A África contemporânea e a educação das relações étnico-raciais: reflexões sobre apropriações pedagógicas de narrativas cinematográficas
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/215216 |
Resumo: | Propomos como objetivo geral desta pesquisa a construção de proposta pedagógica voltada para as Africanidades, mais especificamente para o Ensino de Histórias e Culturas Africanas, com base no foco da África contemporânea, a partir do cinema, mais especificamente três obras fílmicas: “Beasts of no nation” (2015), “Pantera Negra” (2018) e “Borom Sarret” (1963). A pesquisa apresenta abordagem qualitativa, natureza aplicada e concilia exploração, descrição e explicação. São materiais da pesquisa: referências bibliográficas; legislação educacional; filmes; e informações sobre filmes. A pesquisa foi desenvolvida na UNESP/IBILCE/São José do Rio Preto e envolveu um campo constituído na fronteira entre o Ensino de História, a Formação de Professores e a Educação e Cinema. Conclui-se que a utilização das três obras fílmicas dentro de prática pedagógica para professores em formação corrobora para desconstrução de visão eurocentrada e estereotípica da África, auxiliando no processo de compreensão de História e Culturas Africanas mais decolonial e afrocentrada, uma vez que nos permite refletir sobre a África contemporânea, por meio do debate de aspectos como questões étnicas, geopolíticas e sociabilidades, contemplando, dessa forma, as demandas legislativas e as Diretrizes Nacionais Curriculares. |
id |
UNSP_0910e1ddcbd053e2ce98d2ec306237f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/215216 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
|
spelling |
A África contemporânea e a educação das relações étnico-raciais: reflexões sobre apropriações pedagógicas de narrativas cinematográficasÁfrica contemporánea y la educación en relaciones étnico-raciales: reflexiones acerca de las apropiaciones pedagógicas de narrativas cinematográficasAfricanidadesCinemaEducação para as relações étnico-raciaisProcessos formativosÁfricasCineEducación para las relaciones étnico-racialesProcesos formativosPropomos como objetivo geral desta pesquisa a construção de proposta pedagógica voltada para as Africanidades, mais especificamente para o Ensino de Histórias e Culturas Africanas, com base no foco da África contemporânea, a partir do cinema, mais especificamente três obras fílmicas: “Beasts of no nation” (2015), “Pantera Negra” (2018) e “Borom Sarret” (1963). A pesquisa apresenta abordagem qualitativa, natureza aplicada e concilia exploração, descrição e explicação. São materiais da pesquisa: referências bibliográficas; legislação educacional; filmes; e informações sobre filmes. A pesquisa foi desenvolvida na UNESP/IBILCE/São José do Rio Preto e envolveu um campo constituído na fronteira entre o Ensino de História, a Formação de Professores e a Educação e Cinema. Conclui-se que a utilização das três obras fílmicas dentro de prática pedagógica para professores em formação corrobora para desconstrução de visão eurocentrada e estereotípica da África, auxiliando no processo de compreensão de História e Culturas Africanas mais decolonial e afrocentrada, uma vez que nos permite refletir sobre a África contemporânea, por meio do debate de aspectos como questões étnicas, geopolíticas e sociabilidades, contemplando, dessa forma, as demandas legislativas e as Diretrizes Nacionais Curriculares.Proponemos como objetivo general de esta investigación la construcción de una propuesta pedagógica centrada en las Áfricas, más específicamente para la enseñanza de historia y cultura africanas, a partir del enfoque del África contemporánea, a través de tres narrativas cinematográficas especificas: “Beasts of no nation” (2015), “Pantera Negra” (2018) y “Borom Sarret” (1963). La investigación presenta un enfoque cualitativo, de naturaleza aplicada y concilia exploración, descripción y explicación. Los materiales de investigación son: referencias bibliográficas; legislación educativa; películas; y información de películas. La investigación se desarrolló en la UNESP/IBILCE/São José do Rio Preto e involucra un campo constituido en la frontera entre la Enseñanza de la Historia, la Formación de Profesores y la Educación y el Cine. Se concluye que el uso de las tres obras cinematográficas en práctica pedagógica de los docentes en formación corrobora la deconstrucción de la visión eurocéntrica y estereotipada de las Áfricas, ayudando en el proceso decolonial y afrocéntrico de comprensión de la historia y las culturas africanas y afrobrasileñas. También permite profundizar y debatir aspectos como cuestiones étnicas, geopolíticas y de sociabilidad dentro del África contemporánea, contemplando así las demandas legislativas y los Lineamientos Curriculares Nacionales.