A formação em serviço de professores dos anos iniciais para a construção de um projeto interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Daniele da Silva Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11449/251672
https://lattes.cnpq.br/9370408027509350
Resumo: A presente pesquisa investiga processos de formação continuada que contemplam a escola como um locus privilegiado, em razão das possibilidades colaborativas, auto formativas e de reflexões pedagógicas em um contexto real, incerto e desafiador. Com esse propósito, buscou-se analisar o processo de formação de professoras envolvidas na construção de um projeto interdisciplinar para os anos iniciais do ensino fundamental. Este projeto foi desenvolvido em uma escola de ensino fundamental, localizada no interior de São Paulo, como resposta às insatisfações da gestão e do corpo docente em relação às práticas pedagógicas tradicionais, descontextualizadas e que não geravam integração entre as áreas do conhecimento. Assim, as docentes passaram a adequar o currículo para os anos iniciais em um projeto interdisciplinar. Para o desenvolvimento desse projeto, foram necessárias ações formativas implementadas na própria escola, envolvendo as professoras como sujeitos ativos e colaborativos nesse processo de formação, por meio de encontros periódicos entre pedagogas e especialistas das áreas de Ciências Biológicas e Língua Inglesa e uma professora responsável pela formação também graduada em Ciências Biológicas. A metodologia para investigar esse problema de pesquisa está de acordo com princípios qualitativos, coletando os dados por meio de entrevistas com cinco professoras que participam do projeto. Diante do exposto, a presente pesquisa investigou tal experiência de formação de professores, desenvolvida no próprio ambiente de trabalho, a partir da análise das entrevistas de docentes que reestruturaram suas práticas pedagógicas e incorporaram metodologias interdisciplinares. A análise dos dados mostrou reflexões positivas referentes à implementação do projeto interdisciplinar, na medida em que proporcionou processos formativos em colaboração entre professores especialistas e pedagogos, bem como a possibilidade de formação voltada para as particularidades dos professores e estudantes ao contemplar o real ambiente de trabalho. Observamos autonomia docente e ações pedagógicas mais centradas nos alunos, amenizando práticas tradicionais vigentes até então, as quais foram associadas a formação inicial recebida, bem como a apropriação de abordagens interdisciplinares sem a obrigatoriedade do cumprimento do livro didático. Essa análise também apontou questões a serem repensadas quanto a interiorização e aprofundamento de conceitos interdisciplinares e melhorias nas condições de trabalho
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Assim, as docentes passaram a adequar o currículo para os anos iniciais em um projeto interdisciplinar. Para o desenvolvimento desse projeto, foram necessárias ações formativas implementadas na própria escola, envolvendo as professoras como sujeitos ativos e colaborativos nesse processo de formação, por meio de encontros periódicos entre pedagogas e especialistas das áreas de Ciências Biológicas e Língua Inglesa e uma professora responsável pela formação também graduada em Ciências Biológicas. A metodologia para investigar esse problema de pesquisa está de acordo com princípios qualitativos, coletando os dados por meio de entrevistas com cinco professoras que participam do projeto. Diante do exposto, a presente pesquisa investigou tal experiência de formação de professores, desenvolvida no próprio ambiente de trabalho, a partir da análise das entrevistas de docentes que reestruturaram suas práticas pedagógicas e incorporaram metodologias interdisciplinares. A análise dos dados mostrou reflexões positivas referentes à implementação do projeto interdisciplinar, na medida em que proporcionou processos formativos em colaboração entre professores especialistas e pedagogos, bem como a possibilidade de formação voltada para as particularidades dos professores e estudantes ao contemplar o real ambiente de trabalho. Observamos autonomia docente e ações pedagógicas mais centradas nos alunos, amenizando práticas tradicionais vigentes até então, as quais foram associadas a formação inicial recebida, bem como a apropriação de abordagens interdisciplinares sem a obrigatoriedade do cumprimento do livro didático. Essa análise também apontou questões a serem repensadas quanto a interiorização e aprofundamento de conceitos interdisciplinares e melhorias nas condições de trabalhoThe present research investigates processes continuum of teachers' education, contemplating school as a privileged locus, because of the possibilities collaborative actions, and self-formative pedagogical reflections in a real, uncertain, and challenging context. For this purpose, the present work analyzed the education process of teachers who were part of an interdisciplinary project developed in the first years of elementary school. This project was carried out in an elementary school, situated in São Paulo State, as a request from the school administration and teachers, against traditional and decontextualized pedagogical practices that were not used to integrate the different knowledge areas. Thereby, the teachers have adapted the curriculum for the first years of elementary school into an interdisciplinary project. In order to promote the project, it was requested teachers` education actions at school which consider teachers as active and collaborative subjects in their own education process, through periodical meetings between educators, Life Science, and English experts coordinated by another Science and Biology teacher. The employed methodology presents qualitative principles, collecting and originating data from interviews attended by five teachers who were part of the project. Based on the above considerations, the present research investigated this experience of teachers` education, applied in their own workplace, established on the analysis of the teachers` interviews, who rethought their pedagogical practices and embodied interdisciplinary methodologies. The data analysis pointed to positive reflections referring to the interdisciplinary project`s implementations, based on the formative processes and the collaboration between educators and experts, as the possibility of an education process that aims teachers' and students' peculiarities in their real educational environment. We noticed teachers' autonomy and pedagogical actions more focused on the students, softening traditional practices, related to the initial process of teachers`educations, as the use of transdisciplinary approaches which didn`t require the integral use of course books. This analysis has also pointed out issues that might be rethought about a deeper understanding of interdisciplinary concepts related to teachers` work conditions.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Thaís Gimenez da Silva AugustoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Daniele da Silva Oliveira2023-12-05T12:14:18Z2023-12-05T12:14:18Z2023-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfOLIVEIRA, D. S. A formação em serviço de professores dos anos iniciais para a construção de um projeto interdisciplinar. 2023. 172 f. 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