Dúvidas linguísticas de aprendizes de PLE: contribuição para avaliação de proficiência oral de professores no EPPLE-PLE
Ano de defesa: | 2018 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/181236 |
Resumo: | Neste estudo teve-se como objetivo final, de caráter aplicado, sugerir conteúdos para itens de teste oral no Exame de Proficiência para Professores de Língua Estrangeira, o EPPLE, no que tange à área de português como língua estrangeira (PLE). Tais itens objetivam avaliar a proficiência do professor de PLE para fazer uso de sua língua de docência para explicá-la, respeitando o conhecimento das regras de comunicação e das formas socialmente aceitas da língua portuguesa, em sua variante brasileira. Para tanto, foi realizado um levantamento das dúvidas linguísticas de duas turmas de aprendizes de PLE, nível iniciante, em um contexto representativo desta área na Universidade Estadual Paulista, campus de São José do Rio Preto: o Projeto de Extensão “Português Língua Estrangeira”. Os dados foram gerados por meio de gravações em áudio de aulas presenciais de duas turmas denominadas PLE I: uma do segundo semestre de 2013 e a outra do primeiro semestre de 2016. A investigação, a partir da transcrição dos dados coletados, propôs, mais especificamente: identificar e quantificar os tipos de dúvidas levantadas pelos alunos em relação à língua portuguesa, enquanto aprendizes dessa língua, e identificar as questões mais recorrentes nas duas turmas, de modo que fosse possível embasar a criação de itens de teste oral para o EPPLE-PLE, pautados em um contexto real de ensino e aprendizagem de PLE. A análise dos dados nos permitiu identificar que se destacaram dúvidas acerca de definição e pronúncia de palavras, envolvendo também questões de conjugação verbal e contextos de uso de palavras e expressões. A partir das dúvidas mais recorrentes sobre a língua portuguesa nos contextos da pesquisa, foram sugeridos seis itens de teste oral, que podem vir a fazer parte do exame de proficiência oral em PLE do EPPLE, pautados nos conceitos de avaliação que fundamentam o exame: a validade, a confiabilidade e a praticidade. |
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Dúvidas linguísticas de aprendizes de PLE: contribuição para avaliação de proficiência oral de professores no EPPLE-PLELinguistics questions of PLE learners: contribution to assessment of teachers oral proficiency on EPPLE-PLEoral proficiencyAvaliaçãoEPPLEPLEProficiência oralAssessmentOral proficiencyNeste estudo teve-se como objetivo final, de caráter aplicado, sugerir conteúdos para itens de teste oral no Exame de Proficiência para Professores de Língua Estrangeira, o EPPLE, no que tange à área de português como língua estrangeira (PLE). Tais itens objetivam avaliar a proficiência do professor de PLE para fazer uso de sua língua de docência para explicá-la, respeitando o conhecimento das regras de comunicação e das formas socialmente aceitas da língua portuguesa, em sua variante brasileira. Para tanto, foi realizado um levantamento das dúvidas linguísticas de duas turmas de aprendizes de PLE, nível iniciante, em um contexto representativo desta área na Universidade Estadual Paulista, campus de São José do Rio Preto: o Projeto de Extensão “Português Língua Estrangeira”. Os dados foram gerados por meio de gravações em áudio de aulas presenciais de duas turmas denominadas PLE I: uma do segundo semestre de 2013 e a outra do primeiro semestre de 2016. A investigação, a partir da transcrição dos dados coletados, propôs, mais especificamente: identificar e quantificar os tipos de dúvidas levantadas pelos alunos em relação à língua portuguesa, enquanto aprendizes dessa língua, e identificar as questões mais recorrentes nas duas turmas, de modo que fosse possível embasar a criação de itens de teste oral para o EPPLE-PLE, pautados em um contexto real de ensino e aprendizagem de PLE. A análise dos dados nos permitiu identificar que se destacaram dúvidas acerca de definição e pronúncia de palavras, envolvendo também questões de conjugação verbal e contextos de uso de palavras e expressões. A partir das dúvidas mais recorrentes sobre a língua portuguesa nos contextos da pesquisa, foram sugeridos seis itens de teste oral, que podem vir a fazer parte do exame de proficiência oral em PLE do EPPLE, pautados nos conceitos de avaliação que fundamentam o exame: a validade, a confiabilidade e a praticidade.The ultimate purpose of this study was to suggest content for oral test items in the Proficiency Examination for Foreign Language Teachers (EPPLE), in relation to the area of Portuguese as a foreign language (PFL). These items aim to evaluate the oral proficiency of PFL teachers using teacher language to explain the target language, in other words, the metalanguage in the context of PFL teaching, respecting the knowledge of rules in oral communication and of the socially accepted forms of Portuguese in its Brazilian variant. In order to do so, a survey of the linguistic doubts of two classes of PFL learners, at a beginner level, was carried out in a representative context of PFL teacher education at the Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto campus: the Extension Project "Portuguese as a Foreign Language". The data were generated through audio recordings of face-to-face classes from two classes called PLE I: one from the second semester of 2013 and the other from the first semester of 2016. The investigation, based on the transcription of the collected data, proposed, more specifically: identify and quantify the types of doubts raised by the students regarding the Portuguese language as learners of that language, and identify the most recurring doubts in both classes, so that we could base the creation of oral test items for the EPPLE-PLE guidelines in a real context of teaching and learning PFL. The analysis of the data allowed us to identify that doubts about the definition of words and pronunciation were highlighted, also involving questions of verbal conjugation and words and expressions contexts of use. Based on the most recurrent doubts about the Portuguese language in the research contexts, six items of oral test were suggested, which may be part of the EPPLE-PLE oral proficiency examination, based on the evaluation concepts underlying the exam: a validity, reliability and practicality.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Consolo, Douglas Altamiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Detomini, Ana Carolina Silva Mendonça2019-03-27T18:42:48Z2019-03-27T18:42:48Z2018-01-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18123600091427633004153069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-16T06:26:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181236Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:07:52.448713Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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