A África contemporânea e a educação das relações étnico-raciais: reflexões sobre apropriações pedagógicas de narrativas cinematográficas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Baldacin Junior, Alexandre Cristiano
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/215216
Resumo: Propomos como objetivo geral desta pesquisa a construção de proposta pedagógica voltada para as Africanidades, mais especificamente para o Ensino de Histórias e Culturas Africanas, com base no foco da África contemporânea, a partir do cinema, mais especificamente três obras fílmicas: “Beasts of no nation” (2015), “Pantera Negra” (2018) e “Borom Sarret” (1963). A pesquisa apresenta abordagem qualitativa, natureza aplicada e concilia exploração, descrição e explicação. São materiais da pesquisa: referências bibliográficas; legislação educacional; filmes; e informações sobre filmes. A pesquisa foi desenvolvida na UNESP/IBILCE/São José do Rio Preto e envolveu um campo constituído na fronteira entre o Ensino de História, a Formação de Professores e a Educação e Cinema. Conclui-se que a utilização das três obras fílmicas dentro de prática pedagógica para professores em formação corrobora para desconstrução de visão eurocentrada e estereotípica da África, auxiliando no processo de compreensão de História e Culturas Africanas mais decolonial e afrocentrada, uma vez que nos permite refletir sobre a África contemporânea, por meio do debate de aspectos como questões étnicas, geopolíticas e sociabilidades, contemplando, dessa forma, as demandas legislativas e as Diretrizes Nacionais Curriculares.
id UNSP_0910e1ddcbd053e2ce98d2ec306237f2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/215216
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling A África contemporânea e a educação das relações étnico-raciais: reflexões sobre apropriações pedagógicas de narrativas cinematográficasÁfrica contemporánea y la educación en relaciones étnico-raciales: reflexiones acerca de las apropiaciones pedagógicas de narrativas cinematográficasAfricanidadesCinemaEducação para as relações étnico-raciaisProcessos formativosÁfricasCineEducación para las relaciones étnico-racialesProcesos formativosPropomos como objetivo geral desta pesquisa a construção de proposta pedagógica voltada para as Africanidades, mais especificamente para o Ensino de Histórias e Culturas Africanas, com base no foco da África contemporânea, a partir do cinema, mais especificamente três obras fílmicas: “Beasts of no nation” (2015), “Pantera Negra” (2018) e “Borom Sarret” (1963). A pesquisa apresenta abordagem qualitativa, natureza aplicada e concilia exploração, descrição e explicação. São materiais da pesquisa: referências bibliográficas; legislação educacional; filmes; e informações sobre filmes. A pesquisa foi desenvolvida na UNESP/IBILCE/São José do Rio Preto e envolveu um campo constituído na fronteira entre o Ensino de História, a Formação de Professores e a Educação e Cinema. Conclui-se que a utilização das três obras fílmicas dentro de prática pedagógica para professores em formação corrobora para desconstrução de visão eurocentrada e estereotípica da África, auxiliando no processo de compreensão de História e Culturas Africanas mais decolonial e afrocentrada, uma vez que nos permite refletir sobre a África contemporânea, por meio do debate de aspectos como questões étnicas, geopolíticas e sociabilidades, contemplando, dessa forma, as demandas legislativas e as Diretrizes Nacionais Curriculares.Proponemos como objetivo general de esta investigación la construcción de una propuesta pedagógica centrada en las Áfricas, más específicamente para la enseñanza de historia y cultura africanas, a partir del enfoque del África contemporánea, a través de tres narrativas cinematográficas especificas: “Beasts of no nation” (2015), “Pantera Negra” (2018) y “Borom Sarret” (1963). La investigación presenta un enfoque cualitativo, de naturaleza aplicada y concilia exploración, descripción y explicación. Los materiales de investigación son: referencias bibliográficas; legislación educativa; películas; y información de películas. La investigación se desarrolló en la UNESP/IBILCE/São José do Rio Preto e involucra un campo constituido en la frontera entre la Enseñanza de la Historia, la Formación de Profesores y la Educación y el Cine. Se concluye que el uso de las tres obras cinematográficas en práctica pedagógica de los docentes en formación corrobora la deconstrucción de la visión eurocéntrica y estereotipada de las Áfricas, ayudando en el proceso decolonial y afrocéntrico de comprensión de la historia y las culturas africanas y afrobrasileñas. También permite profundizar y debatir aspectos como cuestiones étnicas, geopolíticas y de sociabilidad dentro del África contemporánea, contemplando así las demandas legislativas y los Lineamientos Curriculares Nacionales.