Teletandem: sessões de orientação e suas perspectivas para o curso de letras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Candido, Juliana [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/99824
Resumo: Nesta pesquisa objetivou-se estudar a formação inicial do professor de LE no contexto de laboratório de teletandem. Foca-se em quatro aspectos na graduação do professor de línguas: a orientação, a mediação, a reflexão e a aprendizagem em teletandem. Nesta pesquisa discute-se, através de um recurso tecnológico, o módulo Adobe® Acrobat® Connect™ Pro, a orientação, a mediação e a reflexão pelos alunos-professores de uma universidade estadual paulista, inseridos em um laboratório de teletandem. Neste laboratório, os alunos do curso de Letras, denominados aqui de alunos-orientadores, ministram sessões de orientação teórica e tecnológica para os alunos ingressantes no projeto Teletandem Brasil: língua estrangeira para todos, isto é, aqueles que ainda não iniciaram o seu processo de aprendizagem de língua estrangeira em teletandem. Assim, a pesquisa em questão constitui-se basicamente em três etapas: i) observação das sessões de orientação presenciais ministradas pelos alunos-orientadores no laboratório de teletandem; ii) leitura, reflexão e análise do diário-reflexivo dos alunos-orientadores acerca destas sessões de orientação teórica e iii) realização das sessões de mediação online com os alunos-orientadores pelo módulo Adobe® Acrobat® Connect™ Pro. O interesse no desenvolvimento da pesquisa surgiu pelas necessidades e inquietações na minha experiência como aluna do curso de Letras, isto é, como professora de língua estrangeira em formação inicial carente de maior orientação e reflexão da natureza que este novo contexto de ensino e aprendizagem de línguas em tandem permite oferecer. Desta forma, objetivou-se, especificamente investigar quais os possíveis impactos da experiência de orientação, dada pelo aluno de Letras, futuro professor de LE, no...
id UNSP_2db86cb06a02012ea968e3d6d5f6a640
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/99824
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Teletandem: sessões de orientação e suas perspectivas para o curso de letrasPre-service educationForeign language teacherReflectionMediationCollaborative foreign language teaching and learningLingüística aplicadaLínguas - Estudo e ensinoLinguas - Formação de professoresEnsino à distânciaProfessores de línguas - FormaçãoEducação a distânciaTeletandemNesta pesquisa objetivou-se estudar a formação inicial do professor de LE no contexto de laboratório de teletandem. Foca-se em quatro aspectos na graduação do professor de línguas: a orientação, a mediação, a reflexão e a aprendizagem em teletandem. Nesta pesquisa discute-se, através de um recurso tecnológico, o módulo Adobe® Acrobat® Connect™ Pro, a orientação, a mediação e a reflexão pelos alunos-professores de uma universidade estadual paulista, inseridos em um laboratório de teletandem. Neste laboratório, os alunos do curso de Letras, denominados aqui de alunos-orientadores, ministram sessões de orientação teórica e tecnológica para os alunos ingressantes no projeto Teletandem Brasil: língua estrangeira para todos, isto é, aqueles que ainda não iniciaram o seu processo de aprendizagem de língua estrangeira em teletandem. Assim, a pesquisa em questão constitui-se basicamente em três etapas: i) observação das sessões de orientação presenciais ministradas pelos alunos-orientadores no laboratório de teletandem; ii) leitura, reflexão e análise do diário-reflexivo dos alunos-orientadores acerca destas sessões de orientação teórica e iii) realização das sessões de mediação online com os alunos-orientadores pelo módulo Adobe® Acrobat® Connect™ Pro. O interesse no desenvolvimento da pesquisa surgiu pelas necessidades e inquietações na minha experiência como aluna do curso de Letras, isto é, como professora de língua estrangeira em formação inicial carente de maior orientação e reflexão da natureza que este novo contexto de ensino e aprendizagem de línguas em tandem permite oferecer. Desta forma, objetivou-se, especificamente investigar quais os possíveis impactos da experiência de orientação, dada pelo aluno de Letras, futuro professor de LE, no...This research study aimed at investigating the foreign language teacher‟s pre-service education in a teletandem‟s laboratory context. Specifically, it focuses on four aspects in the foreign language teacher‟s pre-service education: counseling, mediation, reflection and learning in teletandem. This study discusses, through a new technological resource, the Adobe® Acrobat® Connect™ Pro, the counseling, mediation and the reflection by the pre-service students from a state university in São Paulo state, inside a teletandem laboratory. In this laboratory, the undergraduate foreigner teachers, called at this study of counselor-students, provide theoretical and technological counseling sessions to the freshman students in the thematic project named Teletandem Brasil: língua estrangeira para todos, in other words, for those students who have not started their foreign language learning in teletandem process yet. Therefore, this research is basically constituted by three stages: i) observation of the face to face counseling sessions given by the counselor-students in the laboratory; ii) reading, reflection and analysis of the reflective diaries of the counselor-students about these face to face counseling sessions and iii) realization of the online mediation sessions with the counselor-students through the Adobe® Acrobat® Connect™ Pro. The interest to achieve this research arose by the needs and concerns within my experience as an undergraduate foreign language teacher, in other words, as a teacher in a pre-service education lacking more counseling and reflection of the nature that this new context of teaching and learning languages in-tandem can provide. Thus, the study aimed to investigate what are the possible impacts of the counseling sessions‟ experience, given by the... