Educação ambiental transformadora para a conservação da avifauna recebida pelo Centro de Pesquisa e Medicina Veterinária em Animais Selvagens (CEMPAS) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Puglia, Kátia Regina Pereira Ribeiro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/237323
Resumo: Esta pesquisa foi realizada no Centro de Medicina e Pesquisas de Animais Selvagens (CEMPAS) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP, Campus de Botucatu, onde os animais silvestres recebidos são oriundos de apreensão do tráfico, comércio ou posse ilegal, de atropelamentos, resgates ou entregues voluntariamente. A revisão bibliográfica buscou contextualizar a biodiversidade da avifauna brasileira, o estado de conservação das aves, as problemáticas do tráfico de animais silvestres, com fundamentação teórica para uma Educação Ambiental transformadora. O capítulo I apresenta o diagnóstico do período de 2018 e 2019, sobre os animais entregues na instituição, mostrando que as aves foram o grupo taxonômico mais apreendido e entregue voluntariamente. Com base nestes dados e nas respostas, a um questionário, dadas por residentes, pós-graduandos e estagiários, que atuaram neste centro de animais silvestres, é apresentada no capítulo II, a proposta de um projeto de Educação Ambiental, participativo e dialógico, contendo atividades educativas, interativas e lúdicas, com a criação de material lúdico e biológico, tendo como principais protagonistas os animais silvestres, o cotidiano do hospital e do profissional veterinário, relacionando a problemática socioambiental, a biodiversidade, bem como a conservação das aves e o tráfico dos animais silvestres. Ainda neste capítulo, é relatada a vivência piloto da aplicação do projeto aos estudantes de uma escola municipal de ensino básico de Botucatu. Como produtos deste trabalho foram gerados um conjunto de ações articuladas: 1) roteiro de visita monitorada ao CEMPAS; 2) visita do CEMPAS na escola; 3) Storytelling (narrativas) de vítimas do comércio ilegal e atropelamento; 4) guia para desenhar aves e 5) Proposta de disciplina anual de Educação Ambiental. Os resultados e produtos gerados podem servir como estratégias de práticas educativas em educação ambiental para mitigar a problemática relacionada ao tráfico e posse ilegal, bem como contribuir numa postura cidadã para com a natureza e sua conservação.
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spelling Educação ambiental transformadora para a conservação da avifauna recebida pelo Centro de Pesquisa e Medicina Veterinária em Animais Selvagens (CEMPAS) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESPTransforming environmental education for the conservation of avifauna received by the Center for Wild Animal Medicine and Research (CEMPAS) of the School of Veterinary Medicine and Animal Science at São Paulo State UniversityEducação ambientalAnimais silvestres-tráficoBiodiversidade-conservaçãoPrática de ensinoEnvironmental educationWild animals-traffickingBiodiversity-conservationTeaching practiceEsta pesquisa foi realizada no Centro de Medicina e Pesquisas de Animais Selvagens (CEMPAS) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP, Campus de Botucatu, onde os animais silvestres recebidos são oriundos de apreensão do tráfico, comércio ou posse ilegal, de atropelamentos, resgates ou entregues voluntariamente. A revisão bibliográfica buscou contextualizar a biodiversidade da avifauna brasileira, o estado de conservação das aves, as problemáticas do tráfico de animais silvestres, com fundamentação teórica para uma Educação Ambiental transformadora. O capítulo I apresenta o diagnóstico do período de 2018 e 2019, sobre os animais entregues na instituição, mostrando que as aves foram o grupo taxonômico mais apreendido e entregue voluntariamente. Com base nestes dados e nas respostas, a um questionário, dadas por residentes, pós-graduandos e estagiários, que atuaram neste centro de animais silvestres, é apresentada no capítulo II, a proposta de um projeto de Educação Ambiental, participativo e dialógico, contendo atividades educativas, interativas e lúdicas, com a criação de material lúdico e biológico, tendo como principais protagonistas os animais silvestres, o cotidiano do hospital e do profissional veterinário, relacionando a problemática socioambiental, a biodiversidade, bem como a conservação das aves e o tráfico dos animais silvestres. Ainda neste capítulo, é relatada a vivência piloto da aplicação do projeto aos estudantes de uma escola municipal de ensino básico de Botucatu. Como produtos deste trabalho foram gerados um conjunto de ações articuladas: 1) roteiro de visita monitorada ao CEMPAS; 2) visita do CEMPAS na escola; 3) Storytelling (narrativas) de vítimas do comércio ilegal e atropelamento; 4) guia para desenhar aves e 5) Proposta de disciplina anual de Educação Ambiental. Os resultados e produtos gerados podem servir como estratégias de práticas educativas em educação ambiental para mitigar a problemática relacionada ao tráfico e posse ilegal, bem como contribuir numa postura cidadã para com a natureza e sua conservação.This research was developed at the Center for Wild Animal Medicine and Research (CEMPAS) of the School of Veterinary Medicine and Animal Science at São Paulo State University (Unesp), Botucatu, where the wild animals received come from apprehension of trafficking, trade or illegal possession, from being run over, rescues or voluntarily surrendered. The bibliographic review sought to contextualize the biodiversity of Brazilian avifauna, the state of conservation of birds, the problems of wildlife trafficking, through theoretical fundations for a transformative Environmental Education. Chapter I presents the diagnoses of the period 2018 and 2019, on the animals delivered to the institution, showing that birds were the most apprehended taxonomic group and voluntarily delivered. Chapter II presents a proposal for a participatory and dialogic Environmental Education project based on these data and the result of a questionnaire answered by residents, graduate students, and interns who worked at this Wild Animal Center, which proposal contains educational, interactive, and playful activities, with the creation of ludic and biological material, whose main protagonists are wild animals, the daily life of the hospital and the local veterinary professional, relating the socioenvironmental problem, biodiversity, as well as the conservation of birds and wildlife trafficking. Also in this chapter, the experience of a pilot study carried out with students from a municipal school in Botucatu is reported. As a product of this work, a set of articulated actions were generated: 1) Monitored visti to CEMPAS; 2) CEMPAS visit to the school; 3) Storytelling (narratives) of victims of illegal trade and run overs; 4) Guide to designing birdsand; 5) Proposal for na annual discipline on Environmnental Education. The results and products generated can serve as strategies for educational practices in environmental education to mitigate the problems related to trafficking and illegal possession, as well as contribute to a citizen stance towards nature and its conservation. in this research can serve as strategies for educational practices in environmental education to mitigate the problems related to trafficking and illegal possession and contribute to a citizen’s posture about nature and its conservation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nishida, Silvia Mitiko [UNESP]Teixeira, Carlos Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Puglia, Kátia Regina Pereira Ribeiro2022-11-01T17:41:31Z2022-11-01T17:41:31Z2022-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23732333004064090P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-05T06:21:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237323Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-05T06:21:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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