Vozes do Cariri: monólogos e diálogos sobre a história da formação de professores de matemática no interior do Ceará

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Alencar, Alexsandro Coelho
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/182230
Resumo: Esta tese emerge como uma composição de histórias e um estudo historiográfico. Histórias de um período, de um passado recente. Histórias, narrativas, historicidades de homens e mulheres do tempo, no tempo e constituidores de temporalidades. Diz sobre formação de professores, e esta comporta diferentes arranjos em virtude da tensão entre as políticas nacionais e as realidades locais, que guardam em si um conjunto vasto de diferenças históricas e culturais. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo construir, a partir de fontes documentais e testemunhais, compreensões históricas sobre a atuação e formação de professores que ensinavam Matemática na região do Cariri, estado do Ceará, com recorte temporal a partir da década de 1970. Para dar conta do nosso objetivo, empreendemos uma pesquisa de caráter qualitativo, na qual optamos pela história oral em Educação Matemática como principal metodologia. O estudo integrou a linha de pesquisa Projeto - Mapeamento da Formação e Atuação de Professores que Ensinam/Ensinaram Matemática no Brasil, encabeçado pelo Grupo de História Oral e Educação Matemática (Ghoem), em atividade na Unesp. Foram entrevistados doze professores que ensinaram Matemática no período e no espaço propostos, e suas narrativas, junto com o escopo teórico-metodológico utilizado, constituíram elementos disparadores para a busca de compreensões acerca da formação e atuação de professores, de um modo geral, e de várias características que compõem/compuseram a configuração educacional no Cariri cearense. Como resultados, compreendemos que a institucionalização da formação de professores, especialmente de Matemática, no estado do Ceará, não fez parte de um planejamento estratégico de educação, mas da acomodação de demandas locais em situações de colapso; que a implementação de um sistema de ensino básico e superior no Cariri cearense apareceu de maneira tardia, tendo como protagonista a Igreja Católica; que os cursos de formação de professores na região eram constituídos de estudantes das classes mais baixas; e, por último, que existem processos de formação de professores que irrompem nas trajetórias de vida dos sujeitos, e estão para além ou aquém dos processos formativos institucionalizados. A pesquisa constitui mais um elemento para a construção de compreensões acerca da história da formação de professores de Matemática no Brasil.
id UNSP_0c362226a84aaae4cbe84a6215c70e4d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/182230
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Vozes do Cariri: monólogos e diálogos sobre a história da formação de professores de matemática no interior do CearáVoices of Cariri: monologues and dialogues about the history of mathematics teachers training on the Ceará's insideHistória da educação matemáticaHistória oralFormação de professoresDevir-professorHistory of mathematics educationOral historyTeacher trainingBecoming-teacherEsta tese emerge como uma composição de histórias e um estudo historiográfico. Histórias de um período, de um passado recente. Histórias, narrativas, historicidades de homens e mulheres do tempo, no tempo e constituidores de temporalidades. Diz sobre formação de professores, e esta comporta diferentes arranjos em virtude da tensão entre as políticas nacionais e as realidades locais, que guardam em si um conjunto vasto de diferenças históricas e culturais. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo construir, a partir de fontes documentais e testemunhais, compreensões históricas sobre a atuação e formação de professores que ensinavam Matemática na região do Cariri, estado do Ceará, com recorte temporal a partir da década de 1970. Para dar conta do nosso objetivo, empreendemos uma pesquisa de caráter qualitativo, na qual optamos pela história oral em Educação Matemática como principal metodologia. O estudo integrou a linha de pesquisa Projeto - Mapeamento da Formação e Atuação de Professores que Ensinam/Ensinaram Matemática no Brasil, encabeçado pelo Grupo de História Oral e Educação Matemática (Ghoem), em atividade na Unesp. Foram entrevistados doze professores que ensinaram Matemática no período e no espaço propostos, e suas narrativas, junto com o escopo teórico-metodológico utilizado, constituíram elementos disparadores para a busca de compreensões acerca da formação e atuação de professores, de um modo geral, e de várias características que compõem/compuseram a configuração educacional no Cariri cearense. Como resultados, compreendemos que a institucionalização da formação de professores, especialmente de Matemática, no estado do Ceará, não fez parte de um planejamento estratégico de educação, mas da acomodação de demandas locais em situações de colapso; que a implementação de um sistema de ensino básico e superior no Cariri cearense apareceu de maneira tardia, tendo como protagonista a Igreja Católica; que os cursos de formação de professores na região eram constituídos de estudantes das classes mais baixas; e, por último, que existem processos de formação de professores que irrompem nas trajetórias de vida dos sujeitos, e estão para além ou aquém dos processos formativos institucionalizados. A pesquisa constitui mais um elemento para a construção de compreensões acerca da história da formação de professores de Matemática no Brasil.This thesis emerges as a composition of histories and a historiographic study. Stories of a period, a recent past. Stories, narratives, tales of men and women of time, in time and constituents of temporalities. It talks about teacher training, and this involves different arrangements because of the tension between national policies and local realities, which hold within themselves a vast set of historical and cultural differences. In this context, this research aims to build, from documentary and witness sources, historical understandings about the performance and training of teachers who taught Mathematics in the region of Cariri, state of Ceará, with a temporal cut from the 1970s. To accomplish our goal, we undertake a qualitative research, in which we choose oral history in Mathematics Education as the main methodology. The study was part