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Telles, João Antonio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Candido, Juliana [UNESP]2014-06-11T19:30:22Z2014-06-11T19:30:22Z2010-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis214 f. : il. color.application/pdfCANDIDO, Juliana. Teletandem: sessões de orientação e suas perspectivas para o curso de letras. 2010. 214 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2010.http://hdl.handle.net/11449/99824000632080candido_j_me_sjrp.pdf33004153069P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T06:23:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/99824Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-05T06:23:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teletandem: sessões de orientação e suas perspectivas para o curso de letras
title Teletandem: sessões de orientação e suas perspectivas para o curso de letras
spellingShingle Teletandem: sessões de orientação e suas perspectivas para o curso de letras
Candido, Juliana [UNESP]
Pre-service education
Foreign language teacher
Reflection
Mediation
Collaborative foreign language teaching and learning
Lingüística aplicada
Línguas - Estudo e ensino
Linguas - Formação de professores
Ensino à distância
Professores de línguas - Formação
Educação a distância
Teletandem
title_short Teletandem: sessões de orientação e suas perspectivas para o curso de letras
title_full Teletandem: sessões de orientação e suas perspectivas para o curso de letras
title_fullStr Teletandem: sessões de orientação e suas perspectivas para o curso de letras
title_full_unstemmed Teletandem: sessões de orientação e suas perspectivas para o curso de letras
title_sort Teletandem: sessões de orientação e suas perspectivas para o curso de letras
author Candido, Juliana [UNESP]
author_facet Candido, Juliana [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Telles, João Antonio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Candido, Juliana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Pre-service education
Foreign language teacher
Reflection
Mediation
Collaborative foreign language teaching and learning
Lingüística aplicada
Línguas - Estudo e ensino
Linguas - Formação de professores
Ensino à distância
Professores de línguas - Formação
Educação a distância
Teletandem
topic Pre-service education
Foreign language teacher
Reflection
Mediation
Collaborative foreign language teaching and learning
Lingüística aplicada
Línguas - Estudo e ensino
Linguas - Formação de professores
Ensino à distância
Professores de línguas - Formação
Educação a distância
Teletandem
description Nesta pesquisa objetivou-se estudar a formação inicial do professor de LE no contexto de laboratório de teletandem. Foca-se em quatro aspectos na graduação do professor de línguas: a orientação, a mediação, a reflexão e a aprendizagem em teletandem. Nesta pesquisa discute-se, através de um recurso tecnológico, o módulo Adobe® Acrobat® Connect™ Pro, a orientação, a mediação e a reflexão pelos alunos-professores de uma universidade estadual paulista, inseridos em um laboratório de teletandem. Neste laboratório, os alunos do curso de Letras, denominados aqui de alunos-orientadores, ministram sessões de orientação teórica e tecnológica para os alunos ingressantes no projeto Teletandem Brasil: língua estrangeira para todos, isto é, aqueles que ainda não iniciaram o seu processo de aprendizagem de língua estrangeira em teletandem. Assim, a pesquisa em questão constitui-se basicamente em três etapas: i) observação das sessões de orientação presenciais ministradas pelos alunos-orientadores no laboratório de teletandem; ii) leitura, reflexão e análise do diário-reflexivo dos alunos-orientadores acerca destas sessões de orientação teórica e iii) realização das sessões de mediação online com os alunos-orientadores pelo módulo Adobe® Acrobat® Connect™ Pro. O interesse no desenvolvimento da pesquisa surgiu pelas necessidades e inquietações na minha experiência como aluna do curso de Letras, isto é, como professora de língua estrangeira em formação inicial carente de maior orientação e reflexão da natureza que este novo contexto de ensino e aprendizagem de línguas em tandem permite oferecer. Desta forma, objetivou-se, especificamente investigar quais os possíveis impactos da experiência de orientação, dada pelo aluno de Letras, futuro professor de LE, no...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-30
2014-06-11T19:30:22Z
2014-06-11T19:30:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CANDIDO, Juliana. Teletandem: sessões de orientação e suas perspectivas para o curso de letras. 2010. 214 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/99824
000632080
candido_j_me_sjrp.pdf
33004153069P5
identifier_str_mv CANDIDO, Juliana. Teletandem: sessões de orientação e suas perspectivas para o curso de letras. 2010. 214 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2010.
000632080
candido_j_me_sjrp.pdf
33004153069P5
url http://hdl.handle.net/11449/99824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 214 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401439916294144