Educação para as relações étnico-raciais do ponto de vista da localidade: desenvolvimento, segregação, ensino e africanidades-Ilha Solteira/SP

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Bonfim, Simone dos Santos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/190923
Resumo: O processo de ensino e aprendizagem contemporâneo brasileiro está impregnado de marcas do preconceito e racismo ditados, há séculos, pela visão eurocêntrica. O cenário educacional de Ilha Solteira/SP não é diferente. Muito pelo contrário, sempre foi permeado por diferenças impostas explícita e verticalmente de classe social e, de forma velada, uma discriminação racial, desde sua criação, em 1968, período cercado pela Ditadura Civil-Militar, cujo discurso ideológico pregava o desenvolvimento e a segurança nacional a todo custo. A cidade foi erguida a partir do canteiro de obras para a construção da usina hidrelétrica de mesmo nome e chegou a ter aproximadamente 35 mil habitantes, todos em função da gigantesca obra. Relatos de trabalho análogo ao escravo e acidentes com morte sempre foram encobertos pela administração local e a obra legitimada pela mídia local e nacional, posto sua associação ao progresso. Cientes disso, é que propomos como objetivo geral desta pesquisa o levantamento da visão de mundo existente a respeito de temas como: preconceito e discriminação raciais, posição do negro na sociedade brasileira e a Legislação Educacional envolvendo Africanidades junto aos atores educacionais da rede pública municipal de Ilha Solteira/SP. Para tanto, propõe-se analisar respostas envolvendo questionários aplicados junto aos professores polivalentes e especialistas, educadores de creche e equipe gestora da Rede Pública Municipal de Ensino Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental I de Ilha Solteira/SP. Justifica-se tal pesquisa pelo papel do negro na construção da sociedade brasileira, pelas prerrogativas contidas na Lei 10.639/2003, pelo papel da escola no combate ao preconceito e à discriminação raciais, bem como pela ausência de políticas públicas municipais voltadas para o tema Africanidades na rede municipal de ensino de Ilha Solteira/SP. A pesquisa é desenvolvida na UNESP/IBILCE/São José do Rio Preto e UNESP/FEIS/Ilha Solteira, apresenta abordagem quali-quantitativa, natureza aplicada e concilia exploração, descrição e explicação, valendo-se para isso de referências bibliográficas, legislação educacional e fontes documentais de primeira mão (leia-se, especialmente, as respostas aos questionários emitidas pelos atores educacionais mencionados).
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spelling Educação para as relações étnico-raciais do ponto de vista da localidade: desenvolvimento, segregação, ensino e africanidades-Ilha Solteira/SPEducation for ethno-racial relations from the point of view of locality: development, segregation, teaching and africanities– Ilha Solteira/SPEducación para las relaciones etno-raciales del punto de vista de la localidad: desarollo, segregación, enseñanza y africanidades - Ilha Solteira/SPAfricanidadesIlha Solteira/SPEducação para as relações étnico-raciaisEnsinoProcessos formativosAfricanitiesEducation for ethnic-racial relationsTeachingFormative processesEducación para las relaciones étnico-racialEnseñanzaProcesos formativosO processo de ensino e aprendizagem contemporâneo brasileiro está impregnado de marcas do preconceito e racismo ditados, há séculos, pela visão eurocêntrica. O cenário educacional de Ilha Solteira/SP não é diferente. Muito pelo contrário, sempre foi permeado por diferenças impostas explícita e verticalmente de classe social e, de forma velada, uma discriminação racial, desde sua criação, em 1968, período cercado pela Ditadura Civil-Militar, cujo discurso ideológico pregava o desenvolvimento e a segurança nacional a todo custo. A cidade foi erguida a partir do canteiro de obras para a construção da usina hidrelétrica de mesmo nome e chegou a ter aproximadamente 35 mil habitantes, todos em função da gigantesca obra. Relatos de trabalho análogo ao escravo e acidentes com morte sempre foram encobertos pela administração local e a obra legitimada pela mídia local e nacional, posto sua associação ao progresso. Cientes disso, é que propomos como objetivo geral desta pesquisa o levantamento da visão de mundo existente a respeito de temas como: preconceito e discriminação raciais, posição do negro na sociedade brasileira e a Legislação Educacional envolvendo Africanidades junto aos atores educacionais da rede pública municipal de Ilha Solteira/SP. Para tanto, propõe-se analisar respostas envolvendo questionários aplicados junto aos professores polivalentes e especialistas, educadores de creche e equipe gestora da Rede Pública Municipal de Ensino Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental I de Ilha Solteira/SP. Justifica-se tal pesquisa pelo papel do negro na construção da sociedade brasileira, pelas prerrogativas contidas na Lei 10.639/2003, pelo papel da escola no combate ao preconceito e à discriminação raciais, bem como pela ausência de políticas públicas municipais voltadas para o tema Africanidades na rede municipal de ensino de Ilha Solteira/SP. A pesquisa é desenvolvida na UNESP/IBILCE/São José do Rio Preto e UNESP/FEIS/Ilha Solteira, apresenta abordagem quali-quantitativa, natureza aplicada e concilia exploração, descrição e explicação, valendo-se para isso de