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 3300415-3Universidade Estadual Paulista (Unesp)Perinelli Neto, Humberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baldacin Junior, Alexandre Cristiano2021-11-24T19:47:33Z2021-11-24T19:47:33Z2021-06-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21521633004153078P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-25T06:13:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215216Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:39:33.331114Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A África contemporânea e a educação das relações étnico-raciais: reflexões sobre apropriações pedagógicas de narrativas cinematográficas África contemporánea y la educación en relaciones étnico-raciales: reflexiones acerca de las apropiaciones pedagógicas de narrativas cinematográficas |
title |
A África contemporânea e a educação das relações étnico-raciais: reflexões sobre apropriações pedagógicas de narrativas cinematográficas |
spellingShingle |
A África contemporânea e a educação das relações étnico-raciais: reflexões sobre apropriações pedagógicas de narrativas cinematográficas Baldacin Junior, Alexandre Cristiano Africanidades Cinema Educação para as relações étnico-raciais Processos formativos Áfricas Cine Educación para las relaciones étnico-raciales Procesos formativos |
title_short |
A África contemporânea e a educação das relações étnico-raciais: reflexões sobre apropriações pedagógicas de narrativas cinematográficas |
title_full |
A África contemporânea e a educação das relações étnico-raciais: reflexões sobre apropriações pedagógicas de narrativas cinematográficas |
title_fullStr |
A África contemporânea e a educação das relações étnico-raciais: reflexões sobre apropriações pedagógicas de narrativas cinematográficas |
title_full_unstemmed |
A África contemporânea e a educação das relações étnico-raciais: reflexões sobre apropriações pedagógicas de narrativas cinematográficas |
title_sort |
A África contemporânea e a educação das relações étnico-raciais: reflexões sobre apropriações pedagógicas de narrativas cinematográficas |
author |
Baldacin Junior, Alexandre Cristiano |
author_facet |
Baldacin Junior, Alexandre Cristiano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Perinelli Neto, Humberto [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baldacin Junior, Alexandre Cristiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Africanidades Cinema Educação para as relações étnico-raciais Processos formativos Áfricas Cine Educación para las relaciones étnico-raciales Procesos formativos |
topic |
Africanidades Cinema Educação para as relações étnico-raciais Processos formativos Áfricas Cine Educación para las relaciones étnico-raciales Procesos formativos |
description |
Propomos como objetivo geral desta pesquisa a construção de proposta pedagógica voltada para as Africanidades, mais especificamente para o Ensino de Histórias e Culturas Africanas, com base no foco da África contemporânea, a partir do cinema, mais especificamente três obras fílmicas: “Beasts of no nation” (2015), “Pantera Negra” (2018) e “Borom Sarret” (1963). A pesquisa apresenta abordagem qualitativa, natureza aplicada e concilia exploração, descrição e explicação. São materiais da pesquisa: referências bibliográficas; legislação educacional; filmes; e informações sobre filmes. A pesquisa foi desenvolvida na UNESP/IBILCE/São José do Rio Preto e envolveu um campo constituído na fronteira entre o Ensino de História, a Formação de Professores e a Educação e Cinema. Conclui-se que a utilização das três obras fílmicas dentro de prática pedagógica para professores em formação corrobora para desconstrução de visão eurocentrada e estereotípica da África, auxiliando no processo de compreensão de História e Culturas Africanas mais decolonial e afrocentrada, uma vez que nos permite refletir sobre a África contemporânea, por meio do debate de aspectos como questões étnicas, geopolíticas e sociabilidades, contemplando, dessa forma, as demandas legislativas e as Diretrizes Nacionais Curriculares. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-24T19:47:33Z 2021-11-24T19:47:33Z 2021-06-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/215216 33004153078P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/215216 |
identifier_str_mv |
33004153078P4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808130099443138560 |