Dúvidas linguísticas de aprendizes de PLE: contribuição para avaliação de proficiência oral de professores no EPPLE-PLE

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Detomini, Ana Carolina Silva Mendonça
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
PLE
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/181236
Resumo: Neste estudo teve-se como objetivo final, de caráter aplicado, sugerir conteúdos para itens de teste oral no Exame de Proficiência para Professores de Língua Estrangeira, o EPPLE, no que tange à área de português como língua estrangeira (PLE). Tais itens objetivam avaliar a proficiência do professor de PLE para fazer uso de sua língua de docência para explicá-la, respeitando o conhecimento das regras de comunicação e das formas socialmente aceitas da língua portuguesa, em sua variante brasileira. Para tanto, foi realizado um levantamento das dúvidas linguísticas de duas turmas de aprendizes de PLE, nível iniciante, em um contexto representativo desta área na Universidade Estadual Paulista, campus de São José do Rio Preto: o Projeto de Extensão “Português Língua Estrangeira”. Os dados foram gerados por meio de gravações em áudio de aulas presenciais de duas turmas denominadas PLE I: uma do segundo semestre de 2013 e a outra do primeiro semestre de 2016. A investigação, a partir da transcrição dos dados coletados, propôs, mais especificamente: identificar e quantificar os tipos de dúvidas levantadas pelos alunos em relação à língua portuguesa, enquanto aprendizes dessa língua, e identificar as questões mais recorrentes nas duas turmas, de modo que fosse possível embasar a criação de itens de teste oral para o EPPLE-PLE, pautados em um contexto real de ensino e aprendizagem de PLE. A análise dos dados nos permitiu identificar que se destacaram dúvidas acerca de definição e pronúncia de palavras, envolvendo também questões de conjugação verbal e contextos de uso de palavras e expressões. A partir das dúvidas mais recorrentes sobre a língua portuguesa nos contextos da pesquisa, foram sugeridos seis itens de teste oral, que podem vir a fazer parte do exame de proficiência oral em PLE do EPPLE, pautados nos conceitos de avaliação que fundamentam o exame: a validade, a confiabilidade e a praticidade.
id UNSP_6ef39607ba7b5019fe29e2de44b4bfd6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181236
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Dúvidas linguísticas de aprendizes de PLE: contribuição para avaliação de proficiência oral de professores no EPPLE-PLELinguistics questions of PLE learners: contribution to assessment of teachers oral proficiency on EPPLE-PLEoral proficiencyAvaliaçãoEPPLEPLEProficiência oralAssessmentOral proficiencyNeste estudo teve-se como objetivo final, de caráter aplicado, sugerir conteúdos para itens de teste oral no Exame de Proficiência para Professores de Língua Estrangeira, o EPPLE, no que tange à área de português como língua estrangeira (PLE). Tais itens objetivam avaliar a proficiência do professor de PLE para fazer uso de sua língua de docência para explicá-la, respeitando o conhecimento das regras de comunicação e das formas socialmente aceitas da língua portuguesa, em sua variante brasileira. Para tanto, foi realizado um levantamento das dúvidas linguísticas de duas turmas de aprendizes de PLE, nível iniciante, em um contexto representativo desta área na Universidade Estadual Paulista, campus de São José do Rio Preto: o Projeto de Extensão “Português Língua Estrangeira”. Os dados foram gerados por meio de gravações em áudio de aulas presenciais de duas turmas denominadas PLE I: uma do segundo semestre de 2013 e a outra do primeiro semestre de 2016. A investigação, a partir da transcrição dos dados coletados, propôs, mais especificamente: identificar e quantificar os tipos de dúvidas levantadas pelos alunos em relação à língua portuguesa, enquanto aprendizes dessa língua, e identificar as questões mais recorrentes nas duas turmas, de modo que fosse possível embasar a criação de itens de teste oral para o EPPLE-PLE, pautados em um contexto real de ensino e aprendizagem de PLE. A análise dos dados nos permitiu identificar que se destacaram dúvidas acerca de definição e pronúncia de palavras, envolvendo também questões de conjugação verbal e contextos de uso de palavras e expressões. A partir das dúvidas mais recorrentes sobre a língua portuguesa nos contextos da pesquisa, foram sugeridos seis itens de teste oral, que podem vir a fazer parte do exame de proficiência oral em PLE do EPPLE, pautados nos conceitos de avaliação que fundamentam o exame: a validade, a confiabilidade e a praticidade.The ultimate purpose of this study was to suggest content for oral test items in the Proficiency Examination for Foreign Language Teachers (EPPLE), in relation to the area of Portuguese as a foreign language (PFL). These items aim to evaluate the oral proficiency of PFL teachers using teacher language to explain the target language, in other words, the metalanguage in the context of PFL teaching, respecting the knowledge of rules in oral communication and of the socially accepted forms of Portuguese in its Brazilian variant. In order to do so, a survey of the linguistic doubts of two classes of PFL learners, at a beginner level, was carried out in a representative context of PFL teacher education at the Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto campus: the Extension Project "Portuguese as a Foreign Language". The data were generated through audio recordings of face-to-face classes from two classes