O ensino do desenho para crianças de 9 a 10 anos de idade: um estudo comparativo entre duas escolas públicas e duas escolas particulares da região central de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Silveira, Isabel Orestes [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/100273
Resumo: Este trabalho de pesquisa propõe uma reflexão sobre o desenvolvimento gráfico da criança numa faixa etária específica que compreende a idade de 9 a 10 anos, tendo como alvo de investigação duas escolas públicas e duas escolas particulares da região central de São Paulo. A investigação da representação pictórica nessa faixa etária, derivou da constatação de que a criança nessa idade modifica seu comportamento no uso da linguagem gráfica, especialmente quando utiliza o desenho como meio de expressão. Tal observação foi decorrente do longo período de tempo de exercício do magistério como arte-educadora. Do processo do espontaneísmo observado nos primeiros anos de escolaridade, a criança vai adquirindo consciência crítica do seu fazer artístico e de suas limitações na medida em que cresce rumo a um realismo visual. Muitas vezes, utilizando a mídia para copiar modelos, a criança deseja que seu desenho se pareça com a realidade que ela percebe e interpreta e que atribui significado. Este trabalho se apresenta com a intenção de lançar bases para uma reflexão sobre a importância de um ensino formal do desenho e das demais disciplinas artísticas a fim de que a criança de 9 e de 10 anos não abandone a prática do desenho e da Arte, pela crença no mito de que apenas alguns poucos são capacitados ou privilegiadamente dotados.
id UNSP_29b8bdcc46032448cc0f58f3e4d711ee
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/100273
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling O ensino do desenho para crianças de 9 a 10 anos de idade: um estudo comparativo entre duas escolas públicas e duas escolas particulares da região central de São PauloDesenho - Estudo e ensinoDesenho infantilMídiaArte - Estudo e ensinoInfluência da mídiaChildrenþs drawingMedia influenceTeaching and learning artsEste trabalho de pesquisa propõe uma reflexão sobre o desenvolvimento gráfico da criança numa faixa etária específica que compreende a idade de 9 a 10 anos, tendo como alvo de investigação duas escolas públicas e duas escolas particulares da região central de São Paulo. A investigação da representação pictórica nessa faixa etária, derivou da constatação de que a criança nessa idade modifica seu comportamento no uso da linguagem gráfica, especialmente quando utiliza o desenho como meio de expressão. Tal observação foi decorrente do longo período de tempo de exercício do magistério como arte-educadora. Do processo do espontaneísmo observado nos primeiros anos de escolaridade, a criança vai adquirindo consciência crítica do seu fazer artístico e de suas limitações na medida em que cresce rumo a um realismo visual. Muitas vezes, utilizando a mídia para copiar modelos, a criança deseja que seu desenho se pareça com a realidade que ela percebe e interpreta e que atribui significado. Este trabalho se apresenta com a intenção de lançar bases para uma reflexão sobre a importância de um ensino formal do desenho e das demais disciplinas artísticas a fim de que a criança de 9 e de 10 anos não abandone a prática do desenho e da Arte, pela crença no mito de que apenas alguns poucos são capacitados ou privilegiadamente dotados.This research proposes a reflection about the children's graphic development in a specific age - from 9 to 10 years old - having as investigation targets two public and two private schools in the central area of São Paulo city. The investigation of the pictorial representation in this age came from the fact that the child in this age changes his/her behavior with the use of graphic language especially when using the drawing as a mean of expression. That observation came from the long period of teaching experience as an Art educator. From the spontaneous process observed in the first years of schooling the child acquires a critical conscientiousness of his/her artistic making and of its limitations as the visual realism grows. Many times, using the media to copy models, the child wishes that the drawing looks alike the reality that is perceived, interpreted and given a meaning. This work has the intention to launch basis to a reflection about the importance of a formal teaching of the drawing and of the others artistic subjects in order that children from 9 to 10 years old do not abandon the practice of Arts and drawing, due to the belief that only a few are gifted or able to do it.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Filho, João Cardoso Palma [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silveira, Isabel Orestes [UNESP]2014-06-11T19:30:32Z2014-06-11T19:30:32Z2006-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis154 f. : il.application/pdfSILVEIRA, Isabel Orestes. O ensino do desenho para crianças de 9 a 10 anos de idade: um estudo comparativo entre duas escolas públicas e duas escolas particulares da região central de São Paulo. 2006. 154 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2006.http://hdl.handle.net/11449/100273000459062silveira_io_me_ia.pdf33004013063P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-22T06:13:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/100273Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:25:20.322772Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do desenho para crianças de 9 a 10 anos de idade: um estudo comparativo entre duas escolas públicas e duas escolas particulares da região central de São Paulo
