Potencialidades de um acervo de livros para a formação de professores que ensinam Matemática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Azevedo, Danilo Pires de [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11449/257567
Resumo: A proposta da nossa pesquisa foi analisar potencialidades de um acervo de livros para a formação, em serviço, de professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental. Para isso, utilizamos parte do Acervo Pessoal do Professor Ruy Madsen Barbosa (APRMB), a partir de um projeto de extensão universitária promovido pelo Grupo de História Oral e Educação Matemática – Ghoem. O referido projeto de extensão foi desenvolvido em parceria com uma escola da cidade de Jaú-SP, com o objetivo de atuar na formação de professores, a partir de problematizações, estudos, mobilizações e releituras de materiais relativos à Matemática Recreativa, além de palestras e atividades em um ambiente remoto. Os dados da pesquisa são as transcrições de palestras oferecidas aos professores, bem como atividades realizadas por eles e entrevistas. Nos inspiramos no paradigma indiciário de Carlo Ginzburg para nossa análise, com destaque de potencialidades educacionais dos livros antigos e dificuldades para desenvolver um projeto com um acervo de livros antigos na formação de professores. Nossas análises indicam um vasto leque de oportunidades na formação docente utilizando esta estratégia, como por exemplo, a reflexão e atualização pedagógica, a ampliação e diversificação de materiais didáticos e a integração da história e Educação Matemática. Contudo, enfatizamos a necessidade de adotar um formato de formação, mais pausado, ponderado e com um apoio maior aos professores. A partir dessas observações, destacamos potencialidades para se trabalhar com um acervo de livros antigos e traçamos algumas possibilidades para o futuro, como a autoformação e reflexão crítica, a ressignificação e atualização dos conteúdos, assim como a integração entre prática pedagógica e formação continuada.
id UNSP_79eebb16b2536582d1edf8fb0a1532fc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/257567
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Potencialidades de um acervo de livros para a formação de professores que ensinam MatemáticaThe potential of a book collection for the training of teachers who teach MathematicsFormação de professoresMatemática recreativaParadigma indiciárioEducação MatemáticaAcervos de livrosTeacher formationRecreational mathematicsEvidentiary paradigmMathematics educationBook archivesA proposta da nossa pesquisa foi analisar potencialidades de um acervo de livros para a formação, em serviço, de professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental. Para isso, utilizamos parte do Acervo Pessoal do Professor Ruy Madsen Barbosa (APRMB), a partir de um projeto de extensão universitária promovido pelo Grupo de História Oral e Educação Matemática – Ghoem. O referido projeto de extensão foi desenvolvido em parceria com uma escola da cidade de Jaú-SP, com o objetivo de atuar na formação de professores, a partir de problematizações, estudos, mobilizações e releituras de materiais relativos à Matemática Recreativa, além de palestras e atividades em um ambiente remoto. Os dados da pesquisa são as transcrições de palestras oferecidas aos professores, bem como atividades realizadas por eles e entrevistas. Nos inspiramos no paradigma indiciário de Carlo Ginzburg para nossa análise, com destaque de potencialidades educacionais dos livros antigos e dificuldades para desenvolver um projeto com um acervo de livros antigos na formação de professores. Nossas análises indicam um vasto leque de oportunidades na formação docente utilizando esta estratégia, como por exemplo, a reflexão e atualização pedagógica, a ampliação e diversificação de materiais didáticos e a integração da história e Educação Matemática. Contudo, enfatizamos a necessidade de adotar um formato de formação, mais pausado, ponderado e com um apoio maior aos professores. A partir dessas observações, destacamos potencialidades para se trabalhar com um acervo de livros antigos e traçamos algumas possibilidades para o futuro, como a autoformação e reflexão crítica, a ressignificação e atualização dos conteúdos, assim como a integração entre prática pedagógica e formação continuada.The purpose of our research was to analyze the potentialities of a book archive for an in-service teacher’s formation for those who teach mathematics in Elementary Schools. To do this, we employed part of the Personal Collection of Professor Ruy Madsen Barbosa (APRMB), from a university extension project promoted by a research group known as Grupo História Oral e Educação Matemática - Ghoem. This extension project was developed in partnership with a school located in the city of Jaú state of Sao Paulo, with the aim to operate a teacher formation through problematization, study, mobilization and reinterpretation of materials related to Recreational Mathematics, as well as lectures and activities in an online environment. The research data are the transcripts of lectures given to teachers, as well as activities carried out by them and interviews. We drew on Carlo Ginzburg's Evidentiary Paradigm for our analysis, highlighting the educational potentialities of using dated books and the difficulties of developing a project with an archive of older books in teacher´s formation. Our analysis indicates a wide range of opportunities in teacher formation projects when using this strategy, to inspire pedagogical reflection and update of thinking, expansion and diversification of teaching materials and integration of history and mathematics education. However, we emphasize the need to adopt a slower, more thoughtful training format with greater support for teachers. Based on these observations, we highlight the potential of working with an archive of older books and outline some possibilities for the future, such as self-training and critical reflection, resignification and updating of contents, as well as integrating teaching practice and continuing formation.