called PLE I: one from the second semester of 2013 and the other from the first semester of 2016. The investigation, based on the transcription of the collected data, proposed, more specifically: identify and quantify the types of doubts raised by the students regarding the Portuguese language as learners of that language, and identify the most recurring doubts in both classes, so that we could base the creation of oral test items for the EPPLE-PLE guidelines in a real context of teaching and learning PFL. The analysis of the data allowed us to identify that doubts about the definition of words and pronunciation were highlighted, also involving questions of verbal conjugation and words and expressions contexts of use. Based on the most recurrent doubts about the Portuguese language in the research contexts, six items of oral test were suggested, which may be part of the EPPLE-PLE oral proficiency examination, based on the evaluation concepts underlying the exam: a validity, reliability and practicality.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Consolo, Douglas Altamiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Detomini, Ana Carolina Silva Mendonça2019-03-27T18:42:48Z2019-03-27T18:42:48Z2018-01-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18123600091427633004153069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-16T06:26:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181236Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-16T06:26:44Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dúvidas linguísticas de aprendizes de PLE: contribuição para avaliação de proficiência oral de professores no EPPLE-PLE
Linguistics questions of PLE learners: contribution to assessment of teachers oral proficiency on EPPLE-PLE
title Dúvidas linguísticas de aprendizes de PLE: contribuição para avaliação de proficiência oral de professores no EPPLE-PLE
spellingShingle Dúvidas linguísticas de aprendizes de PLE: contribuição para avaliação de proficiência oral de professores no EPPLE-PLE
Detomini, Ana Carolina Silva Mendonça
oral proficiency
Avaliação
EPPLE
PLE
Proficiência oral
Assessment
Oral proficiency
title_short Dúvidas linguísticas de aprendizes de PLE: contribuição para avaliação de proficiência oral de professores no EPPLE-PLE
title_full Dúvidas linguísticas de aprendizes de PLE: contribuição para avaliação de proficiência oral de professores no EPPLE-PLE
title_fullStr Dúvidas linguísticas de aprendizes de PLE: contribuição para avaliação de proficiência oral de professores no EPPLE-PLE
title_full_unstemmed Dúvidas linguísticas de aprendizes de PLE: contribuição para avaliação de proficiência oral de professores no EPPLE-PLE
title_sort Dúvidas linguísticas de aprendizes de PLE: contribuição para avaliação de proficiência oral de professores no EPPLE-PLE
author Detomini, Ana Carolina Silva Mendonça
author_facet Detomini, Ana Carolina Silva Mendonça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Consolo, Douglas Altamiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Detomini, Ana Carolina Silva Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv oral proficiency
Avaliação
EPPLE
PLE
Proficiência oral
Assessment
Oral proficiency
topic oral proficiency
Avaliação
EPPLE
PLE
Proficiência oral
Assessment
Oral proficiency
description Neste estudo teve-se como objetivo final, de caráter aplicado, sugerir conteúdos para itens de teste oral no Exame de Proficiência para Professores de Língua Estrangeira, o EPPLE, no que tange à área de português como língua estrangeira (PLE). Tais itens objetivam avaliar a proficiência do professor de PLE para fazer uso de sua língua de docência para explicá-la, respeitando o conhecimento das regras de comunicação e das formas socialmente aceitas da língua portuguesa, em sua variante brasileira. Para tanto, foi realizado um levantamento das dúvidas linguísticas de duas turmas de aprendizes de PLE, nível iniciante, em um contexto representativo desta área na Universidade Estadual Paulista, campus de São José do Rio Preto: o Projeto de Extensão “Português Língua Estrangeira”. Os dados foram gerados por meio de gravações em áudio de aulas presenciais de duas turmas denominadas PLE I: uma do segundo semestre de 2013 e a outra do primeiro semestre de 2016. A investigação, a partir da transcrição dos dados coletados, propôs, mais especificamente: identificar e quantificar os tipos de dúvidas levantadas pelos alunos em relação à língua portuguesa, enquanto aprendizes dessa língua, e identificar as questões mais recorrentes nas duas turmas, de modo que fosse possível embasar a criação de itens de teste oral para o EPPLE-PLE, pautados em um contexto real de ensino e aprendizagem de PLE. A análise dos dados nos permitiu identificar que se destacaram dúvidas acerca de definição e pronúncia de palavras, envolvendo também questões de conjugação verbal e contextos de uso de palavras e expressões. A partir das dúvidas mais recorrentes sobre a língua portuguesa nos contextos da pesquisa, foram sugeridos seis itens de teste oral, que podem vir a fazer parte do exame de proficiência oral em PLE do EPPLE, pautados nos conceitos de avaliação que fundamentam o exame: a validade, a confiabilidade e a praticidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-10
2019-03-27T18:42:48Z
2019-03-27T18:42:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181236
000914276
33004153069P5
url http://hdl.handle.net/11449/181236
identifier_str_mv 000914276
33004153069P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791208703000576