Cultura política e clientelismo: uma análise conceital

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Malvestio, Mateus Roberto Sposito [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/141929
Resumo: O presente trabalho de dissertação propõe uma análise conceitual do Clientelismo, bem como suas práticas, formas de reprodução e conceitos inerentes tais como: patrimonialismo, troca política e simbólica, patronagem, máquina política, entre outros. Trata-se de refletir sobre o conceito, apoiado nos principais teóricos sobre o tema, esclarecendo como se caracteriza as relações clientelísticas no seio da sociedade, os atores sociais envolvidos e a natureza dessas relações, procurando entender o Clientelismo, como conceito, em sua forma mais tradicional e, posteriormente, como este muda e se adapta as novas realidades democráticas do Brasil pós 1988. Para tanto, é fundamental o entendimento de Cultura Política, uma vez que esse tipo manifestação, o clientelismo, se preserva de forma latente e quase institucionalizada em meio às relações políticas brasileiras, a compreensão de formas de representações, percepções ou significados que um indivíduo, ou sociedade, percebem a realidade é de suma importância para o entendimento da ação política dentro da concepção de Cultura Política e, consequentemente, do objeto de estudo aqui proposto. Sendo assim, por fim, o intuito da pesquisa é esclarecer e discutir concepções básicas do Clientelismo tradicional procurando esclarecer as mudanças ocorridas ao longo do tempo com o conceito a fim de que se possa identificar, analisar e expor suas principais características, promovendo um melhor entendimento das novas relações clientelísticas contemporâneas.
id UNSP_45495f77435d9862cae0b68dd3cc85ea
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141929
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Cultura política e clientelismo: uma análise conceitalPolitical culture and clientelism: a conceptual analysisClientelismoCultura políticaDemocraciaClientelismPolitical cultureDemocracyO presente trabalho de dissertação propõe uma análise conceitual do Clientelismo, bem como suas práticas, formas de reprodução e conceitos inerentes tais como: patrimonialismo, troca política e simbólica, patronagem, máquina política, entre outros. Trata-se de refletir sobre o conceito, apoiado nos principais teóricos sobre o tema, esclarecendo como se caracteriza as relações clientelísticas no seio da sociedade, os atores sociais envolvidos e a natureza dessas relações, procurando entender o Clientelismo, como conceito, em sua forma mais tradicional e, posteriormente, como este muda e se adapta as novas realidades democráticas do Brasil pós 1988. Para tanto, é fundamental o entendimento de Cultura Política, uma vez que esse tipo manifestação, o clientelismo, se preserva de forma latente e quase institucionalizada em meio às relações políticas brasileiras, a compreensão de formas de representações, percepções ou significados que um indivíduo, ou sociedade, percebem a realidade é de suma importância para o entendimento da ação política dentro da concepção de Cultura Política e, consequentemente, do objeto de estudo aqui proposto. Sendo assim, por fim, o intuito da pesquisa é esclarecer e discutir concepções básicas do Clientelismo tradicional procurando esclarecer as mudanças ocorridas ao longo do tempo com o conceito a fim de que se possa identificar, analisar e expor suas principais características, promovendo um melhor entendimento das novas relações clientelísticas contemporâneas.This work proposes a conceptual analysis of clientelism, and their practices, like forms of reproduction and inherent concepts including: patrimonialism, politics and symbolic exchange, patronage, politicial machine and others. It is to reflect on the concept, supported in the main theorists on the subject, clarifying how is the clientelistic relations in society, the actors involved in them and the nature of these relations trying to understand the clientelism, as a concept, in the traditional manner and, subsequently, as it changes and adapts to the new democratic realities of Brazil after 1988. Therefore, is fundamental the understanding of the Political Culture, once that this kind of manifestation, the clientelism is latently preserved and almost institutionalized among the Brazilian political, the forms of representations understanding perceptions and meaning that an individual or society perceptions about the real importance to understand the political action within the Politial Culture designe and consequently this object of study here proposed. Finally, this research purpose to clarify and discuss basic concepts of traditional clientelism seeking to clarify the changes over time with the concept so this way it can identify, analyze and present their main characteristics, promoting a better understanding of contemporary new clientelistic relations.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)CNPq: 133300/2014-5Universidade Estadual Paulista (Unesp)Biason, Rita de Cássia Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Malvestio, Mateus Roberto Sposito [UNESP]2016-07-28T13:53:34Z2016-07-28T13:53:34Z2016-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14192900087262333004072013P045534766684893440000-0002-7956-4583porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-22T06:05:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141929Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-22T06:05:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura política e clientelismo: uma análise conceital
Political culture and clientelism: a conceptual analysis
title Cultura política e clientelismo: uma análise conceital
spellingShingle Cultura política e clientelismo: uma análise conceital
Malvestio, Mateus Roberto Sposito [UNESP]
Clientelismo
Cultura política
Democracia
Clientelism
Political culture
Democracy
title_short Cultura política e clientelismo: uma análise conceital
title_full Cultura política e clientelismo: uma análise conceital
title_fullStr Cultura política e clientelismo: uma análise conceital
title_full_unstemmed Cultura política e clientelismo: uma análise conceital
title_sort Cultura política e clientelismo: uma análise conceital
author Malvestio, Mateus Roberto Sposito [UNESP]
author_facet Malvestio, Mateus Roberto Sposito [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biason, Rita de Cássia Aparecida [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Malvestio, Mateus Roberto Sposito [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Clientelismo
Cultura política
Democracia
Clientelism
Political culture
Democracy
topic Clientelismo
Cultura política
Democracia
Clientelism
Political culture
Democracy
description O presente trabalho de dissertação propõe uma análise conceitual do Clientelismo, bem como suas práticas, formas de reprodução e conceitos inerentes tais como: patrimonialismo, troca política e simbólica, patronagem, máquina política, entre outros. Trata-se de refletir sobre o conceito, apoiado nos principais teóricos sobre o tema, esclarecendo como se caracteriza as relações clientelísticas no seio da sociedade, os atores sociais envolvidos e a natureza dessas relações, procurando entender o Clientelismo, como conceito, em sua forma mais tradicional e, posteriormente, como este muda e se adapta as novas realidades democráticas do Brasil pós 1988. Para tanto, é fundamental o entendimento de Cultura Política, uma vez que esse tipo manifestação, o clientelismo, se preserva de forma latente e quase institucionalizada em meio às relações políticas brasileiras, a compreensão de formas de representações, percepções ou significados que um indivíduo, ou sociedade, percebem a realidade é de suma importância para o entendimento da ação política dentro da concepção de Cultura Política e, consequentemente, do objeto de estudo aqui proposto. Sendo assim, por fim, o intuito da pesquisa é esclarecer e discutir concepções básicas do Clientelismo tradicional procurando esclarecer as mudanças ocorridas ao longo do tempo com o conceito a fim de que se possa identificar, analisar e expor suas principais características, promovendo um melhor entendimento das novas relações clientelísticas contemporâneas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-28T13:53:34Z
2016-07-28T13:53:34Z
2016-05-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/141929
000872623
33004072013P0
4553476668489344
0000-0002-7956-4583
url http://hdl.handle.net/11449/141929
identifier_str_mv 000872623
33004072013P0
4553476668489344
0000-0002-7956-4583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965445180981248