Alfabetização científica nos anos iniciais: a sequência didática como ferramenta para um ensino inclusivo e equitativo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2025
Autor(a) principal: Paes, Jéssica Caroline [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11449/296163
Resumo: Considerando o aumento do número de matrículas de alunos Público-alvo da Educação Especial e a iminência de um ensino inclusivo e equitativo nas escolas de ensino regular, busca-se estratégias de ensino pautadas nas habilidades e especificidades de cada um, garantindo assim, não só o acesso, mas a permanência do estudante na escola. Logo, essa presente pesquisa busca discutir a importância do ensino de Ciências com vistas ao desenvolvimento da Alfabetização Científica no ensino fundamental - anos iniciais e como esse enfoque pode contribuir para a autonomia e independência dos alunos Público-alvo da Educação Especial diante dos acontecimentos mundiais, políticos e sociais em que estamos vivendo, bem como a possibilidade da atuação e transformação da sociedade. Este trabalho, apresenta os resultados de uma sequência didática investigativa com a temática “Água”, aplicada em um 4° ano do ensino fundamental, durante as aulas de Ciências de uma escola municipal da cidade de Igaraçu do Tietê, enfatizando os estudantes público alvo da educação especial. A sequência didática teve como culminância, a construção de um filtro de água com materiais recicláveis, arrecadados pelos alunos. Para a coleta dos dados, dois questionários foram aplicados antes e após a participação dos estudantes na sequência didática, além de observações realizadas e registradas por meio de um diário de bordo. Com enfoque qualitativo, os instrumentos foram tratados a partir das técnicas de análise de conteúdo, utilizando como categorias, os indicadores da Alfabetização Científica. Ademais, entre visitações em locais estratégicos do município, o trabalho teve como tema, o uso consciente da água e como objetivo, a alfabetização científica dos alunos. Desenvolvido com vinte e quatro estudantes, este trabalho discute a importância da Alfabetização Científica – AC, no ensino fundamental - anos iniciais e como esse enfoque pode contribuir para a Educação inclusiva. Com intuito de analisar e contribuir com a produção acadêmica nessa área, essa pesquisa ainda mapeou os trabalhos relacionados à Alfabetização Científica e o público alvo da Educação Especial nos anos iniciais do ensino fundamental. A revisão abrangeu o período de 2010 a 2024 utilizando o Portal de Periódicos da CAPES, Plataforma Scielo, Sciencedirect e o Acervo da UNESP como fonte. Ao total, obteve-se 523 trabalhos, dos quais apenas três abordavam os dois temas concomitantemente e, por isso, foi possível identificar as diferentes abordagens das pesquisas e apontar tal lacuna nos estudos sobre Alfabetização Científica em uma perspectiva inclusiva nos anos iniciais. Utilizando os questionários, foi possível diagnosticar os conhecimentos espontâneos dos estudantes, para, no final do processo, analisar as mudanças de posicionamento e identificar o desenvolvimento de habilidades inerentes à alfabetização científica. Os resultados demonstraram que a Sequência Didática investigativa, efetiva-se como uma exitosa intervenção pedagógica na busca da educação equitativa e no desenvolvimento das habilidades inerentes à alfabetização científica.
id UNSP_5d4340a4dbac56c018c696fa08b7199f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/296163
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Alfabetização científica nos anos iniciais: a sequência didática como ferramenta para um ensino inclusivo e equitativoScientific literacy in the early years: the teaching sequence as a tool for inclusive and equitable teachingSequência didáticaAnos iniciaisAlfabetização científicaEducação inclusivaDidactic sequenceEarly yearsScientific literacyInclusive educationConsiderando o aumento do número de matrículas de alunos Público-alvo da Educação Especial e a iminência de um ensino inclusivo e equitativo nas escolas de ensino regular, busca-se estratégias de ensino pautadas nas habilidades e especificidades de cada um, garantindo assim, não só o acesso, mas a permanência do estudante na escola. Logo, essa presente pesquisa busca discutir a importância do ensino de Ciências com vistas ao desenvolvimento da Alfabetização Científica no ensino fundamental - anos iniciais e como esse enfoque pode contribuir para a autonomia e independência dos alunos Público-alvo da Educação Especial diante dos acontecimentos mundiais, políticos e sociais em que estamos vivendo, bem como a possibilidade da atuação e transformação da sociedade. Este trabalho, apresenta os resultados de uma sequência didática investigativa com a temática “Água”, aplicada em um 4° ano do ensino fundamental, durante as aulas de Ciências de uma escola municipal da cidade de Igaraçu do Tietê, enfatizando os estudantes público alvo da educação especial. A sequência didática teve como culminância, a construção de um filtro de água com materiais recicláveis, arrecadados pelos alunos. Para a coleta dos dados, dois questionários foram aplicados antes e após a participação dos estudantes na sequência didática, além de observações realizadas e registradas por meio de um diário de bordo. Com enfoque qualitativo, os instrumentos foram tratados a partir das técnicas de análise de conteúdo, utilizando como categorias, os indicadores da Alfabetização Científica. Ademais, entre visitações em locais estratégicos do município, o trabalho teve como