A ferrovia e o automóvel: ícones da modernidade na cidade de Bauru (1917-1939)
Ano de defesa: | 2008 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/93418 |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado tem como objetivo estabelecer uma relação entre o processo modernizador na cidade de Bauru e os meios de transporte ferroviário e rodoviário a partir de fontes impressas, em especial jornais da cidade de Bauru das décadas de 1920 e 1930. Além dos jornais O Bauru, O Dilúculo, Correio de Bauru, Diario da Noroeste e a Folha do Povo tomados como fontes principais, documentos oficiais da rede ferroviária compõem as fontes históricas para o desenvolvimento da pesquisa. Esta demonstra que as ferrovias trouxeram não apenas a modernização, mas novas práticas sociais e produtos de consumo de grande status social como o automóvel, além de terem sido as responsáveis pelo desenvolvimento da aviação como meio de integração nacional. Dentro do recorte temporal proposto destacam-se fatos importantes ocorridos na transição política entre a República Velha (1889-1930) e a Era de Vargas (1930-1945). Um dos fatos marcantes para a cidade de Bauru foi a construção da Estação Ferroviária Central, que demarcou o poder do Estado Varguista em meio as elites locais em oposição aos antigos poderes da aristocracia cafeeira. A grandiosidade da estação ferroviária que uniu as três linhas no entroncamento ferroviário da cidade resultou da atuação de tentáculos da política varguista em Bauru. Contudo à época de sua inauguração os veículos automotores já tomavam o lugar de destaque na cidade dando lugar à outra lógica modernizadora: a da velocidade. |
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A ferrovia e o automóvel: ícones da modernidade na cidade de Bauru (1917-1939)FerroviasAutomoveisModernização - BauruRailroadsAutomobilesA presente dissertação de mestrado tem como objetivo estabelecer uma relação entre o processo modernizador na cidade de Bauru e os meios de transporte ferroviário e rodoviário a partir de fontes impressas, em especial jornais da cidade de Bauru das décadas de 1920 e 1930. Além dos jornais O Bauru, O Dilúculo, Correio de Bauru, Diario da Noroeste e a Folha do Povo tomados como fontes principais, documentos oficiais da rede ferroviária compõem as fontes históricas para o desenvolvimento da pesquisa. Esta demonstra que as ferrovias trouxeram não apenas a modernização, mas novas práticas sociais e produtos de consumo de grande status social como o automóvel, além de terem sido as responsáveis pelo desenvolvimento da aviação como meio de integração nacional. Dentro do recorte temporal proposto destacam-se fatos importantes ocorridos na transição política entre a República Velha (1889-1930) e a Era de Vargas (1930-1945). Um dos fatos marcantes para a cidade de Bauru foi a construção da Estação Ferroviária Central, que demarcou o poder do Estado Varguista em meio as elites locais em oposição aos antigos poderes da aristocracia cafeeira. A grandiosidade da estação ferroviária que uniu as três linhas no entroncamento ferroviário da cidade resultou da atuação de tentáculos da política varguista em Bauru. Contudo à época de sua inauguração os veículos automotores já tomavam o lugar de destaque na cidade dando lugar à outra lógica modernizadora: a da velocidade.This master presentation has as its main purpose to establish a relationship between the modernizing process in Bauru city an railroad as well as highway systems according to news sources, specially gathered from Bauru news papers of the 1920’s 1930’s. Among those sources are: O Bauru, O Diluculo, Correio de Bauru, Diario da Noroeste and Folha do Povo, official documents from the railroads were used as historical sources are well. All those sources demonstrated that the railroads brought forth not only modernization, but also consumption products of great social status such as the automobile, and also contributing to the development of the air service as means of national integration. Within the proposed temporal record one can notice important facts that occurred during the political transition between the Old Republic (1889-1930) and the Vargas Era (1930-1945). One of the important events that happened to the city was the construction of the Central Railroad Station, which is seen as the establishment of the Vargas power among the local elites in opposition to the coffee aristocracy. The grandiosity of the railroad station united three railroads thus transforming the area as tentacles of Vargas policy in Bauru. However, concomitantly at the time of the Central Station inauguration, the automobile was already gaining stature producing another modernizing logic: speed in transportation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Flávia Arlanch Martins de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pallotta, Fábio Paride [UNESP]2014-06-11T19:26:38Z2014-06-11T19:26:38Z2008-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis142 f. : il.application/pdfPALLOTTA, Fábio Paride. A ferrovia e o automóvel: ícones da modernidade na cidade de Bauru (1917-1939). 2008. 142 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2008.http://hdl.handle.net/11449/93418000566454pallotta_fp_me_assis.pdf33004048018P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-17T13:06:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93418Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:23:37.712845Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A presente dissertação de mestrado tem como objetivo estabelecer uma relação entre o processo modernizador na cidade de Bauru e os meios de transporte ferroviário e rodoviário a partir de fontes impressas, em especial jornais da cidade de Bauru das décadas de 1920 e 1930. Além dos jornais O Bauru, O Dilúculo, Correio de Bauru, Diario da Noroeste e a Folha do Povo tomados como fontes principais, documentos oficiais da rede ferroviária compõem as fontes históricas para o desenvolvimento da pesquisa. Esta demonstra que as ferrovias trouxeram não apenas a modernização, mas novas práticas sociais e produtos de consumo de grande status social como o automóvel, além de terem sido as responsáveis pelo desenvolvimento da aviação como meio de integração nacional. Dentro do recorte temporal proposto destacam-se fatos importantes ocorridos na transição política entre a República Velha (1889-1930) e a Era de Vargas (1930-1945). Um dos fatos marcantes para a cidade de Bauru foi a construção da Estação Ferroviária Central, que demarcou o poder do Estado Varguista em meio as elites locais em oposição aos antigos poderes da aristocracia cafeeira. A grandiosidade da estação ferroviária que uniu as três linhas no entroncamento ferroviário da cidade resultou da atuação de tentáculos da política varguista em Bauru. Contudo à época de sua inauguração os veículos automotores já tomavam o lugar de destaque na cidade dando lugar à outra lógica modernizadora: a da velocidade. |
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