Memórias de professores na construção da educação escolar em presidente prudente (1950 – 1970)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Caetano, Wagner Aparecido [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/153931
Resumo: Com exatamente cem anos de fundação, o município de Presidente Prudente, localizado a extremo oeste do estado de São Paulo, já acumula histórias que se não forem (re) memoradas, (re) construídas e registradas correm o risco de desaparecerem no tempo. O estudo apresentado nesta tese tem por foco registrar a memória de professoras/es que lecionaram em Presidente Prudente ou em cidades circunvizinhas entre as décadas de 1950 a 1970. Além de possibilitar a ampliação de estudos sobre a historiografia brasileira, no período citado, esta pesquisa também tem como objetivo, registrar as histórias dessas/or professoras/or no exercício de suas funções escolares e elaborar análise sobre a cultura escolar e suas particularidades, assim como demonstrar as influências deste tipo de cultura específico junto à coletividade em seu tempo e espaço. A História Cultural, a História Oral e os Estudos com Memória ofereceram respaldo teórico e metodológico para esta pesquisa. As entrevistas realizadas privilegiaram a História Oral Temática, pois embora houvesse interesse em saber e registrar a origem natural e social dos narradores, buscou-se dar maior ênfase às lembranças associadas à educação escolar. Foram produzidas narrativas de oito professoras/es. O estudo também se valeu de pesquisa documental tanto nos acervos pessoais dos entrevistados como no museu municipal de Presidente Prudente, além de intensa investigação bibliográfica. A hipótese que sustenta essa tese é a de que a educação escolar em Presidente Prudente é constituída por práticas e culturas (escolares ou não) que se mesclam à cultura local com outras representações culturais vindas de outros lugares do Estado de São Paulo e que os sujeitos entrevistados fazem parte das forças que se condensam no município originando um específico (e regional) pensamento pedagógico. Alguns resultados apontam que as intervenções sociais e culturais dos protagonistas narradores se materializaram via especificidades de cada professora ou professor. Agindo especificamente na região oeste do estado de São Paulo, cada professor trouxe formas singulares de saberes e agir docente que unidos formam uma cultura escolar peculiar.
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Além de possibilitar a ampliação de estudos sobre a historiografia brasileira, no período citado, esta pesquisa também tem como objetivo, registrar as histórias dessas/or professoras/or no exercício de suas funções escolares e elaborar análise sobre a cultura escolar e suas particularidades, assim como demonstrar as influências deste tipo de cultura específico junto à coletividade em seu tempo e espaço. A História Cultural, a História Oral e os Estudos com Memória ofereceram respaldo teórico e metodológico para esta pesquisa. As entrevistas realizadas privilegiaram a História Oral Temática, pois embora houvesse interesse em saber e registrar a origem natural e social dos narradores, buscou-se dar maior ênfase às lembranças associadas à educação escolar. Foram produzidas narrativas de oito professoras/es. O estudo também se valeu de pesquisa documental tanto nos acervos pessoais dos entrevistados como no museu municipal de Presidente Prudente, além de intensa investigação bibliográfica. A hipótese que sustenta essa tese é a de que a educação escolar em Presidente Prudente é constituída por práticas e culturas (escolares ou não) que se mesclam à cultura local com outras representações culturais vindas de outros lugares do Estado de São Paulo e que os sujeitos entrevistados fazem parte das forças que se condensam no município originando um específico (e regional) pensamento pedagógico. Alguns resultados apontam que as intervenções sociais e culturais dos protagonistas narradores se materializaram via especificidades de cada professora ou professor. Agindo especificamente na região oeste do estado de São Paulo, cada professor trouxe formas singulares de saberes e agir docente que unidos formam uma cultura escolar peculiar.With exactly one hundred years of foundation, the city of Presidente Prudente, located in the extreme west of the state of São Paulo, already accumulates stories that if not (re) memorized, (re) constructed and registered run the risk of disappearing in time. The study presented by this thesis focuses the memory of teachers who taught in Presidente Prudente or in surrounding cities between the 1950s and 1970s. In addition, to allowing the expansion of studies on Brazilian historiography, in the period cited, this research also aims to record the stories of these teachers in the exercise of their school functions and to analyze the school culture and its particularities, as well as to demonstrate the influence of this type of specific culture on the community in its time and space. Cultural History, Oral History and Memory Studies offered theoretical and methodological support for this research. The interviews conducted privileged Oral Thematic Histor, because, although there was interest in knowing and recording the natural and social origin of the narrators, we sought to give greater emphasis to theachers memories associated with school education. Seven female teachers and one male teacher narratives were produced on the investigation process. The study also relied on documentary research both in the personal collections of the interviewees and in the municipal museum of Presidente Prudente, in addition to intense bibliographical research. The hypothesis that supports this thesis is that the school education in Presidente Prudente is constituted by practices and cultures (school cultures or not) that are mixed to the local culture with other cultural representations coming from other places of the State of São Paulo, and that the subjects respondents are part of the forces that condense itself in the Presidente Prudente’s culture, originating a specific (and regional) pedagogical thought. Some results indicate that the social and cultural interventions of the narrative protagonists are materialized through the particular behavior of each female or male teacher. Acting specifically in the western region of the state of São Paulo, each teacher brought unique forms of knowledge and action that together form a peculiar school culture.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Arilda Inês Miranda [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caetano, Wagner Aparecido [UNESP]2018-05-11T14:40:12Z2018-05-11T14:40:12Z2018-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15393100090160633004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-11T06:14:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/153931Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-11T06:14:56Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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