tema, o uso consciente da água e como objetivo, a alfabetização científica dos alunos. Desenvolvido com vinte e quatro estudantes, este trabalho discute a importância da Alfabetização Científica – AC, no ensino fundamental - anos iniciais e como esse enfoque pode contribuir para a Educação inclusiva. Com intuito de analisar e contribuir com a produção acadêmica nessa área, essa pesquisa ainda mapeou os trabalhos relacionados à Alfabetização Científica e o público alvo da Educação Especial nos anos iniciais do ensino fundamental. A revisão abrangeu o período de 2010 a 2024 utilizando o Portal de Periódicos da CAPES, Plataforma Scielo, Sciencedirect e o Acervo da UNESP como fonte. Ao total, obteve-se 523 trabalhos, dos quais apenas três abordavam os dois temas concomitantemente e, por isso, foi possível identificar as diferentes abordagens das pesquisas e apontar tal lacuna nos estudos sobre Alfabetização Científica em uma perspectiva inclusiva nos anos iniciais. Utilizando os questionários, foi possível diagnosticar os conhecimentos espontâneos dos estudantes, para, no final do processo, analisar as mudanças de posicionamento e identificar o desenvolvimento de habilidades inerentes à alfabetização científica. Os resultados demonstraram que a Sequência Didática investigativa, efetiva-se como uma exitosa intervenção pedagógica na busca da educação equitativa e no desenvolvimento das habilidades inerentes à alfabetização científica.Considering the increase in the number of enrollments of students who are the target audience for Special Education and the imminence of inclusive and equitable education in regular schools, we seek teaching strategies based on the skills and specificities of each one, thus ensuring not only access, but also the permanence of the student in school. Therefore, this research aims to discuss the importance of teaching Science with a view to developing Scientific Literacy in elementary school - early years and how this approach can contribute to the autonomy and independence of students who are the target audience for Special Education in the face of the global, political and social events that we are experiencing, as well as the possibility of acting and transforming society. This work presents the results of an investigative didactic sequence with the theme “Water”, applied in a 4th grade of elementary school, during Science classes at a municipal school in the city of Igaraçu do Tietê, emphasizing the students who are the target audience for special education. The didactic sequence culminated in the construction of a water filter with recyclable materials collected by the students. To collect data, two questionnaires were applied before and after the students' participation in the teaching sequence, in addition to observations made and recorded using a logbook. With a qualitative approach, the instruments were treated using content analysis techniques, using Scientific Literacy indicators as categories. In addition, among visits to strategic locations in the municipality, the work had as its theme the conscious use of water and as its objective the scientific literacy of students. Developed with twenty-four students, this work discusses the importance of Scientific Literacy - AC, in elementary school - initial years and how this approach can contribute to inclusive education. In order to analyze and contribute to academic production in this area, this research also mapped the works related to Scientific Literacy and the target audience of Special Education in the initial years of elementary school. The review covered the period from 2010 to 2024 using the CAPES Periodicals Portal, Scielo Platform, Sciencedirect and the UNESP Collection as sources. In total, 523 studies were obtained, of which only three addressed both themes simultaneously. Therefore, it was possible to identify the different approaches of the research and point out this gap in the studies on Scientific Literacy from an inclusive perspective in the early years. Using the questionnaires, it was possible to diagnose the spontaneous knowledge of the students, to, at the end of the process, analyze the changes in positioning and identify the development of skills inherent to scientific literacy. The results demonstrated that the investigative Didactic Sequence is effective as a successful pedagogical intervention in the search for equitable education and in the development of skills inherent to scientific literacy.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Eder Pires [UNESP]Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paes, Jéssica Caroline [UNESP]2025-04-07T15:02:07Z2025-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPAES, C. J. Alfabetização científica nos anos iniciais: a sequência didática como ferramenta para um ensino inclusivo e equitativo. Orientador: Eder Pires de Camargo. 2025. 131 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2025.https://hdl.handle.net/11449/29616333004056079P037940417423847470000-0002-5495-0672porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2025-06-02T18:39:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/296163Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462025-06-02T18:39:21Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização científica nos anos iniciais: a sequência didática como ferramenta para um ensino inclusivo e equitativo
Scientific literacy in the early years: the teaching sequence as a tool for inclusive and equitable teaching
title Alfabetização científica nos anos iniciais: a sequência didática como ferramenta para um ensino inclusivo e equitativo
