Gestão e Serviço Social: desafios teóricos-práticos para a formação e trabalho profissional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Benevides, Geis de Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/152821
Resumo: Esta dissertação tem como temática central “gestão e Serviço Social”. O objetivo geral consiste em “compreender e analisar o processo de gestão no trabalho do assistente social na Microrregional de São José do Rio Preto – ABEPSS Sul II”. Visando, assim, apreender o processo de reconhecimento e apropriação da gestão no Serviço Social, pois a partir da experiência empírica da pesquisadora, observou-se que muitos profissionais que compõem a categoria de assistentes sociais apresentam resistência em reconhecer a gestão como área de conhecimento, espaço de trabalho e instrumento técnico-operativo propositivo no exercício profissional. Esta pesquisa parte do pressuposto de que o processo de formação profissional é preponderante para o reconhecimento e a apropriação da gestão no âmbito do Serviço Social, visto que se consolida como processo de fundamentação teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo do trabalho profissional, portanto, constitui-se como momento determinante para a fundamentação sobre as dimensões teórico-práticas da gestão. Dessa forma, entende-se que a resistência em reconhecer e se apropriar da gestão fundada na perspectiva democrática e emancipadora poderia estar relacionada ao modo como a disciplina de gestão é organizada e desenvolvida nas Unidades de Formação Acadêmicas (UFAs). Nesse sentido, a pesquisa empírica fundamentou-se na entrevista de discentes e docentes de três UFAs selecionadas na amostra da pesquisa e que pertencem a Microrregional de São José do Rio Preto/SP da ABEPSS Sul II. Utilizou-se, no presente trabalho, o estudo sócio histórico como método de interpretação da realidade; a pesquisa caracterizou-se por sua natureza exploratória e abordagem qualitativa. E a partir da apreensão dos docentes e discentes confirmou-se que o processo de graduação é determinante para o entendimento, o reconhecimento e a apropriação da gestão no Serviço Social. Dessa forma, o conteúdo proposto e desenvolvido em sala de aula influencia na apreensão da importância, das possibilidades e da finalidade da gestão no trabalho do assistente social. Assim, o entendimento sobre a gestão no Serviço social parte da experiência singular vivenciada pelo assistente social no processo de formação profissional.
id UNSP_8a8d7943c63857b0225d9bed778e7ac6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/152821
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Gestão e Serviço Social: desafios teóricos-práticos para a formação e trabalho profissionalManagement and Social Work: theoretical-practical challenges for training and professional workgestãoServiço Socialtrabalho profissionalformação profissionalassistente socialManagementSocial WorkProfessional workProfessional qualificationSocial workerEsta dissertação tem como temática central “gestão e Serviço Social”. O objetivo geral consiste em “compreender e analisar o processo de gestão no trabalho do assistente social na Microrregional de São José do Rio Preto – ABEPSS Sul II”. Visando, assim, apreender o processo de reconhecimento e apropriação da gestão no Serviço Social, pois a partir da experiência empírica da pesquisadora, observou-se que muitos profissionais que compõem a categoria de assistentes sociais apresentam resistência em reconhecer a gestão como área de conhecimento, espaço de trabalho e instrumento técnico-operativo propositivo no exercício profissional. Esta pesquisa parte do pressuposto de que o processo de formação profissional é preponderante para o reconhecimento e a apropriação da gestão no âmbito do Serviço Social, visto que se consolida como processo de fundamentação teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo do trabalho profissional, portanto, constitui-se como momento determinante para a fundamentação sobre as dimensões teórico-práticas da gestão. Dessa forma, entende-se que a resistência em reconhecer e se apropriar da gestão fundada na perspectiva democrática e emancipadora poderia estar relacionada ao modo como a disciplina de gestão é organizada e desenvolvida nas Unidades de Formação Acadêmicas (UFAs). Nesse sentido, a pesquisa empírica fundamentou-se na entrevista de discentes e docentes de três UFAs selecionadas na amostra da pesquisa e que pertencem a Microrregional de São José do Rio Preto/SP da ABEPSS Sul II. Utilizou-se, no presente trabalho, o estudo sócio histórico como método de interpretação da realidade; a pesquisa caracterizou-se por sua natureza exploratória e abordagem qualitativa. E a partir da apreensão dos docentes e discentes confirmou-se que o processo de graduação é determinante para o entendimento, o reconhecimento e a apropriação da gestão no Serviço Social. Dessa forma, o conteúdo proposto e desenvolvido em sala de aula influencia na apreensão da importância, das possibilidades e da finalidade da gestão no trabalho do assistente social. Assim, o entendimento sobre a gestão no Serviço social parte da experiência singular vivenciada pelo assistente social no processo de formação profissional.This dissertation has the central theme "management and Social Work". The general objective was to "understand and analyze the management process in the social worker's in São José do Rio Preto Microregional – ABEPSS South II". In order to understand the recognition process and appropriation of management in Social Work, since the empirical experience of the researcher, it was observed that many professionals who make up the social workers category present resistance in recognizing management as a knowledge area, workspace and technical-operative instrument propose in the professional practice. We assume that the vocational training process is preponderant for the recognition and appropriation of management in the scope of Social Work, since it consolidates itself as a process of theoretical-methodological, ethical-political and technical-operational foundation of professional work, therefore