title O ensino do desenho para crianças de 9 a 10 anos de idade: um estudo comparativo entre duas escolas públicas e duas escolas particulares da região central de São Paulo
spellingShingle O ensino do desenho para crianças de 9 a 10 anos de idade: um estudo comparativo entre duas escolas públicas e duas escolas particulares da região central de São Paulo
Silveira, Isabel Orestes [UNESP]
Desenho - Estudo e ensino
Desenho infantil
Mídia
Arte - Estudo e ensino
Influência da mídia
Childrenþs drawing
Media influence
Teaching and learning arts
title_short O ensino do desenho para crianças de 9 a 10 anos de idade: um estudo comparativo entre duas escolas públicas e duas escolas particulares da região central de São Paulo
title_full O ensino do desenho para crianças de 9 a 10 anos de idade: um estudo comparativo entre duas escolas públicas e duas escolas particulares da região central de São Paulo
title_fullStr O ensino do desenho para crianças de 9 a 10 anos de idade: um estudo comparativo entre duas escolas públicas e duas escolas particulares da região central de São Paulo
title_full_unstemmed O ensino do desenho para crianças de 9 a 10 anos de idade: um estudo comparativo entre duas escolas públicas e duas escolas particulares da região central de São Paulo
title_sort O ensino do desenho para crianças de 9 a 10 anos de idade: um estudo comparativo entre duas escolas públicas e duas escolas particulares da região central de São Paulo
author Silveira, Isabel Orestes [UNESP]
author_facet Silveira, Isabel Orestes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Filho, João Cardoso Palma [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Isabel Orestes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho - Estudo e ensino
Desenho infantil
Mídia
Arte - Estudo e ensino
Influência da mídia
Childrenþs drawing
Media influence
Teaching and learning arts
topic Desenho - Estudo e ensino
Desenho infantil
Mídia
Arte - Estudo e ensino
Influência da mídia
Childrenþs drawing
Media influence
Teaching and learning arts
description Este trabalho de pesquisa propõe uma reflexão sobre o desenvolvimento gráfico da criança numa faixa etária específica que compreende a idade de 9 a 10 anos, tendo como alvo de investigação duas escolas públicas e duas escolas particulares da região central de São Paulo. A investigação da representação pictórica nessa faixa etária, derivou da constatação de que a criança nessa idade modifica seu comportamento no uso da linguagem gráfica, especialmente quando utiliza o desenho como meio de expressão. Tal observação foi decorrente do longo período de tempo de exercício do magistério como arte-educadora. Do processo do espontaneísmo observado nos primeiros anos de escolaridade, a criança vai adquirindo consciência crítica do seu fazer artístico e de suas limitações na medida em que cresce rumo a um realismo visual. Muitas vezes, utilizando a mídia para copiar modelos, a criança deseja que seu desenho se pareça com a realidade que ela percebe e interpreta e que atribui significado. Este trabalho se apresenta com a intenção de lançar bases para uma reflexão sobre a importância de um ensino formal do desenho e das demais disciplinas artísticas a fim de que a criança de 9 e de 10 anos não abandone a prática do desenho e da Arte, pela crença no mito de que apenas alguns poucos são capacitados ou privilegiadamente dotados.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-23
2014-06-11T19:30:32Z
2014-06-11T19:30:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVEIRA, Isabel Orestes. O ensino do desenho para crianças de 9 a 10 anos de idade: um estudo comparativo entre duas escolas públicas e duas escolas particulares da região central de São Paulo. 2006. 154 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/100273
000459062
silveira_io_me_ia.pdf
33004013063P4
identifier_str_mv SILVEIRA, Isabel Orestes. O ensino do desenho para crianças de 9 a 10 anos de idade: um estudo comparativo entre duas escolas públicas e duas escolas particulares da região central de São Paulo. 2006. 154 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2006.
000459062
silveira_io_me_ia.pdf
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/100273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 154 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808130082362884096