Avaliação em educação física na educação infantil à luz da pedagogia histórico crítica: um estudo sobre o sistema de avaliação vigente na cidade de Rio Claro (SP)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Lopes, Adriano Antonio Batista
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11449/251268
Resumo: A Educação Crítica pressupõe uma forma de tomada de consciência da realidade científica, ou seja, para além da superficialidade do senso comum. Após estudos sobre educação emancipatória e educação transformadora, outras abordagens se ancoraram no conceito indissociável de Cultura Corporal. Dessa forma, a Educação Física Escolar não deve fixar suas intenções pedagógicas simplesmente em aspectos motores. No entanto, ao tratar da avaliação da aprendizagem, ainda se percebe um direcionamento quanti-qualitativo na vertente do aspecto motor, fixando conteúdos e aprendizagens no refinamento dos gestos técnicos, ou ainda, para atender exigências burocráticas e normativas da escola e da legislação vigente. Assim, esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar nos documentos oficiais o desenvolvimento da avaliação em Educação Física na Educação Infantil. A metodologia se pautou no Materialismo Histórico Dialético, realizando-se uma análise histórica a partir das categorias: trabalho, hegemonia, contradição e totalidade. Também foi realizada entrevista com oito professores (as) de Educação Física da Educação Infantil da rede municipal de Educação do município de Rio Claro (SP), versando sobre questões relacionadas a educação, Educação Física e à avaliação. A pesquisa bibliográfica e documental juntamente da pesquisa em campo (empírica) à luz da materialismo histórico dialético revelaram que há fragilidades que impedem o processo avaliativo e que são históricas e decorrentes de um contexto de educação com enfoque neoliberal na educação pública paulista, então, diferente da avaliação que alavanca a aprendizagem na Educação Física na Educação Infantil, observou se ecletismo de práticas que somadas à história da formação e da não abordagem da disciplina. A proposição da PHC se apresentou como uma possibilidade para resolução da problemática. Na PHC, a avaliação deve ser realizada para servir como um norte no planejamento, conforme as necessidades de cada estudante. Com base na Pedagogia Histórico Crítica e na Abordagem Crítico Superadora sobre avaliação, entende-se que este é um bom norte para sustentar a avaliação e o processo de ensino-aprendizagem.
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No entanto, ao tratar da avaliação da aprendizagem, ainda se percebe um direcionamento quanti-qualitativo na vertente do aspecto motor, fixando conteúdos e aprendizagens no refinamento dos gestos técnicos, ou ainda, para atender exigências burocráticas e normativas da escola e da legislação vigente. Assim, esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar nos documentos oficiais o desenvolvimento da avaliação em Educação Física na Educação Infantil. A metodologia se pautou no Materialismo Histórico Dialético, realizando-se uma análise histórica a partir das categorias: trabalho, hegemonia, contradição e totalidade. Também foi realizada entrevista com oito professores (as) de Educação Física da Educação Infantil da rede municipal de Educação do município de Rio Claro (SP), versando sobre questões relacionadas a educação, Educação Física e à avaliação. A pesquisa bibliográfica e documental juntamente da pesquisa em campo (empírica) à luz da materialismo histórico dialético revelaram que há fragilidades que impedem o processo avaliativo e que são históricas e decorrentes de um contexto de educação com enfoque neoliberal na educação pública paulista, então, diferente da avaliação que alavanca a aprendizagem na Educação Física na Educação Infantil, observou se ecletismo de práticas que somadas à história da formação e da não abordagem da disciplina. A proposição da PHC se apresentou como uma possibilidade para resolução da problemática. Na PHC, a avaliação deve ser realizada para servir como um norte no planejamento, conforme as necessidades de cada estudante. Com base na Pedagogia Histórico Crítica e na Abordagem Crítico Superadora sobre avaliação, entende-se que este é um bom norte para sustentar a avaliação e o processo de ensino-aprendizagem.Critical Education presupposes a way of becoming aware of scientific reality, that is, beyond the superficiality of common sense. After studies on emancipatory education and transformative education, other approaches were anchored in the inseparable concept of body culture. Thus, School Physical Education should not set its pedagogical intentions simply on motor aspects. However, when dealing with the evaluation of learning, a quantitative and qualitative direction is still perceived in terms of the motor aspect, fixing contents and learning in the refinement of technical gestures, or even, to meet bureaucratic and normative requirements of the school and the current legislation. Thus, this research aimed to identify and analyze in official documents the development of evaluation in Physical Education in Early Childhood Education. The methodology was based on Dialectical Historical Materialism, carrying out a historical analysis based on the categories: work, hegemony, contradiction and totality. An interview was also carried out with eight teachers of Physical Education in Early Childhood Education from the municipal education network in the city of Rio Claro (SP), dealing with issues related to education, physical education and assessment. Bibliographical and documentary research together with field research (empirical) in the light of dialectical historical materialism revealed that there are weaknesses that impede the evaluation process and that are historical and arising from an education context with a neoliberal approach in public education in São Paulo, therefore, different from the evaluation that leverages learning in physical education in early childhood education, it was observed eclecticism of practices that added to the history of training and the non-approach of the discipline. The PHC proposition was presented as a possibility to solve the problem. At PHC, the assessment should be carried out to serve as a guide in planning, according to the needs of each student. Based on the Critical Historical Pedagogy and on the studies of Overcoming Critical Approach about evaluation, it is understood that this is a good guideline to support the evaluation and the teaching-learning process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Luciene Ferreira da [UNESP]Lopes, Adriano Antonio Batista2023-11-08T17:15:22Z2023-11-08T17:15:22Z2023-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOPES, Adriano Antônio Batista. Avaliação em educação física na educação infantil à luz da pedagogia histórico crítica: um estudo sobre o sistema de avaliação vigente na cidade de Rio Claro (SP). 128 p. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Física em Rede Nacional) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/2512681063136459077778porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-28T06:18:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251268Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-28T06:18:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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