Epistemologia da prática e da prática docente: um estudo dos seus fundamentos com vistas à proposição de abordagens críticas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Souza, Elaine Aparecida de [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/90276
Resumo: O nosso interesse por esse estudo originou-se de indagações acerca da prática docente, desde o inicio da carreira profissional como professora, ainda na condição de formanda. Essa vivência e possibilidade de atuação permitiram-nos compreender a importância da teoria na fundamentação da prática. Daí o nosso interesse pela relação entre a teoria e a prática, compreendidas como uma totalidade e, desta forma, não atribuindo primazia a nenhuma delas. A investigação desses temas faz com que eles predominem nos programas de formação de professores que, desta forma, estão voltados exatamente para a prática reflexiva, em nome da qual pretendemos a melhora da qualidade de ensino, buscando responder ao “eterno” dilema de como se ensinar, o que e para quem? Diante deste quadro, este estudo examina o pensamento de autores como Dewey (1959) Tardif (2002) e Schön (2000) que discutem a formação dos docentes e a sua prática contribuindo com a difusão de idéias que apresentam a teoria e o conhecimento como secundários em relação à prática na formação e na atuação do professor. Esperamos com esse trabalho contribuir para a discussão sobre a epistemologia da prática docente, tema hoje constante de todos os espaços que tratam da formação docente.
id UNSP_6bc1a65b82793212ca0e3cb26be32122
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90276
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Epistemologia da prática e da prática docente: um estudo dos seus fundamentos com vistas à proposição de abordagens críticasSchön, Donald ATardif, MauriceDewey, John, 1859-1952Educação - BrasilEnsinoEnsino profissionalRreflective thoughtTeacher professionalO nosso interesse por esse estudo originou-se de indagações acerca da prática docente, desde o inicio da carreira profissional como professora, ainda na condição de formanda. Essa vivência e possibilidade de atuação permitiram-nos compreender a importância da teoria na fundamentação da prática. Daí o nosso interesse pela relação entre a teoria e a prática, compreendidas como uma totalidade e, desta forma, não atribuindo primazia a nenhuma delas. A investigação desses temas faz com que eles predominem nos programas de formação de professores que, desta forma, estão voltados exatamente para a prática reflexiva, em nome da qual pretendemos a melhora da qualidade de ensino, buscando responder ao “eterno” dilema de como se ensinar, o que e para quem? Diante deste quadro, este estudo examina o pensamento de autores como Dewey (1959) Tardif (2002) e Schön (2000) que discutem a formação dos docentes e a sua prática contribuindo com a difusão de idéias que apresentam a teoria e o conhecimento como secundários em relação à prática na formação e na atuação do professor. Esperamos com esse trabalho contribuir para a discussão sobre a epistemologia da prática docente, tema hoje constante de todos os espaços que tratam da formação docente.This study was motivated by the uncertainties derived from our experience as a teacher, since the beginning of our career as a trainee. This experience allowed us comprehend the importance of theory as a fundament for the teaching practice, provoking the interest by the relation between theory and practice, which must be comprehended as a totality, not attributing, though, primacy to any of them. From the growing investigation of these themes results their predominance in teacher training programs, which has turned to be centered in the reflexive practice. Thus, the reflexive practice has been related to a better quality in the teaching processes, as a try to solve the classic dilemmas: how to teach? Teach what and whom? Therefore, this study examines the ideas of authors such as Dewey (1959), Tardif (2002) and Schön (2000), which contribute to the diffusion of ideas that consider theory and knowledge as second-hand aspects in teacher training process and professional practice. We expect to contribute to the discussion on the teacher professional practice epistemology, a theme present nowadays in all places which debate the teacher training process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, José Luís Vieira de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Elaine Aparecida de [UNESP]2014-06-11T19:24:22Z2014-06-11T19:24:22Z2008-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis170 f.application/pdfSOUZA, Elaine Aparecida de. Epistemologia da prática e da prática docente: um estudo dos seus fundamentos com vistas à proposição de abordagens críticas. 2008. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.http://hdl.handle.net/11449/90276000568879souza_ea_me_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90276Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:19:34.867617Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Epistemologia da prática e da prática docente: um estudo dos seus fundamentos com vistas à proposição de abordagens críticas
title Epistemologia da prática e da prática docente: um estudo dos seus fundamentos com vistas à proposição de abordagens críticas
spellingShingle Epistemologia da prática e da prática docente: um estudo dos seus fundamentos com vistas à proposição de abordagens críticas
Souza, Elaine Aparecida de [UNESP]
Schön, Donald A
Tardif, Maurice
Dewey, John, 1859-1952
Educação - Brasil
Ensino
Ensino profissional
Rreflective thought
Teacher professional
title_short Epistemologia da prática e da prática docente: um estudo dos seus fundamentos com vistas à proposição de abordagens críticas
title_full Epistemologia da prática e da prática docente: um estudo dos seus fundamentos com vistas à proposição de abordagens críticas
title_fullStr Epistemologia da prática e da prática docente: um estudo dos seus fundamentos com vistas à proposição de abordagens críticas
title_full_unstemmed Epistemologia da prática e da prática docente: um estudo dos seus fundamentos com vistas à proposição de abordagens críticas
title_sort Epistemologia da prática e da prática docente: um estudo dos seus fundamentos com vistas à proposição de abordagens críticas
author Souza, Elaine Aparecida de [UNESP]
author_facet Souza, Elaine Aparecida de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, José Luís Vieira de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Elaine Aparecida de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Schön, Donald A
Tardif, Maurice
Dewey, John, 1859-1952
Educação - Brasil
Ensino
Ensino profissional
Rreflective thought
Teacher professional
topic Schön, Donald A
Tardif, Maurice
Dewey, John, 1859-1952
Educação - Brasil
Ensino
Ensino profissional
Rreflective thought
Teacher professional
description O nosso interesse por esse estudo originou-se de indagações acerca da prática docente, desde o inicio da carreira profissional como professora, ainda na condição de formanda. Essa vivência e possibilidade de atuação permitiram-nos compreender a importância da teoria na fundamentação da prática. Daí o nosso interesse pela relação entre a teoria e a prática, compreendidas como uma totalidade e, desta forma, não atribuindo primazia a nenhuma delas. A investigação desses temas faz com que eles predominem nos programas de formação de professores que, desta forma, estão voltados exatamente para a prática reflexiva, em nome da qual pretendemos a melhora da qualidade de ensino, buscando responder ao “eterno” dilema de como se ensinar, o que e para quem? Diante deste quadro, este estudo examina o pensamento de autores como Dewey (1959) Tardif (2002) e Schön (2000) que discutem a formação dos docentes e a sua prática contribuindo com a difusão de idéias que apresentam a teoria e o conhecimento como secundários em relação à prática na formação e na atuação do professor. Esperamos com esse trabalho contribuir para a discussão sobre a epistemologia da prática docente, tema hoje constante de todos os espaços que tratam da formação docente.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-10
2014-06-11T19:24:22Z
2014-06-11T19:24:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Elaine Aparecida de. Epistemologia da prática e da prática docente: um estudo dos seus fundamentos com vistas à proposição de abordagens críticas. 2008. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/90276
000568879
souza_ea_me_arafcl.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv SOUZA, Elaine Aparecida de. Epistemologia da prática e da prática docente: um estudo dos seus fundamentos com vistas à proposição de abordagens críticas. 2008. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
000568879
souza_ea_me_arafcl.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/90276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 170 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808130142841602048