it is a decisive moment for the target practice dimensions of the management. By this way, we understand that resistance in recognizing and appropriating management based on a democratic and emancipatory perspective, will be related to the mode a management subject is organized and developed in Academic Training Units (UFAs). In this sense, the empirical research was based on the student and teacher interview of three UFAs selected in the sample of the research that belongs to the Microregional of São José do Rio Preto / SP of ABEPSS South II. It was used a socio-historical study as a method of interpretation of reality. The research was characterized by its exploratory nature and qualitative approach. From the appreciation of the documents and calculation we confirm that the graduation process is decisive for the understanding, recognition and appropriation of the non-Social Service management. In this way, the content proposed and developed in the classroom influences the apprehension of importance, possibilities and purpose of management in the work of the social worker. Therefore, the understanding about a non-social service management is based on the unique experience experienced by the social worker in the process of professional training.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Maria José de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Benevides, Geis de Oliveira2018-02-26T17:26:47Z2018-02-26T17:26:47Z2017-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15282100089744033004072067P22527744425166878porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-30T06:10:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152821Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-30T06:10:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão e Serviço Social: desafios teóricos-práticos para a formação e trabalho profissional
Management and Social Work: theoretical-practical challenges for training and professional work
title Gestão e Serviço Social: desafios teóricos-práticos para a formação e trabalho profissional
spellingShingle Gestão e Serviço Social: desafios teóricos-práticos para a formação e trabalho profissional
Benevides, Geis de Oliveira
gestão
Serviço Social
trabalho profissional
formação profissional
assistente social
Management
Social Work
Professional work
Professional qualification
Social worker
title_short Gestão e Serviço Social: desafios teóricos-práticos para a formação e trabalho profissional
title_full Gestão e Serviço Social: desafios teóricos-práticos para a formação e trabalho profissional
title_fullStr Gestão e Serviço Social: desafios teóricos-práticos para a formação e trabalho profissional
title_full_unstemmed Gestão e Serviço Social: desafios teóricos-práticos para a formação e trabalho profissional
title_sort Gestão e Serviço Social: desafios teóricos-práticos para a formação e trabalho profissional
author Benevides, Geis de Oliveira
author_facet Benevides, Geis de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Maria José de Oliveira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Benevides, Geis de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv gestão
Serviço Social
trabalho profissional
formação profissional
assistente social
Management
Social Work
Professional work
Professional qualification
Social worker
topic gestão
Serviço Social
trabalho profissional
formação profissional
assistente social
Management
Social Work
Professional work
Professional qualification
Social worker
description Esta dissertação tem como temática central “gestão e Serviço Social”. O objetivo geral consiste em “compreender e analisar o processo de gestão no trabalho do assistente social na Microrregional de São José do Rio Preto – ABEPSS Sul II”. Visando, assim, apreender o processo de reconhecimento e apropriação da gestão no Serviço Social, pois a partir da experiência empírica da pesquisadora, observou-se que muitos profissionais que compõem a categoria de assistentes sociais apresentam resistência em reconhecer a gestão como área de conhecimento, espaço de trabalho e instrumento técnico-operativo propositivo no exercício profissional. Esta pesquisa parte do pressuposto de que o processo de formação profissional é preponderante para o reconhecimento e a apropriação da gestão no âmbito do Serviço Social, visto que se consolida como processo de fundamentação teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo do trabalho profissional, portanto, constitui-se como momento determinante para a fundamentação sobre as dimensões teórico-práticas da gestão. Dessa forma, entende-se que a resistência em reconhecer e se apropriar da gestão fundada na perspectiva democrática e emancipadora poderia estar relacionada ao modo como a disciplina de gestão é organizada e desenvolvida nas Unidades de Formação Acadêmicas (UFAs). Nesse sentido, a pesquisa empírica fundamentou-se na entrevista de discentes e docentes de três UFAs selecionadas na amostra da pesquisa e que pertencem a Microrregional de São José do Rio Preto/SP da ABEPSS Sul II. Utilizou-se, no presente trabalho, o estudo sócio histórico como método de interpretação da realidade; a pesquisa caracterizou-se por sua natureza exploratória e abordagem qualitativa. E a partir da apreensão dos docentes e discentes confirmou-se que o processo de graduação é determinante para o entendimento, o reconhecimento e a apropriação da gestão no Serviço Social. Dessa forma, o conteúdo proposto e desenvolvido em sala de aula influencia na apreensão da importância, das possibilidades e da finalidade da gestão no trabalho do assistente social. Assim, o entendimento sobre a gestão no Serviço social parte da experiência singular vivenciada pelo assistente social no processo de formação profissional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-28
2018-02-26T17:26:47Z
2018-02-26T17:26:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/152821
000897440
33004072067P2
2527744425166878
url http://hdl.handle.net/11449/152821
identifier_str_mv 000897440
33004072067P2
2527744425166878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401018253475840