A Teoria do Uso e Gratificação e o Uso da Mídia Social por Produtores Rurais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Bighetti, Henrique
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/215819
Resumo: O objetivo da presente dissertação é avaliar o impacto das variáveis busca por informação, interação social e entretenimento nas atitudes e intenções de uso de mídia social por produtores rurais. Para isso, a estratégia metodológica adotada é composta por quatro etapas, sendo que três delas (pesquisa exploratória, estudo bibliométrico e pesquisa qualitativa) foram executadas visando a construção do modelo conceitual proposto neste trabalho. Para a avaliação das possíveis relações entre os construtos propostos, foi realizada uma pesquisa quantitativa, que utilizou um instrumento de coleta de dados estruturado, composto por escalas validadas por outros autores, adaptadas para mensurar o impacto da busca por informação, interação social e entretenimento nas atitudes e intenções de uso de mídia social por produtores rurais. Foram analisados 283 questionários válidos, por meio de modelagem de equação estrutural (mínimo quadrado parcial com o uso do software Smart-PLS 2.0). Os resultados obtidos durante a pesquisa quantitativa demonstraram a relevância das variáveis “busca por informação”, “interação social” e “entretenimento” como antecedentes na formação da atitude positiva dos produtores rurais frente à mídia social. Constatou-se também que a “atitude favorável” frente à mídia social afeta positivamente a intenção de uso da mídia. Os resultados também evidenciaram que as variáveis “busca por informação” e “interação social” são antecedentes da intenção de uso. Por outro lado, verificou-se que o “entretenimento” só influencia a intenção de uso da mídia social, quando mediado pela atitude. O estudo comprovou o impacto da “busca por informação”, “interação social” e do “entretenimento” na formação da atitude positiva frente ao uso de mídia social, bem como na intenção de uso. Por outro lado, a pesquisa também demonstra que o “entretenimento” não influencia diretamente na intenção de uso. Em relação às limitações, a pesquisa foi realizada com uma amostra não probabilística e os resultados não devem ser generalizados para representar uma população.
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