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Maria Ednéia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Danilo Pires de [UNESP]2024-09-30T12:50:08Z2024-09-30T12:50:08Z2024-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfAZEVEDO, Danilo Pires de. Potencialidades de um acervo de livros para a formação de professores que ensinam Matemática. Orientadora: Maria Edneia Martins. 269 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25756733004056079P042064574001943320000-0001-6495-8523porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-30T15:06:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/257567Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-30T15:06:48Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades de um acervo de livros para a formação de professores que ensinam Matemática
The potential of a book collection for the training of teachers who teach Mathematics
title Potencialidades de um acervo de livros para a formação de professores que ensinam Matemática
spellingShingle Potencialidades de um acervo de livros para a formação de professores que ensinam Matemática
Azevedo, Danilo Pires de [UNESP]
Formação de professores
Matemática recreativa
Paradigma indiciário
Educação Matemática
Acervos de livros
Teacher formation
Recreational mathematics
Evidentiary paradigm
Mathematics education
Book archives
title_short Potencialidades de um acervo de livros para a formação de professores que ensinam Matemática
title_full Potencialidades de um acervo de livros para a formação de professores que ensinam Matemática
title_fullStr Potencialidades de um acervo de livros para a formação de professores que ensinam Matemática
title_full_unstemmed Potencialidades de um acervo de livros para a formação de professores que ensinam Matemática
title_sort Potencialidades de um acervo de livros para a formação de professores que ensinam Matemática
author Azevedo, Danilo Pires de [UNESP]
author_facet Azevedo, Danilo Pires de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Maria Ednéia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Danilo Pires de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Matemática recreativa
Paradigma indiciário
Educação Matemática
Acervos de livros
Teacher formation
Recreational mathematics
Evidentiary paradigm
Mathematics education
Book archives
topic Formação de professores
Matemática recreativa
Paradigma indiciário
Educação Matemática
Acervos de livros
Teacher formation
Recreational mathematics
Evidentiary paradigm
Mathematics education
Book archives
description A proposta da nossa pesquisa foi analisar potencialidades de um acervo de livros para a formação, em serviço, de professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental. Para isso, utilizamos parte do Acervo Pessoal do Professor Ruy Madsen Barbosa (APRMB), a partir de um projeto de extensão universitária promovido pelo Grupo de História Oral e Educação Matemática – Ghoem. O referido projeto de extensão foi desenvolvido em parceria com uma escola da cidade de Jaú-SP, com o objetivo de atuar na formação de professores, a partir de problematizações, estudos, mobilizações e releituras de materiais relativos à Matemática Recreativa, além de palestras e atividades em um ambiente remoto. Os dados da pesquisa são as transcrições de palestras oferecidas aos professores, bem como atividades realizadas por eles e entrevistas. Nos inspiramos no paradigma indiciário de Carlo Ginzburg para nossa análise, com destaque de potencialidades educacionais dos livros antigos e dificuldades para desenvolver um projeto com um acervo de livros antigos na formação de professores. Nossas análises indicam um vasto leque de oportunidades na formação docente utilizando esta estratégia, como por exemplo, a reflexão e atualização pedagógica, a ampliação e diversificação de materiais didáticos e a integração da história e Educação Matemática. Contudo, enfatizamos a necessidade de adotar um formato de formação, mais pausado, ponderado e com um apoio maior aos professores. A partir dessas observações, destacamos potencialidades para se trabalhar com um acervo de livros antigos e traçamos algumas possibilidades para o futuro, como a autoformação e reflexão crítica, a ressignificação e atualização dos conteúdos, assim como a integração entre prática pedagógica e formação continuada.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-09-30T12:50:08Z
2024-09-30T12:50:08Z
2024-08-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AZEVEDO, Danilo Pires de. Potencialidades de um acervo de livros para a formação de professores que ensinam Matemática. Orientadora: Maria Edneia Martins. 269 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/257567
33004056079P0
4206457400194332
0000-0001-6495-8523
identifier_str_mv AZEVEDO, Danilo Pires de. Potencialidades de um acervo de livros para a formação de professores que ensinam Matemática. Orientadora: Maria Edneia Martins. 269 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
33004056079P0
4206457400194332
0000-0001-6495-8523
url https://hdl.handle.net/11449/257567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1834485850167050240