referências bibliográficas, legislação educacional e fontes documentais de primeira mão (leia-se, especialmente, as respostas aos questionários emitidas pelos atores educacionais mencionados).The contemporary Brazilian teaching and learning process is steeped in traces of prejudice and racism dictated, centuries ago, by the Eurocentric vision. The educational scenario of Ilha Solteira/SP is no different. On the contrary, it has always been permeated by differences imposed explicitly and vertically of social class and, disguisedly, a racial discrimination, since its creation in 1968, surrounded by the Civil-Military Dictatorship, whose ideological speech preached the development and the national security at all costs. The city was erected from the construction site in order to construct the hydroelectric power plant of same name and reached approximately 35000 inhabitants, all due to the gigantic amount of work. Reports of similar slave labor and death accidents have always been covered by the local administration and the work legitimized by local and national media, due to its association to progress. Aware of this, we propose as a general objective of this research the raise of the existing world view about topics such as: racial prejudice and discrimination, African descendents´position in Brazilian society and the Educational Legislation involving Africanities along with the educational actors from public municipal network of Ilha Solteira/SP, Brazil. To this end, it is proposed to analyze answers involving questionnaires applied to the multipurpose teachers and specialists, nursery educators and management team of the Municipal Public Education Network for children and elementary school of Ilha Solteira/SP, Brazil. Such research is justified by African descendents´ role in the construction of Brazilian society, the privileges contained in law 10.639/2003, by the school's role in combating prejudice and racial discrimination, as well as by the absence of public policies regarding the Africanities theme in the Municipal Public Education Network in Ilha Solteira/SP, Brazil. The research is developed in UNESP/IBILCE/São José do Rio Preto and UNESP/FEIS/Ilha Solteira, and presents quali-quantitative approach, nature applied and reconciles exploration, description and explanation, using to that bibliographical references, educational legislation and first-hand documentary sources (read, especially the answers to the questionnaires issued by the educational actors mentioned).El proceso de enseñanza y aprendizaje contemporáneo brasileño está lleno de marcas de prejuicio y racismo dictados, hace siglos, por la visión eurocéntrica. El escenario educativo de Ilha Solteira, SP no es diferente. Por el contrario, siempre ha sido permeado por diferencias impuestas explícita y verticalmente de clase social y, sutilmente, una discriminación racial, desde su creación en 1968, rodeado por la dictadura civil y militar, cuyo discurso ideológico predicó el desarrollo y seguridad nacional a toda costa. La ciudad fue construida a partir de la obra para la construcción de la hidroeléctrica de mismo nombre y llegó a tener 35000 habitantes aproximadamente, todo gracias a la gigantesca obra. Informes de trabajo parecido al esclavo y accidentes con muerte siempre han sido cubiertos por la administración local y la obra fue legitimada por los medios de comunicación locales y nacionales, puesto su asociación al progreso. Conscientes de ello, es que proponemos como objetivo general de esta investigación el levantamiento de la cosmovisión existente sobre temas tales como: prejuicios raciales y la discriminación, posición de los negros en la sociedad brasileña y la legislación educativa involucrando Africanidades junto a los actores educativos de la red pública municipal de Ilha Solteira/SP, Brasil. Para ello, se propone analizar las respuestas de los cuestionarios aplicados con los profesores multiusos y especialistas, educadores de guardería y equipo de dirección de la red Municipal de educación pública para niños y escuela primaria de lha Solteira /SP, Brasil. Justificase la investigación por el papel del negro en la construcción de la sociedad brasileña, los privilegios contenidos en la Ley 10.639/2003, por el papel de la escuela en la lucha contra el prejuicio y la discriminación racial, así como por la ausencia de políticas públicas orientadas al tema Africanidades en la red de enseñanza de Ilha Solteira/SP, Brasil. La investigación se desarrolla en UNESP/IBILCE/São José do Rio Preto y UNESP/FEIS/Ilha Solteira, presenta enfoque cuali-cuantitativo, naturaleza aplicada y reconcilia a la exploración, descripción y explicación, a través de referencias bibliográficas, legislación educativa y fuentes documentales de primera mano (leer, especialmente las respuestas a los cuestionarios emitidos por los actores educativos mencionados).Universidade Estadual Paulista (Unesp)Perinelli Neto, Humberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bonfim, Simone dos Santos2019-10-30T19:35:28Z2019-10-30T19:35:28Z2019-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19092300092646233004153078P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-02T06:15:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/190923Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:53:30.183389Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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