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 3300415-3Universidade Estadual Paulista (Unesp)Perinelli Neto, Humberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baldacin Junior, Alexandre Cristiano2021-11-24T19:47:33Z2021-11-24T19:47:33Z2021-06-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21521633004153078P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-25T06:13:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215216Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:39:33.331114Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A África contemporânea e a educação das relações étnico-raciais: reflexões sobre apropriações pedagógicas de narrativas cinematográficas
África contemporánea y la educación en relaciones étnico-raciales: reflexiones acerca de las apropiaciones pedagógicas de narrativas cinematográficas
title A África contemporânea e a educação das relações étnico-raciais: reflexões sobre apropriações pedagógicas de narrativas cinematográficas
spellingShingle A África contemporânea e a educação das relações étnico-raciais: reflexões sobre apropriações pedagógicas de narrativas cinematográficas
Baldacin Junior, Alexandre Cristiano
Africanidades
Cinema
Educação para as relações étnico-raciais
Processos formativos
Áfricas
Cine
Educación para las relaciones étnico-raciales
Procesos formativos
title_short A África contemporânea e a educação das relações étnico-raciais: reflexões sobre apropriações pedagógicas de narrativas cinematográficas
title_full A África contemporânea e a educação das relações étnico-raciais: reflexões sobre apropriações pedagógicas de narrativas cinematográficas
title_fullStr A África contemporânea e a educação das relações étnico-raciais: reflexões sobre apropriações pedagógicas de narrativas cinematográficas
title_full_unstemmed A África contemporânea e a educação das relações étnico-raciais: reflexões sobre apropriações pedagógicas de narrativas cinematográficas
title_sort A África contemporânea e a educação das relações étnico-raciais: reflexões sobre apropriações pedagógicas de narrativas cinematográficas
author Baldacin Junior, Alexandre Cristiano
author_facet Baldacin Junior, Alexandre Cristiano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Perinelli Neto, Humberto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Baldacin Junior, Alexandre Cristiano
dc.subject.por.fl_str_mv Africanidades
Cinema
Educação para as relações étnico-raciais
Processos formativos
Áfricas
Cine
Educación para las relaciones étnico-raciales
Procesos formativos
topic Africanidades
Cinema
Educação para as relações étnico-raciais
Processos formativos
Áfricas
Cine
Educación para las relaciones étnico-raciales
Procesos formativos
description Propomos como objetivo geral desta pesquisa a construção de proposta pedagógica voltada para as Africanidades, mais especificamente para o Ensino de Histórias e Culturas Africanas, com base no foco da África contemporânea, a partir do cinema, mais especificamente três obras fílmicas: “Beasts of no nation” (2015), “Pantera Negra” (2018) e “Borom Sarret” (1963). A pesquisa apresenta abordagem qualitativa, natureza aplicada e concilia exploração, descrição e explicação. São materiais da pesquisa: referências bibliográficas; legislação educacional; filmes; e informações sobre filmes. A pesquisa foi desenvolvida na UNESP/IBILCE/São José do Rio Preto e envolveu um campo constituído na fronteira entre o Ensino de História, a Formação de Professores e a Educação e Cinema. Conclui-se que a utilização das três obras fílmicas dentro de prática pedagógica para professores em formação corrobora para desconstrução de visão eurocentrada e estereotípica da África, auxiliando no processo de compreensão de História e Culturas Africanas mais decolonial e afrocentrada, uma vez que nos permite refletir sobre a África contemporânea, por meio do debate de aspectos como questões étnicas, geopolíticas e sociabilidades, contemplando, dessa forma, as demandas legislativas e as Diretrizes Nacionais Curriculares.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-24T19:47:33Z
2021-11-24T19:47:33Z
2021-06-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/215216
33004153078P4
url http://hdl.handle.net/11449/215216
identifier_str_mv 33004153078P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808130099443138560