A dimensão política da educação ambiental: reflexões sobre os trabalhos dos encontros de pesquisa em Educação Ambiental (I, II, III EPEAS)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Junta, Viviane da Silva [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/90231
Resumo: Esta pesquisa analisa os trabalhos apresentados nos I, II e III Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA). Tem como corpus documental final 61 trabalhos, definidos através de uma amostragem aleatória estratificada a partir das edições dos eventos. Seus objetivos são: a investigação do entendimento dado à dimensão política da educação ambiental nos trabalhos dos EPEAS; a caracterização das concepções de educação ambiental presentes nesses trabalhos; e a identificação das abordagens políticas dessas concepções de EA. Parte do entendimento da questão ambiental como questão política, portanto, alicerçada no solo social, caracterizando-se como problemática histórica que remete ao coletivo e a forma de se viver em sociedade, compreendendo uma “solução” coletiva e exigente de uma transformação social que se baseie nos princípios de justiça social e de sustentabilidade social e ambiental. Nesta pesquisa, é pressuposto, ainda, que a educação ambiental enquanto educação possui inerentemente uma dimensão política, tratando-se de prática social intencional que participa do processo de formação humana. A educação imprime significados no modo como a sociedade se organiza em sua relação com a natureza, se estabelecendo de modo a conservar ou transformar as características dos sistemas sociais, se considerarmos termos binários. As análises aqui empreendidas foram concretizadas através das categorias: concepção emancipatória de educação, concepção transformadora da relação sociedadenatureza, concepção conservadora de educação e concepção conservadora da relação sociedade-natureza. A maior parte dos trabalhos dos EPEAs (64%) foi compreendida no universo das abordagens emancipatória e transformadora, que se caracterizam por: compreender os conflitos presentes na questão ambiental; delimitar a insustentabilidade...
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Parte do entendimento da questão ambiental como questão política, portanto, alicerçada no solo social, caracterizando-se como problemática histórica que remete ao coletivo e a forma de se viver em sociedade, compreendendo uma “solução” coletiva e exigente de uma transformação social que se baseie nos princípios de justiça social e de sustentabilidade social e ambiental. Nesta pesquisa, é pressuposto, ainda, que a educação ambiental enquanto educação possui inerentemente uma dimensão política, tratando-se de prática social intencional que participa do processo de formação humana. A educação imprime significados no modo como a sociedade se organiza em sua relação com a natureza, se estabelecendo de modo a conservar ou transformar as características dos sistemas sociais, se considerarmos termos binários. As análises aqui empreendidas foram concretizadas através das categorias: concepção emancipatória de educação, concepção transformadora da relação sociedadenatureza, concepção conservadora de educação e concepção conservadora da relação sociedade-natureza. A maior parte dos trabalhos dos EPEAs (64%) foi compreendida no universo das abordagens emancipatória e transformadora, que se caracterizam por: compreender os conflitos presentes na questão ambiental; delimitar a insustentabilidade...This inquiry analyses the works presented in I, II and III the Environmental Education Research Meetings (EPEA). There have how corpus documentary end 61 works defined through a random sampling become entrenched from the publications of the events. His objectives are: the investigation of the understanding given to the political dimension of the environmental education in the works of the EPEAS; the characterization of the present conceptions of environmental education in these works; and the identification of the political approaches of these conceptions of EE. Part of the understanding of the environmental question like political question, so, based in the social ground, being characterized like historical problematics that it sends to the vehicle and the form of living in society, understanding a collective and demanding solution of a social transformation that should be based on the beginnings of social justice and of sustainability socially and environmentally. In this inquiry, it is presupposed, still, that the environmental education while education has a political dimension, treating social intentional practice that participates of the process of human formation. The education prints meanings in the way like the society gets organized in his relation with the nature, establishing in way conservative or transforming the characteristics of the social systems, to be considered binary terms. The analyses here undertaken were made real through the categories: conceptions emacypatory of education, conception transforming of the relation society-nature, conservative conception of education and conservative conception of the relation society-nature. Most of the works of the EPEAs (64%) were understood in the universe of the approaches emancypatory and transforming, what are characterized for: to understand the present conflicts... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santana, Luiz Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Junta, Viviane da Silva [UNESP]2014-06-11T19:24:21Z2014-06-11T19:24:21Z2008-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis156 f. : il.application/pdfJUNTA, Viviane da Silva. A dimensão política da educação ambiental: reflexões sobre os trabalhos dos encontros de pesquisa em Educação Ambiental (I, II, III EPEAS). 2008. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.http://hdl.handle.net/11449/90231000569999junta_vs_me_rcla.pdf33004137064P21658798303826202Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-03T06:20:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90231Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-03T06:20:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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