of the research project - Mapping of the Training and Performance of Teachers Teaching / Teaching Mathematics in Brazil, headed by the Group of Oral History and Mathematical Education (Ghoem), in activity at Unesp. Twelve teachers who taught mathematics in the given period and space were interviewed, and their narratives, along with the theoretical-methodological scope used, constituted triggers for the search for understandings about the formation and performance of teachers, in general, and several characteristics that compose / composed the educational configuration in Cariri cearense region. As a result, we understand that the institutionalization of teacher education, especially in Mathematics, in the state of Ceará, was not part of a strategic planning of education. However, it was of the accommodation of local demands in situations of collapse; that the implementation of a system of basic and higher education in the Cariri of Ceará appeared late, with the Catholic Church as its protagonist; that teacher training courses in the region were made up of students from the lower classes; and, finally, that there are teacher training processes that break out in the subjects' life trajectories, and are beyond or below the institutionalized formative processes. The research constitutes one more element for the construction of understandings about the history of the formation of Mathematics teachers in Brazil.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alencar, Alexsandro Coelho2019-06-05T19:33:54Z2019-06-05T19:33:54Z2019-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18223000091736433004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-19T06:28:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182230Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-19T06:28:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vozes do Cariri: monólogos e diálogos sobre a história da formação de professores de matemática no interior do Ceará
Voices of Cariri: monologues and dialogues about the history of mathematics teachers training on the Ceará's inside
title Vozes do Cariri: monólogos e diálogos sobre a história da formação de professores de matemática no interior do Ceará
spellingShingle Vozes do Cariri: monólogos e diálogos sobre a história da formação de professores de matemática no interior do Ceará
Alencar, Alexsandro Coelho
História da educação matemática
História oral
Formação de professores
Devir-professor
History of mathematics education
Oral history
Teacher training
Becoming-teacher
title_short Vozes do Cariri: monólogos e diálogos sobre a história da formação de professores de matemática no interior do Ceará
title_full Vozes do Cariri: monólogos e diálogos sobre a história da formação de professores de matemática no interior do Ceará
title_fullStr Vozes do Cariri: monólogos e diálogos sobre a história da formação de professores de matemática no interior do Ceará
title_full_unstemmed Vozes do Cariri: monólogos e diálogos sobre a história da formação de professores de matemática no interior do Ceará
title_sort Vozes do Cariri: monólogos e diálogos sobre a história da formação de professores de matemática no interior do Ceará
author Alencar, Alexsandro Coelho
author_facet Alencar, Alexsandro Coelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Alexsandro Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação matemática
História oral
Formação de professores
Devir-professor
History of mathematics education
Oral history
Teacher training
Becoming-teacher
topic História da educação matemática
História oral
Formação de professores
Devir-professor
History of mathematics education
Oral history
Teacher training
Becoming-teacher
description Esta tese emerge como uma composição de histórias e um estudo historiográfico. Histórias de um período, de um passado recente. Histórias, narrativas, historicidades de homens e mulheres do tempo, no tempo e constituidores de temporalidades. Diz sobre formação de professores, e esta comporta diferentes arranjos em virtude da tensão entre as políticas nacionais e as realidades locais, que guardam em si um conjunto vasto de diferenças históricas e culturais. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo construir, a partir de fontes documentais e testemunhais, compreensões históricas sobre a atuação e formação de professores que ensinavam Matemática na região do Cariri, estado do Ceará, com recorte temporal a partir da década de 1970. Para dar conta do nosso objetivo, empreendemos uma pesquisa de caráter qualitativo, na qual optamos pela história oral em Educação Matemática como principal metodologia. O estudo integrou a linha de pesquisa Projeto - Mapeamento da Formação e Atuação de Professores que Ensinam/Ensinaram Matemática no Brasil, encabeçado pelo Grupo de História Oral e Educação Matemática (Ghoem), em atividade na Unesp. Foram entrevistados doze professores que ensinaram Matemática no período e no espaço propostos, e suas narrativas, junto com o escopo teórico-metodológico utilizado, constituíram elementos disparadores para a busca de compreensões acerca da formação e atuação de professores, de um modo geral, e de várias características que compõem/compuseram a configuração educacional no Cariri cearense. Como resultados, compreendemos que a institucionalização da formação de professores, especialmente de Matemática, no estado do Ceará, não fez parte de um planejamento estratégico de educação, mas da acomodação de demandas locais em situações de colapso; que a implementação de um sistema de ensino básico e superior no Cariri cearense apareceu de maneira tardia, tendo como protagonista a Igreja Católica; que os cursos de formação de professores na região eram constituídos de estudantes das classes mais baixas; e, por último, que existem processos de formação de professores que irrompem nas trajetórias de vida dos sujeitos, e estão para além ou aquém dos processos formativos institucionalizados. A pesquisa constitui mais um elemento para a construção de compreensões acerca da história da formação de professores de Matemática no Brasil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-05T19:33:54Z
2019-06-05T19:33:54Z
2019-04-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/182230
000917364
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/182230
identifier_str_mv 000917364
33004137031P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401518098120704