As potencialidades dos chatterbots na educação sob a égide dos conceitos de extensionismo, ubiquidade e da pedagogia histórico-crítica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Patricio, Thiago Seti
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/181494
Resumo: Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise de aplicações de robôs de conversação (chatterbots) no campo da educação, bem como também propor uma modelagem metodológica conceitual para o desenvolvimento de bots educacionais baseada nas cinco fases da Pedagogia histórico-crítica. Para a confecção desta pesquisa, lançou-se mão à priori, de pesquisas bibliográficas, em especial livros, artigos científicos e reportagens que enfocam os conceitos em questão. Também foram realizadas pesquisas em torno de aplicações práticas das tecnologias abordadas no campo da educação, a fim de sustentar as teorias e ideias que permeiam o trabalho. Sequencialmente, o trabalho apresenta como resultados: um levantamento teórico prévio acerca de conceitos como Educação, Tecnologia, Pedagogia Histórico-crítica, Ubiquidade e Extensionismo; listagem das aplicações de chatterbots na educação; proposta de uma modelagem de desenvolvimento de agentes de conversação baseada na pedagogia explicitada por Dermeval Saviani. À posteriori, a ideia é dar seguimento à pesquisa epilogando com a proposta previamente referida, a fim de que todo desenvolvimento de chatterbot educacional esteja pautado por uma pedagogia crítica, que considere a prática social dos envolvidos, a sua problematização e a instrumentalização a partir dos conteúdos veiculados, colaborando para que ocorra nos usuários o processo de Catarse, ou seja, o processo de síntese que permite a formação e a consolidação da realidade concreta, culminando com a modificação do modo como as pessoas entendem e se relacionam com a prática social.
id UNSP_6e96ccb81846002abf179eb3afc94e73
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181494
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling As potencialidades dos chatterbots na educação sob a égide dos conceitos de extensionismo, ubiquidade e da pedagogia histórico-críticaThe potentialities of chatterbots in education under the concepts of extensionism, ubiquity, and historical-critical pedagogyChatterbotsEducationHistorical-critical pedagogyExtensionismTechnologyEducaçãoPedagogia histórico-críticaExtensionismoTecnologiaEste trabalho tem como objetivo realizar uma análise de aplicações de robôs de conversação (chatterbots) no campo da educação, bem como também propor uma modelagem metodológica conceitual para o desenvolvimento de bots educacionais baseada nas cinco fases da Pedagogia histórico-crítica. Para a confecção desta pesquisa, lançou-se mão à priori, de pesquisas bibliográficas, em especial livros, artigos científicos e reportagens que enfocam os conceitos em questão. Também foram realizadas pesquisas em torno de aplicações práticas das tecnologias abordadas no campo da educação, a fim de sustentar as teorias e ideias que permeiam o trabalho. Sequencialmente, o trabalho apresenta como resultados: um levantamento teórico prévio acerca de conceitos como Educação, Tecnologia, Pedagogia Histórico-crítica, Ubiquidade e Extensionismo; listagem das aplicações de chatterbots na educação; proposta de uma modelagem de desenvolvimento de agentes de conversação baseada na pedagogia explicitada por Dermeval Saviani. À posteriori, a ideia é dar seguimento à pesquisa epilogando com a proposta previamente referida, a fim de que todo desenvolvimento de chatterbot educacional esteja pautado por uma pedagogia crítica, que considere a prática social dos envolvidos, a sua problematização e a instrumentalização a partir dos conteúdos veiculados, colaborando para que ocorra nos usuários o processo de Catarse, ou seja, o processo de síntese que permite a formação e a consolidação da realidade concreta, culminando com a modificação do modo como as pessoas entendem e se relacionam com a prática social.This work aims to perform an analysis of chatterbots applications in the field of education, as well as propose a conceptual methodological model for the development of educational bots based on the five phases of historical-critical pedagogy. For the preparation of this research, a priori, of bibliographical research, especially books, scientific articles and reports that focused on the concepts in question, was launched. Research was also carried out on the practical applications of the technologies in the field of education, in order to support the theories and ideas that permeate the work. Sequentially, the work presents as results: a previous theoretical survey about concepts such as Education, Technology, historical-critical pedagogy, Ubiquity and Extensionism; listing chatterbots applications in education; proposal of a model of development of agents of conversation based on the pedagogy explained by Dermeval Saviani. A posteriori, the idea is to follow up the research finishing with the previously mentioned proposal, so that all development of educational chatterbot is guided by a critical pedagogy, that considers the social practice of those involved, its problematization and the instrumentalization from the contents that have been conveyed, collaborating so that users can experience the Catharsis process, that is, the process of synthesis that allows the formation and consolidation of the concrete reality, culminating in the modification of the way people understand and relate to social practice.