A temática ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental: concepções reveladas no discurso de professoras sobre sua prática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Manzano, Maria Anastácia [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/90909
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi investigar as concepções de professores, das séries iniciais do Ensino Fundamental do Município de Botucatu - SP, sobre a temática do meio ambiente, procurando conhecer a importância atribuída a esse tema, avaliar como esses profissionais estão interagindo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), e caracterizar as atividades de educação ambiental desenvolvidas por eles. Para tanto, foram realizadas entrevistas com 21 professoras das séries iniciais de Escolas Estaduais do município de Botucatu - SP, onde foram levantadas questões sobre meio ambiente e atividades relacionadas a esse tem. Foram determinados quatro eixos de análise: 1) informações sobre a caracterização geral das professoras entrevistadas, e a parte referente ao tema meio ambiente na formação inicial e continuada de professores; 2) a importância do tema meio ambiente na escola, e o papel da escola na discussão desse tema; 3) resultados e as discussões sobre a posição das professoras com relação aos PCN; 4) abordagens, em sala de aula, do tema meio ambiente, onde estão contidos dados sobre os assuntos tratados e sobre as atividades desenvolvidas, além das dificuldades e das fontes de informação sobre o tema. Considerando esse quarto eixo, estabelecemos três perspectivas para as professoras entrevistadas: 1) Perspectiva Conteudista - o meio ambiente é visto como um simples tema, como outros que compõem as disciplinas, cabendo dentro do currículo, com dia e hora certa para ser tratado; 2) Perspectiva Crítica - professoras que tratam o tema meio ambiente dentro de uma questão ambiental mais ampla, fazendo parte de condutas do dia-a-dia e participando da formação de valores e atitudes; 3) Perspectiva Intermediária - entre as anteriores, professoras que parecem ser conscientes em relação aos...
id UNSP_6012fb4313796797eb139d84a70e3d12
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90909
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling A temática ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental: concepções reveladas no discurso de professoras sobre sua práticaEducação e meio ambienteO objetivo do presente trabalho foi investigar as concepções de professores, das séries iniciais do Ensino Fundamental do Município de Botucatu - SP, sobre a temática do meio ambiente, procurando conhecer a importância atribuída a esse tema, avaliar como esses profissionais estão interagindo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), e caracterizar as atividades de educação ambiental desenvolvidas por eles. Para tanto, foram realizadas entrevistas com 21 professoras das séries iniciais de Escolas Estaduais do município de Botucatu - SP, onde foram levantadas questões sobre meio ambiente e atividades relacionadas a esse tem. Foram determinados quatro eixos de análise: 1) informações sobre a caracterização geral das professoras entrevistadas, e a parte referente ao tema meio ambiente na formação inicial e continuada de professores; 2) a importância do tema meio ambiente na escola, e o papel da escola na discussão desse tema; 3) resultados e as discussões sobre a posição das professoras com relação aos PCN; 4) abordagens, em sala de aula, do tema meio ambiente, onde estão contidos dados sobre os assuntos tratados e sobre as atividades desenvolvidas, além das dificuldades e das fontes de informação sobre o tema. Considerando esse quarto eixo, estabelecemos três perspectivas para as professoras entrevistadas: 1) Perspectiva Conteudista - o meio ambiente é visto como um simples tema, como outros que compõem as disciplinas, cabendo dentro do currículo, com dia e hora certa para ser tratado; 2) Perspectiva Crítica - professoras que tratam o tema meio ambiente dentro de uma questão ambiental mais ampla, fazendo parte de condutas do dia-a-dia e participando da formação de valores e atitudes; 3) Perspectiva Intermediária - entre as anteriores, professoras que parecem ser conscientes em relação aos...The objective of this study was to investigate the teachers concepts of early grounds of Elementary School about environmental subject. The specific objectives were: to recognize the importance that teachers attributed to environmental subject, evaluated how these teachers are interacting with the National Curricular Parameters (PCN) and to characterize the activities of environmental education developed by these teachers. Interviews were taken with 21 teachers of early grounds from public schools in Botucatu city - São Paulo state - Brazil, and questions about environmental and related activities were made. The analyses conduct us to four big axles: 1) general characterization of the interviewed teachers and how environmental themes were studied in their initial and continuous instruction, 2) importance of environmental issues from school and the school's participation about this theme, 3) results and discussions about teachers positions about PCN, and 4) environmental approach in classroom, where information about it are found and the activities developed in classroom as soon as difficulties and source of information about the theme. Three conceptual perspectives were established: 1) Thematic Perspective - where the environmental is as a simple theme, like many others issues inserted at curriculum, with exact day and time established to be discussed, 2) Critical Perspective - at the extreme opposite side, where teachers treat the Environmental theme inside a environmental matter, being a part of daily acts and development of values and attitudes, and 3) Intermediary Perspective - between the two others perspectives, where teachers seams to have a conscience about the environmental problems and citizenship, but their actions reduced the theme to a few activities in classroom, as lectures... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manzano, Maria Anastácia [UNESP]2014-06-11T19:24:49Z2014-06-11T19:24:49Z2003-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis143 f. : il.application/pdfMANZANO, Maria Anastácia. A temática ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental: concepções reveladas no discurso de professoras sobre sua prática. 2003. 143 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, 2003.http://hdl.handle.net/11449/90909000205808manzano_ma_me_bauru_prot.pdf33004056079P023749743139537720000-0002-0192-3988Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-06T06:25:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90909Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-06T06:25:49Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A temática ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental: concepções reveladas no discurso de professoras sobre sua prática
title A temática ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental: concepções reveladas no discurso de professoras sobre sua prática
spellingShingle A temática ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental: concepções reveladas no discurso de professoras sobre sua prática
Manzano, Maria Anastácia [UNESP]
Educação e meio ambiente
title_short A temática ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental: concepções reveladas no discurso de professoras sobre sua prática
title_full A temática ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental: concepções reveladas no discurso de professoras sobre sua prática
title_fullStr A temática ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental: concepções reveladas no discurso de professoras sobre sua prática
title_full_unstemmed A temática ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental: concepções reveladas no discurso de professoras sobre sua prática
title_sort A temática ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental: concepções reveladas no discurso de professoras sobre sua prática
author Manzano, Maria Anastácia [UNESP]
author_facet Manzano, Maria Anastácia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Manzano, Maria Anastácia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e meio ambiente
topic Educação e meio ambiente
description O objetivo do presente trabalho foi investigar as concepções de professores, das séries iniciais do Ensino Fundamental do Município de Botucatu - SP, sobre a temática do meio ambiente, procurando conhecer a importância atribuída a esse tema, avaliar como esses profissionais estão interagindo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), e caracterizar as atividades de educação ambiental desenvolvidas por eles. Para tanto, foram realizadas entrevistas com 21 professoras das séries iniciais de Escolas Estaduais do município de Botucatu - SP, onde foram levantadas questões sobre meio ambiente e atividades relacionadas a esse tem. Foram determinados quatro eixos de análise: 1) informações sobre a caracterização geral das professoras entrevistadas, e a parte referente ao tema meio ambiente na formação inicial e continuada de professores; 2) a importância do tema meio ambiente na escola, e o papel da escola na discussão desse tema; 3) resultados e as discussões sobre a posição das professoras com relação aos PCN; 4) abordagens, em sala de aula, do tema meio ambiente, onde estão contidos dados sobre os assuntos tratados e sobre as atividades desenvolvidas, além das dificuldades e das fontes de informação sobre o tema. Considerando esse quarto eixo, estabelecemos três perspectivas para as professoras entrevistadas: 1) Perspectiva Conteudista - o meio ambiente é visto como um simples tema, como outros que compõem as disciplinas, cabendo dentro do currículo, com dia e hora certa para ser tratado; 2) Perspectiva Crítica - professoras que tratam o tema meio ambiente dentro de uma questão ambiental mais ampla, fazendo parte de condutas do dia-a-dia e participando da formação de valores e atitudes; 3) Perspectiva Intermediária - entre as anteriores, professoras que parecem ser conscientes em relação aos...
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-07-18
2014-06-11T19:24:49Z
2014-06-11T19:24:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MANZANO, Maria Anastácia. A temática ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental: concepções reveladas no discurso de professoras sobre sua prática. 2003. 143 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, 2003.
http://hdl.handle.net/11449/90909
000205808
manzano_ma_me_bauru_prot.pdf
33004056079P0
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
identifier_str_mv MANZANO, Maria Anastácia. A temática ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental: concepções reveladas no discurso de professoras sobre sua prática. 2003. 143 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, 2003.
000205808
manzano_ma_me_bauru_prot.pdf
33004056079P0
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
url http://hdl.handle.net/11449/90909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 143 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791164850503680