ee01a977c0f1235538e2a953d554
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/217017
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling O cenário brasileiro de publicação de artigos científicos das grandes áreas de ciências humanas, linguística, letras e artes em periódicos (inter)nacionais: práticas, motivos, necessidades e estratégiasThe Brazilian background of research papers publication in Humanities in (inter)national journals: practices, needs, reasons and strategiesPráticas de publicaçãoCiências humanasLinguísticaLetrasArtesEscrita acadêmicaArtigo científicoPublishing practicesHuman sciencesAcademic writingResearch articleA presente pesquisa tem como objetivo mapear as práticas, estratégias, motivações, dificuldades e necessidades dos pesquisadores brasileiros da Grande Área de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes frente à publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais. Com base nas abordagens de English for Academic Purposes (EAP) e English for Research Publication Purposes (ERPP), a pesquisa se divide em duas fases. A Fase-I conduziu um questionário online, disponibilizado e respondido por quinhentos e dois docentes e discentes, vinculados a 190 programas de pós-graduação, localizados em todas as regiões do país. Os dados encontrados revelam que há uma subdivisão das subáreas estudadas, no que tange a importância da língua inglesa para suas dinâmicas de pesquisa. Ainda que todas as subáreas integrem o mesmo campo de saber, notou-se um alinhamento de práticas de publicação e impacto em Arqueologia, Ciência Política e Psicologia, voltadas à hegemonia da língua inglesa como língua franca. Na contramão desses resultados, as áreas de Letras e Educação se mostraram como as subáreas mais resistentes à hegemonia do inglês, o que parece estar vinculado aos seus focos de pesquisa mais locais. Além disso, grande parte dos participantes sinalizou dificuldades no que se refere às dinâmicas de publicação, tais como falta de financiamento para revisão e tradução. A Fase-II aprofundou o entendimento dessas práticas na subárea de Psicologia, a qual sinalizou maior necessidade de cursos voltados para escrita acadêmica, na Fase-I. Por meio de pesquisa documental de documentos disponibilizados pela Capes e de questionário conduzido com pesquisadores da subárea, os dados colhidos indicam a grande influência das linhas de pesquisa dentro das práticas de publicação, bem como o forte caráter interdisciplinar de Psicologia.This study aims to map the practices, strategies, motivations, difficulties and needs of Brazilian researchers of Human Sciences, Languages, Linguistics and Arts subjects considering the publication of research articles. Based on English for Academic Purposes (EAP) and English for Research Publication Purposes (ERPP) approaches, the project is divided into two phases: I and II. Phase-I applied an online questionnaire answered by five hundred and two professors and students, enrolled at 190 post-graduate programs, located in the five regions of the country. Even though all subareas are part of the same field of knowledge, on the one hand, Archeology, Political Science and Psychology reveal practices towards the hegemony of the English language as a lingua franca and focus on international publication. On the other hand, Letters and Education are the most resistant subareas to English imperialism, mainly due to their local research scopus. Additionally, most participants signaled difficulties with regard to publication dynamics, such as lack of funding for proofreading and translation. Phase-II deepened the understanding of these practices in the Psychology subarea. Through documentary research of Capes documents and a questionnaire conducted with researchers, data indicated that there are strong interdisciplinary features within Psychology research, as well as the great influence of the research lines within the publishing practices.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Aranha, Solange [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gil, Beatriz2022-03-04T18:34:16Z2022-03-04T18:34:16Z2022-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21701733004153069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-11T06:08:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217017Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-11T06:08:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O cenário brasileiro de publicação de artigos científicos das grandes áreas de ciências humanas, linguística, letras e artes em periódicos (inter)nacionais: práticas, motivos, necessidades e estratégias