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Magnoni, Maria da Graça Mello [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Patricio, Thiago Seti2019-04-12T11:50:19Z2019-04-12T11:50:19Z2019-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18149400091507133004056088P95446515762795697porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:54:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181494Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:04:22.004809Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As potencialidades dos chatterbots na educação sob a égide dos conceitos de extensionismo, ubiquidade e da pedagogia histórico-crítica
The potentialities of chatterbots in education under the concepts of extensionism, ubiquity, and historical-critical pedagogy
title As potencialidades dos chatterbots na educação sob a égide dos conceitos de extensionismo, ubiquidade e da pedagogia histórico-crítica
spellingShingle As potencialidades dos chatterbots na educação sob a égide dos conceitos de extensionismo, ubiquidade e da pedagogia histórico-crítica
Patricio, Thiago Seti
Chatterbots
Education
Historical-critical pedagogy
Extensionism
Technology
Educação
Pedagogia histórico-crítica
Extensionismo
Tecnologia
title_short As potencialidades dos chatterbots na educação sob a égide dos conceitos de extensionismo, ubiquidade e da pedagogia histórico-crítica
title_full As potencialidades dos chatterbots na educação sob a égide dos conceitos de extensionismo, ubiquidade e da pedagogia histórico-crítica
title_fullStr As potencialidades dos chatterbots na educação sob a égide dos conceitos de extensionismo, ubiquidade e da pedagogia histórico-crítica
title_full_unstemmed As potencialidades dos chatterbots na educação sob a égide dos conceitos de extensionismo, ubiquidade e da pedagogia histórico-crítica
title_sort As potencialidades dos chatterbots na educação sob a égide dos conceitos de extensionismo, ubiquidade e da pedagogia histórico-crítica
author Patricio, Thiago Seti
author_facet Patricio, Thiago Seti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magnoni, Maria da Graça Mello [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Patricio, Thiago Seti
dc.subject.por.fl_str_mv Chatterbots
Education
Historical-critical pedagogy
Extensionism
Technology
Educação
Pedagogia histórico-crítica
Extensionismo
Tecnologia
topic Chatterbots
Education
Historical-critical pedagogy
Extensionism
Technology
Educação
Pedagogia histórico-crítica
Extensionismo
Tecnologia
description Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise de aplicações de robôs de conversação (chatterbots) no campo da educação, bem como também propor uma modelagem metodológica conceitual para o desenvolvimento de bots educacionais baseada nas cinco fases da Pedagogia histórico-crítica. Para a confecção desta pesquisa, lançou-se mão à priori, de pesquisas bibliográficas, em especial livros, artigos científicos e reportagens que enfocam os conceitos em questão. Também foram realizadas pesquisas em torno de aplicações práticas das tecnologias abordadas no campo da educação, a fim de sustentar as teorias e ideias que permeiam o trabalho. Sequencialmente, o trabalho apresenta como resultados: um levantamento teórico prévio acerca de conceitos como Educação, Tecnologia, Pedagogia Histórico-crítica, Ubiquidade e Extensionismo; listagem das aplicações de chatterbots na educação; proposta de uma modelagem de desenvolvimento de agentes de conversação baseada na pedagogia explicitada por Dermeval Saviani. À posteriori, a ideia é dar seguimento à pesquisa epilogando com a proposta previamente referida, a fim de que todo desenvolvimento de chatterbot educacional esteja pautado por uma pedagogia crítica, que considere a prática social dos envolvidos, a sua problematização e a instrumentalização a partir dos conteúdos veiculados, colaborando para que ocorra nos usuários o processo de Catarse, ou seja, o processo de síntese que permite a formação e a consolidação da realidade concreta, culminando com a modificação do modo como as pessoas entendem e se relacionam com a prática social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-12T11:50:19Z
2019-04-12T11:50:19Z
2019-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181494
000915071
33004056088P9
5446515762795697
url http://hdl.handle.net/11449/181494
identifier_str_mv 000915071
33004056088P9
5446515762795697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808130193958633472