As faces de Deus na obra de um ateu - José Saramago

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Oliveira, Salma Ferraz de Azevedo de [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/103696
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo central efetivar uma análise da temática Deus na ficção narrativa de José Saramago, procurando questionar em sua obra romanceada (Terra do Pecado, Memorial do Convento, História do Cerco de Lisboa e Evangelho Segundo Jesus Cristo) quais serão os perfis de Deus delineados ali. Partimos do pressuposto que estes perfis são construídos baseados na relação conflituosa e fértil dos textos de Saramago com a Bíblia, com as tradições e dogmas religiosos, fundamentados também no tenso diálogo entre Literatura e Teologia, uma constante em suas obras. Nesse estudo procuraremos responder às seguintes perguntas: De que maneira o tema Deus estrutura e incita sua obra literária? Sob que aspecto esse tema é um elemento integrador em seus livros transformando-se num pretexto fértil para sua criação literária? Qual a forma como esse tema é tratado em seus romances que formam o corpus central do nosso trabalho? Qual a sedução que esse tema exerce sobre o romancista? Qual o discurso literário sobre Deus em sua obra? Até que ponto a estrutura literária das obras do autor está impregnada pelo Deus do cristianismo?
id UNSP_5dd1863c5abdfd04dcaab2cc803f00b4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/103696
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling As faces de Deus na obra de um ateu - José SaramagoSaramago, José, 1922 -Literatura portuguesaPortuguese literatureThematicIronyParodyCarnival influence into literatureA presente pesquisa tem por objetivo central efetivar uma análise da temática Deus na ficção narrativa de José Saramago, procurando questionar em sua obra romanceada (Terra do Pecado, Memorial do Convento, História do Cerco de Lisboa e Evangelho Segundo Jesus Cristo) quais serão os perfis de Deus delineados ali. Partimos do pressuposto que estes perfis são construídos baseados na relação conflituosa e fértil dos textos de Saramago com a Bíblia, com as tradições e dogmas religiosos, fundamentados também no tenso diálogo entre Literatura e Teologia, uma constante em suas obras. Nesse estudo procuraremos responder às seguintes perguntas: De que maneira o tema Deus estrutura e incita sua obra literária? Sob que aspecto esse tema é um elemento integrador em seus livros transformando-se num pretexto fértil para sua criação literária? Qual a forma como esse tema é tratado em seus romances que formam o corpus central do nosso trabalho? Qual a sedução que esse tema exerce sobre o romancista? Qual o discurso literário sobre Deus em sua obra? Até que ponto a estrutura literária das obras do autor está impregnada pelo Deus do cristianismo?This research has as its central purpose the effectuation of an analysis of the God thematic in José Saramago's narrative fiction, trying to ask which will be the faces of God delineated in his romanced work. We started from the conjecture that these profiles are constructed based on the fertile and conflicting relationship between José Saramago's texts and the Bible, the traditions and religious dogmas, and also founded on the tense dialogue between Literature and Theology, which is a constant in his works. In this study we will try to answer the following questions: In which way the subject God structuralizes and stirs up his literary work? Under what aspect is this subject an integrating element in his books becoming a fertile excuse for his literary creation? In what way is this subject treated in his novels which form the central corpus of our work? What is the literary content about God in his work? Up to what level is the literary structure of the author's work impregnated by the God of christianism?Universidade Estadual Paulista (Unesp)Macêdo, Tania Celestino de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Salma Ferraz de Azevedo de [UNESP]2014-06-11T19:32:49Z2014-06-11T19:32:49Z2002-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis285 fapplication/pdfOLIVEIRA, Salma Ferraz de Azevedo de. As faces de Deus na obra de um ateu - José Saramago. 2002. 285 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2002.http://hdl.handle.net/11449/103696000190005oliveira_sfa_dr_assis.pdf33004048019P1Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-07T06:22:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103696Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-07T06:22:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As faces de Deus na obra de um ateu - José Saramago
title As faces de Deus na obra de um ateu - José Saramago
spellingShingle As faces de Deus na obra de um ateu - José Saramago
Oliveira, Salma Ferraz de Azevedo de [UNESP]
Saramago, José, 1922 -
Literatura portuguesa
Portuguese literature
Thematic
Irony
Parody
Carnival influence into literature
title_short As faces de Deus na obra de um ateu - José Saramago
title_full As faces de Deus na obra de um ateu - José Saramago
title_fullStr As faces de Deus na obra de um ateu - José Saramago
title_full_unstemmed As faces de Deus na obra de um ateu - José Saramago
title_sort As faces de Deus na obra de um ateu - José Saramago
author Oliveira, Salma Ferraz de Azevedo de [UNESP]
author_facet Oliveira, Salma Ferraz de Azevedo de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Macêdo, Tania Celestino de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Salma Ferraz de Azevedo de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Saramago, José, 1922 -
Literatura portuguesa
Portuguese literature
Thematic
Irony
Parody
Carnival influence into literature
topic Saramago, José, 1922 -
Literatura portuguesa
Portuguese literature
Thematic
Irony
Parody
Carnival influence into literature
description A presente pesquisa tem por objetivo central efetivar uma análise da temática Deus na ficção narrativa de José Saramago, procurando questionar em sua obra romanceada (Terra do Pecado, Memorial do Convento, História do Cerco de Lisboa e Evangelho Segundo Jesus Cristo) quais serão os perfis de Deus delineados ali. Partimos do pressuposto que estes perfis são construídos baseados na relação conflituosa e fértil dos textos de Saramago com a Bíblia, com as tradições e dogmas religiosos, fundamentados também no tenso diálogo entre Literatura e Teologia, uma constante em suas obras. Nesse estudo procuraremos responder às seguintes perguntas: De que maneira o tema Deus estrutura e incita sua obra literária? Sob que aspecto esse tema é um elemento integrador em seus livros transformando-se num pretexto fértil para sua criação literária? Qual a forma como esse tema é tratado em seus romances que formam o corpus central do nosso trabalho? Qual a sedução que esse tema exerce sobre o romancista? Qual o discurso literário sobre Deus em sua obra? Até que ponto a estrutura literária das obras do autor está impregnada pelo Deus do cristianismo?
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-04-05
2014-06-11T19:32:49Z
2014-06-11T19:32:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Salma Ferraz de Azevedo de. As faces de Deus na obra de um ateu - José Saramago. 2002. 285 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2002.
http://hdl.handle.net/11449/103696
000190005
oliveira_sfa_dr_assis.pdf
33004048019P1
identifier_str_mv OLIVEIRA, Salma Ferraz de Azevedo de. As faces de Deus na obra de um ateu - José Saramago. 2002. 285 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2002.
000190005
oliveira_sfa_dr_assis.pdf
33004048019P1
url http://hdl.handle.net/11449/103696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 285 f
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401450704044032