The Brazilian background of research papers publication in Humanities in (inter)national journals: practices, needs, reasons and strategies
title O cenário brasileiro de publicação de artigos científicos das grandes áreas de ciências humanas, linguística, letras e artes em periódicos (inter)nacionais: práticas, motivos, necessidades e estratégias
spellingShingle O cenário brasileiro de publicação de artigos científicos das grandes áreas de ciências humanas, linguística, letras e artes em periódicos (inter)nacionais: práticas, motivos, necessidades e estratégias
Gil, Beatriz
Práticas de publicação
Ciências humanas
Linguística
Letras
Artes
Escrita acadêmica
Artigo científico
Publishing practices
Human sciences
Academic writing
Research article
title_short O cenário brasileiro de publicação de artigos científicos das grandes áreas de ciências humanas, linguística, letras e artes em periódicos (inter)nacionais: práticas, motivos, necessidades e estratégias
title_full O cenário brasileiro de publicação de artigos científicos das grandes áreas de ciências humanas, linguística, letras e artes em periódicos (inter)nacionais: práticas, motivos, necessidades e estratégias
title_fullStr O cenário brasileiro de publicação de artigos científicos das grandes áreas de ciências humanas, linguística, letras e artes em periódicos (inter)nacionais: práticas, motivos, necessidades e estratégias
title_full_unstemmed O cenário brasileiro de publicação de artigos científicos das grandes áreas de ciências humanas, linguística, letras e artes em periódicos (inter)nacionais: práticas, motivos, necessidades e estratégias
title_sort O cenário brasileiro de publicação de artigos científicos das grandes áreas de ciências humanas, linguística, letras e artes em periódicos (inter)nacionais: práticas, motivos, necessidades e estratégias
author Gil, Beatriz
author_facet Gil, Beatriz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aranha, Solange [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas de publicação
Ciências humanas
Linguística
Letras
Artes
Escrita acadêmica
Artigo científico
Publishing practices
Human sciences
Academic writing
Research article
topic Práticas de publicação
Ciências humanas
Linguística
Letras
Artes
Escrita acadêmica
Artigo científico
Publishing practices
Human sciences
Academic writing
Research article
description A presente pesquisa tem como objetivo mapear as práticas, estratégias, motivações, dificuldades e necessidades dos pesquisadores brasileiros da Grande Área de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes frente à publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais. Com base nas abordagens de English for Academic Purposes (EAP) e English for Research Publication Purposes (ERPP), a pesquisa se divide em duas fases. A Fase-I conduziu um questionário online, disponibilizado e respondido por quinhentos e dois docentes e discentes, vinculados a 190 programas de pós-graduação, localizados em todas as regiões do país. Os dados encontrados revelam que há uma subdivisão das subáreas estudadas, no que tange a importância da língua inglesa para suas dinâmicas de pesquisa. Ainda que todas as subáreas integrem o mesmo campo de saber, notou-se um alinhamento de práticas de publicação e impacto em Arqueologia, Ciência Política e Psicologia, voltadas à hegemonia da língua inglesa como língua franca. Na contramão desses resultados, as áreas de Letras e Educação se mostraram como as subáreas mais resistentes à hegemonia do inglês, o que parece estar vinculado aos seus focos de pesquisa mais locais. Além disso, grande parte dos participantes sinalizou dificuldades no que se refere às dinâmicas de publicação, tais como falta de financiamento para revisão e tradução. A Fase-II aprofundou o entendimento dessas práticas na subárea de Psicologia, a qual sinalizou maior necessidade de cursos voltados para escrita acadêmica, na Fase-I. Por meio de pesquisa documental de documentos disponibilizados pela Capes e de questionário conduzido com pesquisadores da subárea, os dados colhidos indicam a grande influência das linhas de pesquisa dentro das práticas de publicação, bem como o forte caráter interdisciplinar de Psicologia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-04T18:34:16Z
2022-03-04T18:34:16Z
2022-02-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/217017
33004153069P5
url http://hdl.handle.net/11449/217017
identifier_str_mv 33004153069P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401095983366144