spellingShingle Alfabetização científica nos anos iniciais: a sequência didática como ferramenta para um ensino inclusivo e equitativo
Paes, Jéssica Caroline [UNESP]
Sequência didática
Anos iniciais
Alfabetização científica
Educação inclusiva
Didactic sequence
Early years
Scientific literacy
Inclusive education
title_short Alfabetização científica nos anos iniciais: a sequência didática como ferramenta para um ensino inclusivo e equitativo
title_full Alfabetização científica nos anos iniciais: a sequência didática como ferramenta para um ensino inclusivo e equitativo
title_fullStr Alfabetização científica nos anos iniciais: a sequência didática como ferramenta para um ensino inclusivo e equitativo
title_full_unstemmed Alfabetização científica nos anos iniciais: a sequência didática como ferramenta para um ensino inclusivo e equitativo
title_sort Alfabetização científica nos anos iniciais: a sequência didática como ferramenta para um ensino inclusivo e equitativo
author Paes, Jéssica Caroline [UNESP]
author_facet Paes, Jéssica Caroline [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Eder Pires [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Paes, Jéssica Caroline [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência didática
Anos iniciais
Alfabetização científica
Educação inclusiva
Didactic sequence
Early years
Scientific literacy
Inclusive education
topic Sequência didática
Anos iniciais
Alfabetização científica
Educação inclusiva
Didactic sequence
Early years
Scientific literacy
Inclusive education
description Considerando o aumento do número de matrículas de alunos Público-alvo da Educação Especial e a iminência de um ensino inclusivo e equitativo nas escolas de ensino regular, busca-se estratégias de ensino pautadas nas habilidades e especificidades de cada um, garantindo assim, não só o acesso, mas a permanência do estudante na escola. Logo, essa presente pesquisa busca discutir a importância do ensino de Ciências com vistas ao desenvolvimento da Alfabetização Científica no ensino fundamental - anos iniciais e como esse enfoque pode contribuir para a autonomia e independência dos alunos Público-alvo da Educação Especial diante dos acontecimentos mundiais, políticos e sociais em que estamos vivendo, bem como a possibilidade da atuação e transformação da sociedade. Este trabalho, apresenta os resultados de uma sequência didática investigativa com a temática “Água”, aplicada em um 4° ano do ensino fundamental, durante as aulas de Ciências de uma escola municipal da cidade de Igaraçu do Tietê, enfatizando os estudantes público alvo da educação especial. A sequência didática teve como culminância, a construção de um filtro de água com materiais recicláveis, arrecadados pelos alunos. Para a coleta dos dados, dois questionários foram aplicados antes e após a participação dos estudantes na sequência didática, além de observações realizadas e registradas por meio de um diário de bordo. Com enfoque qualitativo, os instrumentos foram tratados a partir das técnicas de análise de conteúdo, utilizando como categorias, os indicadores da Alfabetização Científica. Ademais, entre visitações em locais estratégicos do município, o trabalho teve como tema, o uso consciente da água e como objetivo, a alfabetização científica dos alunos. Desenvolvido com vinte e quatro estudantes, este trabalho discute a importância da Alfabetização Científica – AC, no ensino fundamental - anos iniciais e como esse enfoque pode contribuir para a Educação inclusiva. Com intuito de analisar e contribuir com a produção acadêmica nessa área, essa pesquisa ainda mapeou os trabalhos relacionados à Alfabetização Científica e o público alvo da Educação Especial nos anos iniciais do ensino fundamental. A revisão abrangeu o período de 2010 a 2024 utilizando o Portal de Periódicos da CAPES, Plataforma Scielo, Sciencedirect e o Acervo da UNESP como fonte. Ao total, obteve-se 523 trabalhos, dos quais apenas três abordavam os dois temas concomitantemente e, por isso, foi possível identificar as diferentes abordagens das pesquisas e apontar tal lacuna nos estudos sobre Alfabetização Científica em uma perspectiva inclusiva nos anos iniciais. Utilizando os questionários, foi possível diagnosticar os conhecimentos espontâneos dos estudantes, para, no final do processo, analisar as mudanças de posicionamento e identificar o desenvolvimento de habilidades inerentes à alfabetização científica. Os resultados demonstraram que a Sequência Didática investigativa, efetiva-se como uma exitosa intervenção pedagógica na busca da educação equitativa e no desenvolvimento das habilidades inerentes à alfabetização científica.
publishDate 2025
dc.date.none.fl_str_mv 2025-04-07T15:02:07Z
2025-03-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAES, C. J. Alfabetização científica nos anos iniciais: a sequência didática como ferramenta para um ensino inclusivo e equitativo. Orientador: Eder Pires de Camargo. 2025. 131 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2025.
https://hdl.handle.net/11449/296163
33004056079P0
3794041742384747
0000-0002-5495-0672
identifier_str_mv PAES, C. J. Alfabetização científica nos anos iniciais: a sequência didática como ferramenta para um ensino inclusivo e equitativo. Orientador: Eder Pires de Camargo. 2025. 131 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2025.
33004056079P0
3794041742384747
0000-0002-5495-0672
url https://hdl.handle.net/11449/296163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1834485164210651136